17/12/2021 às 12h24min - Atualizada em 19/12/2021 às 00h00min

Mentoria é essencial para hackathons e leva conhecimento a participantes do HackatAgro

SALA DA NOTÍCIA Beatriz Priscila Pedrini

 As maratonas de inovação HackatAgro tem como objetivos principais a digitalização do agronegócio e a criação de soluções inovadora e adequadas com o olhar nos desafios da produção sustentável de alimentos. Os eventos reúnem pessoas com habilidades e capacidades diferentes para alcançar os melhores resultados. Nesse cenário, uma função é fundamental: a mentoria. “Os mentores são profissionais multidisciplinares que trazem para o debate todo o seu conhecimento sobre o setor-alvo, acrescentando informações valiosas. A participação de um mentor aprimora as soluções que serão apresentadas. Por isso, são tão importantes no HackatAgro e estão disponíveis para todos os inscritos, startups, empreendedores e alunos”, explica Denis Pizzato, coordenador dos mentores do HackatAgro.

Mas, se engana quem pensa que os mentores irão propor as soluções. Sua função é apoiar e trazer conhecimentos específicos que, muitas vezes, fogem ao mundo do empreendedor para que, assim, as soluções construídas sejam mais aderentes e viáveis. O número de mentores depende de cada desafio. Os profissionais podem vir da empresa que propõe o desafio do hackathon, assim como ser voluntários. As áreas também são diversas. Mesmo os agrônomos tendo mais conhecimento do trabalho no campo, estrategistas e especialistas na área comercial, entre outras áreas, podem trazer uma visão diferenciada, melhorando as alternativas encontradas. 

 “No desafio da Yara, contamos com 48 mentores, dentre eles 20 eram agrônomos e os demais das áreas financeira e administrativa. Assim, conseguimos ampliar nossa visão, discutindo aspectos levantados por áreas que não necessariamente possuem os mesmos conhecimentos”, comenta o especialista.

Denis destaca que na medida em que se promove a inovação aberta se democratiza o conhecimento, incorporando áreas de conhecimento que antes não estavam conectadas ao agro. Estes conhecimentos ganham vida e se propagam pela empresa e para todos os participantes, como os mentores e os organizadores e também para todo o setor como um todo.

“O mundo está passando por uma nova revolução industrial. Existem vários polos de inovação pelo mundo. Nosso desafio é fazer com que o agro acompanhe essa evolução, assim como acontece em outras áreas, como construção, logística e automação”, finaliza Denis.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp