16/11/2021 às 08h29min - Atualizada em 16/11/2021 às 08h29min

‘Combo meteorológico’: Defesa Civil emite novo alerta para temporais em SC

Nesta terça, calor, chegada de frente fria e umidade formam temporal e mais da metade do Estado está em observação pelo órgão estadual

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS

Santa Catarina segue sob forte influência dos eventos meteorológicos. Após os últimos dois dias de sol e calor, a previsão para esta terça-feira (15) promete mudar o cenário. Um ‘combo’ formado pelas altas temperaturas, chegada de frente fria e umidade favorece a formação de temporais na região.
Com isso, a Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta ainda nesta segunda (15), chamando atenção para mais da metade do Estado, considerando as regiões que podem enfrentar os temporais isolados nesta terça.O mapa divulgado pelo órgão só não engloba três regiões catarinenses: Litoral Norte, Médio Vale do Itajaí e Baixo Vale do Itajaí. A previsão é que as chuvas se aproximem entre o começo da tarde e persistam até o início da madrugada de .


Ainda segundo a Defesa, a chegada dos temporais pode trazer descargas elétricas, chuva intensa, rajadas de vento e queda de granizo, em alguns casos. Nas áreas amarelas, o risco é moderado também para enxurradas e alagamentos.

Do Oeste ao Planalto Sul e no Litoral Sul, ainda deve haver sol e presença de nuvens no começo do dia. No decorrer da tarde, a previsão é de pancadas de chuva, trovoadas e temporais isolados, em especial nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.

Nas demais regiões, como em Florianópolis e no Litoral Norte, há variação de nebulosidade, além de chance de chuva fraca, segundo a Epagri/Ciram.

As temperaturas serão altas em todo o Estado. O vento parte do quadrante nordeste, passando a sudeste do Oeste ao Litoral Sul, fraco a moderado, com rajadas mais intensas entre as regiões do Oeste ao Sul, associadas aos temporais.

O sistema que atua no Estado mantém a  circulação marítima no Leste de Santa Catarina, trazendo formação de áreas de instabilidade devido à aproximação de uma frente fria vinda do Sul do país.

Cuidados e prevenção contra temporais

A Defesa Civil sugere vários cuidados para que se evitem maiores problemas com a chegada de temporais ao Estado. Confira:

Mantenha-se em local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e objetos que possam ser arremessados;
Quando abrigado, fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos da tomada e, se possível, busque um banheiro/local em alvenaria;
Se estiver na praia, fique longe da água;
Evite contato com água, como poças na rua, e evite dirigir em pontos alagados;
Evite transitar em pontilhões e pontes submersas;
Aumente o cuidado com as crianças que estão próximas a rios e ribeirões.

Confira as temperaturas para esta terça-feira (16):

Litoral Norte:  18°C / 32°C;
Planalto Norte:  13°C / 26°C;
Grande Florianópolis Litorânea: 20°C / 23°C;
Grande Florianópolis Serrana: 16°C / 27°C;
Vale do Itajaí: 15°C / 29°C;
Litoral Sul: 15°C / 28°C;
Planalto Sul: 11°C / 25°C;
Meio-Oeste: 13°C / 29°C;
Oeste: 14°C / 30°C;
Extremo-Oeste: 18°C / 31°C.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp