15/10/2021 às 12h04min - Atualizada em 15/10/2021 às 14h40min

Pesquisa aponta que pós-graduação cresceu 48% no Brasil na última década

Cursar uma pós-graduação pode trazer diversas vantagens

DINO
https://www.estudesemfronteiras.com/novo/

Segundo dados divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão atrelado ao Ministério da Educação, a pós-graduação stricto sensu cresceu 48,6% no Brasil na última década, indo de 3.128 programas em 2011 para 4.650 em 2020. O dado reúne apenas cursos de mestrado e doutorado.

No Brasil, são formados, ao ano, aproximadamente 60 mil mestres e 22 mil doutores. Ao levar em consideração as modalidades lato sensu, a quantidade de pessoas que cursou pós-graduação no país fica ainda maior.

Pós-graduação traz benefícios

De acordo com pesquisa feita em 2019 pelo Instituto Semesp, que traçou um panorama dos cursos de especialização lato sensu brasileiros, abarcando instituições de ensino superior privadas e públicas, a quantidade de alunos que cursam esses programas vem crescendo desde 2016. Além disso, 88% deles frequentam escolas privadas. Quatro anos antes do estudo, ocorreu um aumento de 74% na quantidade de matrículas.

Ainda de acordo com a pesquisa, o indivíduo que cursa uma especialização possui um rendimento médio mensal em torno de R$ 4,5 mil, número 150% acima da média dos salários das pessoas que têm apenas a graduação.

Cursar uma pós-graduação, com alternativas já disponíveis sob a modalidade de educação a distância, pode trazer diversos benefícios, como o avanço no conhecimento sobre temas importantes para o desenvolvimento da carreira.

Além disso, a valorização do mercado de trabalho para os profissionais com uma formação sólida vem se intensificando nos últimos anos. A Revista Pesquisa Fapesp, em 2016, lançou uma matéria relatando que os profissionais com mestrado tiveram um crescimento médio no salário de 21,4% durante o primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período de 2014.

Com um mercado de trabalho extremamente competitivo, a pós-graduação pode ser um atrativo a mais para profissionais sob os olhos das empresas, sendo uma alternativa interessante até mesmo para indivíduos em cargos de gerência e liderança por conta do network oferecido por esses programas.

"É fundamental para o desenvolvimento contínuo do conhecimento científico e tecnológico, assim como para o desenvolvimento econômico e social do país", pontuou o até então presidente da CAPES, Benedito Aguiar, na Feira de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (EXPO PG USP), realizada em fevereiro deste ano.

Lato sensu ou stricto sensu

A pós-graduação lato sensu é ofertada majoritariamente por universidades. Os cursos duram, minimamente, 360 horas. No término, o estudante ganha um certificado de especialista. Já a pós-graduação stricto sensu é destinada à criação de conhecimento, focada na formação de docentes, pesquisadores e pessoas capazes de inovar e liderar.

Em cursos de mestrado e doutorado, o estudante deve cursar disciplinas e executar o seu projeto de dissertação ou tese. Após o cumprimento e a defesa, o estudante ganha o título de mestre ou doutor. O mestrado varia de 24 a 48 meses e, o doutorado, de 36 a 60 meses.



Website: https://www.estudesemfronteiras.com/novo/


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp