26/05/2021 às 10h20min - Atualizada em 27/05/2021 às 00h00min

Empresas ainda investem em SEO em 2021: Entenda

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Com tantas empresas disputando espaço na internet, será que ainda compensa investir em SEO em 2021? A resposta curta para essa pergunta é: sim, compensa e muito!

Os recentes acontecimentos no mundo geraram uma corrida pela dominação da internet. No caso, empresas de todos os tipos viram suas portas serem lacradas, e o mundo virtual como uma maneira de continuarem operantes.

Por ser uma das melhores estratégias que existem, o SEO foi bastante difundido e aplicado nos ambientes empresariais.

Agora que mostramos o problema para você, vamos explorar se vale ou não (já vimos que sim) investir nisso, e os porquês.

O que é SEO?

SEO é uma sigla que significa Search Engine Optimization que, em tradução literal, quer dizer Otimização para Mecanismos de Busca.

Em suma, são técnicas e métodos que facilitam o conteúdo a ser encontrado na internet. Embora ainda há quem pense que só vale para material escrito, o Google já é capaz de localizar imagens e até trechos de vídeos.

A ideia é facilitar o trabalho dos robôs de busca dos mecanismos. No caso, é dizer para eles: “Ei, eu tenho a resposta que você procura. Coloque meu link acima dos outros!”.

Vamos entender o cenário da internet hoje.

Como está a situação das buscas hoje?

Empresas de grande porte injetaram milhões de dólares em trabalhos de SEO durante 2020. No entanto, as pequenas e médias também não abriram mão desse investimento, e utilizaram diversas estratégias dessa natureza.

Sabemos que parece um cenário desanimador, mas vamos te explicar o porquê você não deve se preocupar muito com isso.

Quase 60% da população mundial tem acesso à internet, segundo a We Are Social (2020). Ou seja, a visibilidade que seus conteúdos pode alcançar é enorme. Sempre vai haver alguém interessado na sua empresa.

Aqui no Brasil, o CGI apontou, em 2020, que 71% das casas brasileiras têm acesso à internet. Quanto à população, isso representa quase 80% do total, um número realmente impressionante.

Já sobre o Google, o site Internet Live Stats apontou que são mais de 3,5 milhões de buscas por dia, levando-se em conta dados de 2019.

Podemos dizer, sem medo de errar, que o cenário nunca foi tão propício ao investimento em SEO. 

No entanto, realizar o trabalho por conta própria pode não ser a melhor solução. O ideal é contratar uma empresa de Marketing Digital especializada em SEO, como é o caso da Planejador Web.

A concorrência é difícil de lidar?

A concorrência não é difícil de lidar, pois, em linhas gerais, quase não existe concorrência.

Achou essa afirmativa estranha? Faça o seguinte: dê uma volta por sua cidade, marque alguns nomes de empresas e faça uma busca no Google sobre elas. Você vai notar que somente alguns têm sites e, se forem analisados com rigor, vai ser raro encontrar um que use SEO de maneira adequada.

Além disso, existe a estratégia das palavras-chave (KW) long tail, que driblam a dominância das short tail

É provável que KW genéricas já tenham dono, mas não as específicas. Portanto, com o acúmulo de autoridade nessas KW, com certeza vai dar para faturar bastante.

Como conseguir um espaço na web usando SEO?

Atualmente, existem 3 formas simples de conseguir espaço na web por meio de SEO. São elas:

  • blog posts trabalhados com SEO;
  • vídeos no YouTube atendendo a uma demanda;
  • imagens com logo da empresa.

Uma campanha de Marketing Digital deve utilizar todas elas ao mesmo tempo, assim como atuar nas redes sociais, usar tráfego pago e muitos outros detalhes importantes.

Conteúdos para blog

Os conteúdos para blog são materiais textuais que visam sanar uma dúvida do usuário. No caso, o ideal é trabalhar com personas e apenas uma palavra-chave por post. 

A ideia é atrair a atenção de usuários que podem se interessar pela sua empresa. Tutoriais, materiais explicativos, notícias da área e coisas do gênero tendem a dar conta do recado com facilidade.

Vídeos no YouTube

Os vídeos no YouTube estão sendo incluídos nas buscas do Google, o qual consegue até segmentar os vídeos atrás da resposta. Portanto, a ideia é transformar e adaptar o material dos blogs para vídeos, aumentando ainda mais a chance de captar novos clientes.

Imagens com o logo da empresa

Por fim, as imagens são fundamentais, ainda mais com as novas tecnologias de busca que estão surgindo. Se o usuário digitar “melhor vara de pesca”, e uma imagem com o logo da sua empresa aparecer, ele pode vir a fechar negócio com você.

Conclusão

Como já foi respondido: sim, vale a pena investir em SEO em 2021. Aliás, é fortemente recomendado investir quanto antes, dado que não houve uma migração total das empresas para o mundo digital.

Quando isso acontecer, e não SE acontecer (porque vai), aí sim talvez não compense investir em SEO mais. 

Aproveite enquanto ainda há tempo!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0