15/11/2021 às 14h39min - Atualizada em 16/11/2021 às 12h40min

Usuário de drogas: como identificar, dificuldade e tratamentos.

SALA DA NOTÍCIA Boost Marketing & Assessoria de Imprensa
https://clinicasrestituindosonhos.com.br/usuario-de-drogas-como-identificar-dificuldade-e-tratamentos/

Conhece algum usuário de drogas, sabe como identificar, conhece as  dificuldades e tratamentos existentes e necessários?

Usuários de drogas são problemas de segurança ou de saúde pública?

O grande número de usuários de drogas hoje no Brasil, está dentre os maiores problemas sociais a serem combatidos. 

Esses problemas não são recentes e precisam ser combatidos o mais rápido possível.

Além disso, autoridades ligadas à saúde, forças de segurança e entidades independentes trabalham diariamente para ajudar famílias a identificar, entender dificuldades e quais tratamentos elas podem buscar.

Usuários de drogas –  Como identificar:

Alguns pontos são recorrentes em vários perfis de usuários de drogas, claro que isso não é uma regra.

Pois, isso pode ser um detalhe particular que um usuário de droga ou outro não tenha.

Porém, de modo geral usuários de drogas apresentam essas características. Que são mais recorrentes no início do ciclo de vício e vão ficando mais e mais evidentes conforme o problema avança:

  • Mudança no ciclo de amizade
  • Isolamento social
  • Alteração de apetite 
  • Ansiedade sem motivo aparente
  • Queda na produtividade
  • Desinteresse pela escola ou trabalho
  • Troca do ciclo do sono

Algumas alterações físicas podem ajudar a identificar usuários de drogas:

  • Perda de peso, sem motivo aparente.
  • Vermelhidão nos olhos ou pupilas dilatadas.
  • Fala lenta ou alterada.
  • Frequencia cardíaca desordenada.

Esses sinais citados acima, podem ser identificados dentro de casa de forma simples e com um pouco de atenção. Claro que, certos comportamentos podem até passar despercebidos, enquanto outros são mais facilmente notados.

Porém, o que temos que ter em mente é que o sinal de alerta deve ser ligado, assim que a primeira mudança foi percebida. 

Não deixe para amanhã se quiser ajudar um usuário de droga.

Quando estamos desconfiados que familiares ou amigos próximos estão se tornando usuários de drogas. Então, nossa obrigação deve ser confrontá-los de forma tranquila e direta para que o mesmo se abra.

Além disso, para que você possa descobrir o que está acontecendo na vida dessa pessoa, entendendo assim, o que a levou a procurar esse tipo de ajuda ou “válvula de escape” .

 

É indicado que você procure ajuda de terceiros, clínicas ou centros especializados são os mais indicados.

Mas antes de ter que detectar os sinais de uma pessoa que já se tornou um usuário de drogas, procure dar mais atenção a ela. Por muitas vezes simples gestos e perguntas como: 

  • Você precisa de ajuda? 
  • Vamos conversar?
  • Porque você está angustiado?

Perguntas como esta, podem mudar para melhor a vida de uma pessoa que está em segredo passando por algum problema.

Além disso, essa conversa simples, vai dar coragem para que ela se abra e procure caminhos melhores, antes de se tornar um usuário de drogas.

 

No caso de crianças, essa quando existe essa conversa por parte dos pais, por muitas vezes, salva vidas.

Crianças hoje em dia estão mais expostas a serem influenciadas por falsos amigos e falsas promessas de obtenção de coragem, confiança ou até mesmo de aceitação por um certo grupo de pessoas. 

 

Portanto, pais, mesmo com essa correria diária das nossas vidas, vamos ter um pouquinho mais de atenção e proximidade com os pequenos.

Dessa forma, para que eles se mantenham longe dessas influências negativas.

Então, comece a ensinar valores e mostrar por muitas vezes a realidade do que pode acontecer com usuários de drogas.

De fato, isso pode ajudar e muito aquela criança a entender o perigo que é se envolver com isso.

Dificuldades de um usuário de drogas;

Veja agora uma lista de algumas dificuldades encontradas por usuários de drogas:

 

  • Preconceito
  • Falta de estrutura familiar
  • Falta de apoio psicológico
  • Perda da independência financeira

 

Um dos pontos mais críticos para usuários de drogas é o preconceito.

O preconceito contra usuários de drogas esta no topo da lista das dificuldades. Pois na maioria dos casos, faz com que usuários que até sabem que precisam de ajuda, não tenham coragem de se abrir com ninguém.

Afinal, sabem que a chance de serem desprezados e tratados como “vagabundos “ é infelizmente, uma tendência social.

Atualmente a nossa sociedade não entendeu que o problema das drogas não está mais restrito a ” esse ou aquele” grupo de pessoas. Hoje em dia a droga está presente em todas as classes sociais fazendo assim que famílias de todos os tipos sejam destruídas por esse mal. Sendo, independente de quem seja a pessoa, todos estamos expostos

Sabemos que atualmente o ritmo de vida descontrolada e a busca por sensações de liberdade e aumento da confiança, podem nos levar a busca de drogas e estimulantes, que de forma errada nos fazem alcançar os níveis desejados de sensações. 

Porém as vezes a busca por essas sensações pode levar a dependência e acarretar problemas gravíssimos, podendo até levar os usuários de drogas à morte.

Por muitas vezes a família de um usuário de droga, não possui estrutura intelectual para lidar com a situação e essa pessoa que deveria ser ajudada, acaba mais isolada ainda, fazendo que mais e mais o consumo saia do controle e se torne um problema sem volta.

 

Usuários de drogas, perdem o controle sobre a vida financeira:

Uma das situações sociais mais difíceis de assimilar, quando o assunto é usuário de droga, são as artimanhas usadas por traficantes para viciar e manter usuários presos e ligados a eles, com dívidas e vínculos difíceis de serem quebrados.

 

Parece difícil de acreditar, mas temos relatos de pessoas muito bem sucedidas que se perderam no caminho e acabaram entrando em uma rotina de uso de drogas, essas pessoas, às vezes ricas de verdade, destroem patrimônios e famílias.

Sendo assim, em questão de meses e quando se dão conta, estão na mão de traficantes.

Esses, que por sua vez se aproveitam da situação vulnerável de usuários para conseguir tirar deles tudo o que eles têm e oque não tem.

 

Não é incomum ver um usuário de drogas roubando a mando dos traficantes para pagar dívidas. Ou ainda, sendo usados como laranjas em esquemas, que podem no final, levar essas pessoas somente a duas direções: “Prisão ou Morte”.

 

Tratamentos para usuários de drogas:

 

Mesmo com um desenvolvimento lento no processo de ajuda a usuários de drogas hoje no Brasil. Já tivemos um crescimento incrível de entidades, ongs e clínicas especializadas a tratar usuários de drogas. 

Grupos de apoio brotam nas cidades, como uma forma comunitária de ajuda às famílias , essas ações são cruciais não somente para ajudar a resolver o problema, mas também para conscientizar mais e mais pessoas sobre a situação desesperadora que é ter um  dependente químico na familia.

 

Auto internação ou internação forçada de usuários de drogas:

 

Sempre dissemos que a pessoa que usa drogas, deve ter consciência de que tem um problema e precisa buscar ajuda. Porém, essa iniciativa se torna difícil de acontecer, por muitas vezes pelo preconceito ou pela simples falta de conhecimento sobre esses pontos de apoio à dependentes químicos.

Forçar ou não, a internação é uma questão muito importante e vai com certeza mudar, mediante  o ponto de vista de cada indivíduo ou família. O objetivo deste artigo não é julgar e sim incentivar usuários ou famílias a buscarem a melhor resolução para o caso em questão. 

Sabemos que muitos usuários de drogas precisam ser retirados das ruas e colocados em programa que possa de forma digna, ajudar e reintegrar essas pessoas ao meio social. Entretanto muitos desafios ainda barram certas atitudes e iniciativas.

 

O mais importante é entender e perceber, que nosso amigo ou parente precisa de um encaminhamento e aos poucos entrar em um acordo mútuo para que ele busque ajuda o mais rápido possível. 

 

Entender as responsabilidades de políticos e entidades do governo nesse problema, também pode ajudar a combater principalmente o tráfico, que é o problema mais grave. 

Pois combatendo o trafico de forma recorrente e eficiente, fará com que menos e menos pessoas tenham acesso a essas drogas.

 

Combater as drogas, não quer dizer entrar em comunidades e usar da força bruta para eliminar o problema. Pois se as drogas chegam até as comunidades, pessoas muito mais ricas e influentes, facilitam para que elas estejam em circulação. 

O combate às drogas deve ser feito de cima para baixo, na cadeia social atual.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp