25/10/2021 às 19h01min - Atualizada em 26/10/2021 às 00h00min

IDESP inova com pós-graduação em Forense Digital e Investigação Cibernética

Pioneiros em ofertar cursos da área no mercado brasileiro, o IDESP atualiza o nome e a grade que já tem 23 turmas formadas

SALA DA NOTÍCIA Redação

YUS de Ensino Superior Paulista (IDESP), escola referência nas áreas de tecnologia e gestão administrativa para cursos em pós-graduação e MBA, anuncia uma atualização na grade da formação em Forense Digital com base em metodologias usadas nos principais cursos do mundo e novas demandas do mercado. O novo nome: Digital Forensics & Cyber Investigation, vem de encontro com a oferta de aprendizado prático sobre desenvolvimento de análises forenses digitais aliadas a investigações cibernéticas mais complexas. “Com grande escassez de profissionais no mercado, a pós-graduação permitirá aos alunos atuarem como especialistas em grandes empresas, peritos em processos judiciais ou até mesmo montar sua própria consultoria especializada”, explica Nadia Guimarães, diretora acadêmica do IDESP.  

 Para Ana Moura, professora e coordenadora do curso e pesquisadora da implementação da norma ISO 17025 para laboratórios de Forense Digital, a pós do IDESP busca qualificar profissionais para atuarem diretamente na análise de diversos tipos de dispositivos, dando as bases para um trabalho de perícia forense digital de qualidade. “Além das investigações pós-incidentes de segurança, o aluno terá acesso ao FTK (Forensic Toolkit), ferramenta investigativa pioneira e muito utilizada nas principais agências do mundo. Durante o curso, será possível aprender de forma hands-on como utilizá-la e suas principais funções”, explica Moura. “Acreditamos que o aprendizado e a metodologia são peças-chave para entender qualquer processo investigativo e uma das ferramentas mais completas do mercado pode ajudar na formação de um profissional diferenciado”, complementa. 

Ana Moura é Analista de Forense Digital do Governo do Estado de São Paulo há mais de 10 anos e docente da pós-graduação em Inteligência de Ameaças Cibernéticas do IDESP. O curso também vai contar com os melhores professores do mercado: Osvaldo Aranha, especialista em Tecnologia Forense e Investigação de fraudes; André Almeida, especialista em condução metodológica de entrevistas com suspeitos de fraudes; Hélio Pereira, especialista em Perícia Forense Digital e Luiz Rabelo, especialista em Computação Forense, Compliance e Prevenção/Investigação de Fraudes Corporativas. 

O curso, que já formou grandes especialistas na área, como, a própria coordenadora Ana Moura, Hélio Pentinalli, que fundou uma consultoria na área em Angola e muitos outros, foi reformulado para a 24ª turma e tem como foco preparar profissionais de Tecnologia da Informação para atuarem com investigação cibernética na forense digital. Com ele, será possível se especializar nos aspectos legais, normativos, regulamentares e tecnológicos referentes a Forense Digital. Além disso, é recomendável para profissionais envolvidos em processos de auditoria e segurança que desejam conhecer mais sobre os desafios da área.  

Ao perceber uma necessidade maior do mercado por conhecimento na área, o IDESP foi pioneiro mais uma vez. Dividido entre matérias mais técnicas e teóricas, o curso foi idealizado de uma maneira que mesmo com as rápidas mudanças e transformações tecnológicas, o conhecimento disponibilizado em sala de aula não fique defasado, tornando o aluno da pós, preparado na teoria e na prática. As aulas são divididas em quatro módulos: Fundamentação à forense digital; Análise de investigação cibernética: Resposta à incidentes; Técnicas de análise de forense digital e Oficina integradora. 

O interessado na pós-graduação Digital Forensics & Cyber Investigation deve ter diploma de nível superior; compreensão do inglês; familiaridade com o ambiente MS Windows e conhecimento básicos de investigação digital e procedimentos de análise forense.  

O candidato passará por um processo seletivo para ser avaliado pela equipe acadêmica e técnica da instituição. A carga horária do curso é de 180 horas. As inscrições já estão abertas. As aulas terão início no dia 6 de novembro e serão online com transmissões ao vivo uma vez por semana, das 18h30 às 23h, ou aulas quinzenalmente aos sábados, das 8h às 18h. Ex-alunos e conveniados do IDESP tem um desconto especial.  

Para se inscrever, basta preencher o cadastro no link: https://www.daryus.com.br/pos-graduacao/forense-digital-e-investigacao-cibernetica 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp