20/12/2021 às 11h15min - Atualizada em 21/12/2021 às 00h00min

Sugestão de Pauta - +Dias -AIDS +Liberdade: campanha toma o centor de SP no Dia Mundial de Luta Contra a Aids

Com patrocínio da Prudence Preservativos e apoio das Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Saúde – ISTs e AIDS, Mauricio de Souza Produções, ONG Pela Vidda, Instituto Cultural Barong, Cruz Vermelha São Paulo e SCRUFF, Heitor Werneck relança campanha criada nos anos 1990

SALA DA NOTÍCIA Alisson Schafascheck

A partir de sua vivência pelas ruas de São Paulo, o Produtor Cultural e Ativista Social, fundador do Projeto Divercidade e de diversas ações voltadas às populações vulneráveis, Heitor Werneck retomou uma campanha que criou nos anos 1990 e uniu-se à Consultora e Gestora de Projetos Sandra Tiemi Yokota para relançar +Dias -AIDS +Liberdade, com ações de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), sensibilização e disseminação de informações, com patrocínio da DKT/Prudence Preservativos, em uma parceria com as Secretarias Municipais de Direitos Humanos e Cidadania e da Saúde – ISTs e AIDS, a ONG Pela Vidda, o Instituto Cultural Barong, Mauricio de Souza Produções e a instituição humanitária Cruz Vermelha São Paulo, com apoio na divulgação do aplicativo de relacionamento SCRUFF.
“Tivemos milhares de avanços através da sociedade civil, que cobrou o governo a criar e oferecer um dos melhores tratamentos do serviço público ao HIV e outras ISTs, mas ainda estamos atrasados em tecnologia e recursos médicos. O HIV não está controlado, é preciso manter campanhas e programas de atendimento e informação”, afirma Werneck – que criou também o projeto Amor nas Ruas, vídeos com histórias de amor de casais em situação de rua.
Em 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids, uma projeção de fotos em um prédio no centro, sob a direção de Heitor Werneck, chama à prevenção, com o uso do preservativo e outras atitudes, em imagens leves e divertidas retratando a diversidade social, de gênero, idade e etnia, da nossa população. “Sentimos a necessidade de dialogar sobre prevenção com os mais diversos corpos, trazendo leveza para a temática e mostrando que é possível viver e se divertir com liberdade e responsabilidade”, diz Sandra.
A ação continua online, em uma live pelo Facebook da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI+, da Secretaria de Direitos Humanos, mediada por Werneck, com presença de referências na temática da prevenção do HIV e responsáveis pelas políticas públicas e privadas para pessoas vivendo com HIV, de diferentes perfis. A campanha prevê também a produção de outros conteúdos correlacionados à tem´qtica, que serão compartilhados em canais parceiros durante o mês.
Também no Centro de São Paulo, uma ação distribuirá, em postos fixos e, com o apoio do SCRUFF,  em uma bicicleta itinerante conduzida pela travesti Miriam, do grupo Pela Vidda, 5 mil kits de prevenção com: quadrinhos Turma da Mônica em: Amiguinhos da Vida, produtos Prudence e folders informativos, sob apoio do SCRUFF. Unidades móveis de apoio da Prefeitura darão atendimento de saúde e psicológico. Já o Barong disponibilizará uma van consultório para testagem extramuros de sorologias de HIV, Hepatites Virais e Sífilis, além de atendimento social e psicológico, vinculação, para os testes positivos, no Sistema Único de Saúde e posterior acompanhamento até a adesão ao tratamento.  Detalhes no serviço abaixo.
“A DKT, como uma empresa de marketing social, tem como objetivo promover saúde por meio da promoção ao acesso a ferramentas seguras e eficazes de planejamento familiar e prevenção de ISTs/Aids. No mundo inteiro, todos os dias, a DKT trabalha para que as pessoas se conscientizem sobre a importância de usar preservativo em todas as relações sexuais", afirma Fábio Tramontano, Diretor de Marketing da DKT para América do Sul.
A Organização Mundial de Saúde definiu o 1º de dezembro como o Dia Mundial de Combate à Aids – data adotada no Brasil a partir de 1988 –, para chamar a atenção sobre esse problema, desde sua prevenção até seu tratamento, e acabar com o preconceito.
Com a pandemia, os índices voltaram a subir, especialmente entre a população jovem gay, mulheres e idosos. Mesmo com as conquistas, como os métodos profiláticos – PrEP (Pré-Exposição ao HIV) e PEP (Pós-Exposição) –, se torna urgente a disseminação de informações sobre a transmissão da doença e como se proteger, com o uso das camisinhas, por exemplo, além de mostrar que é possível relacionar-se, trabalhar normalmente e viver bem com a doença desde que se tome algumas precauções.

Dados do HIV no Mundo em 2020 - UNAIDS
  • 37,6 milhões de pessoas vivendo com HIV
  • 35,9 milhões são adultos
  • 1,7 milhão são crianças (até 14 anos)
  • 1,5 milhão de novos infectados
  • 690 mil pessoas morreram de doenças relacionadas à AIDS

SERVIÇO
+Dias -AIDS + Liberdade
Projeção de fotos, live e conteúdos online, ações de distribuição de informação, postos de testagem e apoio de saúde no Centro de São Paulo
1º de dezembro – Dia Mundial de Combate à Aids
Live: Facebook da Coordenadoria de Políticas Públicas LGBTI+, às 18h - www.facebook.com/politicaslgbtisp
Van Consultório Barong/Testagem: das 12h às 20h, no Largo do Arouche
Distribuição de kits nas imediações do Largo do Arouche, as 12h às 18h
Unidades móveis de Saúde, das 12h às 17h:
Praça Ramos de Azevedo, s/n - República - Centro de Cidadania LGBTI Laura Vermont (Zona Leste)
Praça da República - Centro de Cidadania LGBTI Edson Neris (Zona Sul)
Largo do Arouche - Centro de Cidadania LGBTI Claudia Wonder (Zona Oeste) e Centro de Cidadania LGBTI Luana Barbosa dos Reis (Zona Norte)


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

Sobre Heitor Werneck
Estilista, Figurinista, Produtor Cultural, fundador da ONG Divercidade
Produtor de moda e de eventos, foi responsável pela criação da grife Escola de Divinos que fez muito sucesso entre clubbers de todo país nos anos 90. É idealizador do Pulgueiro, evento que reúne diversas formas de expressões artísticas, como moda, música, design, artes e filmes - um evento multimídia e multicultural realizado em parceria com o município e o Estado de São Paulo. Paralelamente, mantém a festa/evento Projeto Luxúria, onde uma vez por mês reúne público bastante variado e descolado em uma casa noturna onde a regra é se divertir. Na festa, além de haver um "dress code", isto é, roupas que representem o seu fetiche sexual ou comportamental, a cada edição os participantes são convidados a variar seu estilo sobre uma proposta de temas.
Atua no cinema como diretor de arte, programador cultural de eventos na cidade de São Paulo, diretor e produtor de documentários em parceria com Secretaria da Cultura Estadual, diretor artístico da parada LGBTQI+ de 2017, 2018 e 2019, diretor artístico de palcos cabaret da virada cultural paulista, criador e produtor do evento cultural Reinvente SP, produtor de círculos de debate sobre sexualidade no museu da diversidade sexual de São Paulo, criador de marcas para sex shop, participação como consultor em séries de TV, mais recentemente Bom dia, Verônica, e no passado muitos outro, como Vamp, A Viagem, Malhação, Pecado Capital, Sai de Baixo, entre outros.
Com os desafios da pandemia, fundou a ONG Divercidade, que realiza projetos de distribuição de itens de limpeza e alimentação à população vulnerabilizada, na parte de assistencialismo e projetos de inclusão produtiva, visando formar e dar oportunidades à esta população.

Sobre Sandra Tiemi Yokota
Relações públicas, Gestora Pública e de Projetos
Formada em Relações Públicas pela Universidade de São Paulo (USP) e Gestão Pública pelo SENAC, com Pós-Graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Economia e Finanças Empresariais pela FIPE-USP e em formação pelo Programa Germinar para desenvolvimento de líderes facilitadores.
Atuou por 16 anos no mercado financeiro e bancário, na estruturação de negócios, prospecção e gerenciamento de relacionamentos com micro, pequenas, médias e grandes empresas.
Desenvolve trabalhos de Gestão de Projetos de Impacto Social e Ambiental, consultoria e assessoria, apoio em Gestão Administrativa e Financeira com foco em pequenos negócios, negócios de impacto social positivo, microempreendedores da periferia e em projetos de desenvolvimento (PMD).
Já atuou com diagnóstico de cooperativa de reciclagens, facilitação e implementação de melhoria em processos, programa de voluntariado corporativo, elaboração de conteúdo de educação financeira para comunidades vulneráveis, formação e aceleração de empreendedorismo de impacto social positivos, consultorias e assessorias para empreendimentos da cadeia do turismo em Brumadinho, projetos para gestão de resíduos sólidos, campanhas educativas, Projetos em Economia Criativa, entre outros.

Sobre a DKT/Prudence
Com atuação no País desde 1990, a DKT do Brasil é detentora da marca Prudence, a maior e mais vendida linha de camisinhas do Brasil, além de possuir outros produtos como DIUs (anticonceptivos intrauterinos), géis lubrificantes, estimuladores, coletor menstrual e lenço umedecido. Fundada em 1989 por Philip D. Harvey, a DKT International é uma organização sem fins lucrativos especializada na implantação de programas de planejamento familiar e prevenção de ISTs e Aids ao redor do mundo, que está presente em mais de 50 países. Ao comprar os produtos DKT, você ajuda a financiar esses projetos.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp