28/12/2021 às 18h48min - Atualizada em 28/12/2021 às 18h48min

Chuva destrói plantações e deixa prejuízo a cerca de 1,6 mil agricultores em SC

Dona Emma, e Imbuia, no Alto Vale, estão entre as cidades mais afetadas

Marcos Antonio - Marcos Imprensa

Plantações de fumo, soja e milho ficaram destruídas após fortes chuvas no Vale do Itajaí – Foto: Lucas Marian/Internet/ND
O temporal com granizo que caiu na tarde desta segunda-feira (27) deixou um rastro de destruição em cidades do Alto Vale do Itajaí. A chuva, que está se repetindo ao longo dos últimos dias, destruiu plantações e causou prejuízo a mais de 1,6 mil agricultores.

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), os maiores estragos aconteceram em plantações de fumo, soja e milho. As cidades de Imbuia e Dona Emma são as mais afetadas.


Imbuia amanheceu nesta terça-feira (28) com 231 imóveis sem energia elétrica. Já Dona Emma foi atingida pelo temporal com granizo pelo terceiro dia seguido. A comunidade do Alto Garrafão está entre as mais afetadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, na região das lavouras não há desabrigados, mas casas foram destelhadas. 

Agronômica, Vidal Ramos, José Boiteux, Santa Terezinha, Rio do Campo e Aurora também contabilizam os estragos, sobretudo nas plantações de tabaco, milho e cebola.

Darolt orienta os agricultores a recolher as folhas quebradas. “Tentem juntar o máximo de folhas que quebraram possíveis, deixando suas amostras nas lavouras para que os nossos técnicos consigam fazer as avaliações”, conta. Depois disso, serão contabilizados os prejuízos econômicos das tempestades nas lavouras.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp