18/11/2021 às 18h17min - Atualizada em 18/11/2021 às 18h17min

Em 600 anos, eclipse lunar mais longo ocorre na madrugada desta sexta

Fenômeno terá duração de 3 horas e 28 minutos e ocorre quando a Lua é totalmente coberta pela sombra da Terra

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS

Pessoas de algumas partes do mundo terão a oportunidade de acompanhar o mais longo eclipse lunar total em quase 600 anos na madrugada desta sexta-feira (19).

O fenômeno terá duração de 3 horas e 28 minutos e ocorre quando a Lua é totalmente coberta pela sombra da Terra, o que faz com que o astro desapareça do céu por um determinado período de tempo. As informações são do R7.

De acordo com o professor e coordenador do Observatório de Astronomia da Unesp (Universidade Estadual Paulista), Rodolfo Langhi, apenas parte do fenômeno poderá ser visualizado no Brasil, uma vez que a Lua deve se por logo após o início do eclipse.

 Lua deve entrar em penumbra da Terra às 3h20 (horário de Brasília), mas o astro só vai entrar na sombra do planeta uma hora depois.

“Como a penumbra é muito sutil, seria impossível observar o fenômeno a olho nu nesse horário. Só vamos começar a perceber que a Lua está começando a escurecer a partir das 4h20. A máxima do eclipse, por sua vez, se dará por volta das 6h, quando o Sol já terá nascido”, afirma.

Ainda segundo o professor, a Lua vai estar acima do horizonte oeste durante a fase máxima do eclipse.

Visualização

Para observar o eclipse nesta sexta (19), não será preciso uso de instrumentos astronômicos, mas quem desejar pode visualizar o fenômeno com um binóculo simples ou telescópio tipo refletor.

Outra orientação é que horizonte esteja livre da interferência de árvores prédios e montanhas que obstruam a visualização da paisagem.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp