28/12/2021 às 14h57min - Atualizada em 03/01/2022 às 00h01min

Saiba como criar um ambiente psicologicamente seguro em sua empresa

Essa é a chave do sucesso para aumentar o desempenho das equipes e do negócio

SALA DA NOTÍCIA IISP
https://segurancapsicologica.com/

Direct Media
Investir na cultura empresarial psicologicamente segura irá garantir melhorias no desempenho do seu negócio com resultados sustentáveis a longo prazo. “É necessário perceber o quanto é importante criar ambientes em que os profissionais se sintam psicologicamente seguros para poder se expressar em grupos, onde se sintam valorizados e possam se engajar e contribuir ainda mais”, diz Veruska S. Galvão, psicóloga e fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP).

Times que trabalham em ambientes psicologicamente seguros desenvolvem relações de confiança mútua e abertura para a tomada de riscos interpessoais. “Isto resulta em um espaço que favorece a contribuição individual e impacta a performance coletiva e organizacional”, explica a psicóloga Patrícia Ansarah, precursora da segurança psicológica no Brasil.

Segundo as especialistas, o conceito de segurança psicológica envolve todos de uma organização, trata-se de uma responsabilidade coletiva para fazer acontecer. Desenvolver a segurança psicológica de times é um processo que requer um novo modelo de liderança e de trabalho em equipe.

Para apoiar as empresas, líderes e equipes que buscam criar um ambiente psicologicamente seguro, as psicólogas organizacionais desenvolveram um roteiro para que todos saibam por onde começar:

1 - Garanta que todos saibam o que é esperado deles
2 - Trate as pessoas como elas gostam de ser tratadas
3 - Seja inclusivo ao tomar decisões
4 - Defina valores e comportamentos do time
5 - Realize reuniões de "lições aprendidas"
6 - Admita os erros primeiro
7 - Peça feedback e conselhos
8 - Demonstre vulnerabilidade e emoção
9 - Seja firme com comportamentos não desejáveis
10 - Ofereça segurança financeira e de trabalho
11 - Seja paciente

Precursoras do conceito da Segurança Psicológica aqui no País, as psicólogas organizacionais Patrícia Ansarah e Veruska S. Galvão - com mais de 15 anos atuando como executivas em RH de grandes empresas - criaram o Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) para endossar o pioneirismo e dar visibilidade ao tema no Brasil e levar soluções integradas por meio da segurança psicológica para o desenvolvimento de times e organizações.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp