14/12/2021 às 14h59min - Atualizada em 15/12/2021 às 00h00min

UPL lança nematicida microbiológico Biobac para cana-de-açúcar

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

A UPL, uma das quatro maiores empresas de soluções agrícolas do Brasil, passa a oferecer o nematicida microbiológico Biobac para uso em cana-de-açúcar. A solução representa mais um recurso para contribuir com o aumento da produtividade canavieira e tem eficácia comprovada contra o nematoide-das-galhas (Meloidogyne incognita).

"Os nematoides representam um importante desafio para os canaviais. Estudos recentes indicam que a infestação dessas pragas pode reduzir em até 30% a produtividade do primeiro corte. Na cana-soqueira, há queda de 20% por corte. Além disso, os nematoides reduzem a longevidade do cultivo em um corte, o que representa grandes prejuízos para os agricultores", explica o engenheiro agrônomo Rafael Rovêa, supervisor de marketing da UPL Brasil.

Para combater os nematoides, a UPL buscou uma solução na ciência, com o desenvolvimento de uma linhagem exclusiva (Y1336) do Bacillus subtilis. Essa bactéria, que faz parte da composição de Biobac, controla de forma eficiente os nematoides. "O bacillus presente em Biobac se prolifera ao redor das raízes da cana, protegendo-as, e provoca competição por alimento com o nematoide, que acaba morrendo por inanição", explica Rovêa, que é especialista em proteção de plantas.

Agir contra os nematoides é urgente, já que o problema está espalhado por todas as regiões produtoras do Brasil, especialmente no Estado de São Paulo, com casos concentrados nas regiões de entorno dos municípios de Araçatuba, Jaú, Lins, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto. O território paulista representa, sozinho, 57% dos 757 milhões de toneladas de cana produzidas no país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Biobac não tem ingredientes químicos – tendência cada vez maior no mercado de cana, uma vez que as companhias sucroalcooleiras têm compromissos muito sérios com a proteção ambiental e a segurança de seus colaboradores. Com isso, os produtores obtêm capacidade superior de persistência do nematicida no local de aplicação e rápida proliferação do Bacillus, além de ter em mãos um produto de fácil manuseio", finaliza Rovêa.

Biobac, que chega agora à cana-de-açúcar, já está presente no mercado com registro para mais de 50 cultivos. Seu ativo, o Bacillus subtilis Y1336 – criado em Taiwan pela Bion Tech para a UPL –, conquistou o Prêmio de Contribuição para Produtos de Proteção de Plantas 2016, na China. O produto faz parte da linha Pronutiva, exclusividade da UPL, que integra o uso de soluções para proteção de cultivos com as mais modernas tecnologias de biossoluções.

Sobre a UPL

A UPL é uma fornecedora global de produtos e soluções agrícolas sustentáveis, com receita anual superior a US $ 5 bilhões. Somos uma empresa orientada por um propósito. Através do OpenAg™, estamos focados em facilitar o progresso de toda a cadeia de produção agrícola. Estamos construindo uma rede de conexões que está reimaginando a sustentabilidade, redefinindo a maneira como a indústria pensa e trabalha, de forma inovadora, aberta a novas ideias e novas soluções, enquanto atuamos fortemente em direção à nossa missão de tornar todo alimento mais sustentável. Como uma das maiores empresas de soluções agrícolas do mundo, nosso robusto portfólio consiste em produtos biológicos e soluções tradicionais de proteção de cultivos, com mais de 14.000 registros. Estamos presentes em mais de 130 países, com mais de 10.000 colaboradores globalmente. Para mais informações sobre nosso portfólio integrado de soluções para toda a cadeia de produção de alimentos, desde o tratamento de sementes até a mesa do consumidor, incluindo serviços e tecnologias digitais, visite upl-ltd.com/br/ e siga a UPL no LinkedInInstagram e Facebook.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp