28/03/2022 às 14h40min - Atualizada em 28/03/2022 às 16h10min

UniCuritiba oferece curso de português para refugiados da Ucrânia

Outras ações estão em andamento, como o lançamento de uma cartilha em ucraniano sobre os direitos de imigrantes e refugiados e o lançamento de cursos em gestão e marketing para quem deseja se instalar e empreender no Paraná

SALA DA NOTÍCIA Mem Comunicação
unicuritiba.com.br
Divulgação | UniCuritiba
Com a maior comunidade ucraniana no Brasil, o Paraná tem recebido nas últimas semanas refugiados da guerra entre a Rússia e Ucrânia. O Governo do Estado já montou uma força-tarefa para receber esses grupos. O destino da maioria é Prudentópolis, onde estima-se que 75% dos moradores sejam descendentes de imigrantes ucranianos.

Seja qual for o local que eles escolherem para se instalar, o UniCuritiba – instituição que faz parte da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais de ensino superior do país – está mobilizado para ajudar no atendimento, orientação e capacitação dos refugiados.

Entre as ações do Centro Universitário Curitiba estão o curso online e gratuito de língua portuguesa para imigrantes e refugiados que, a partir de agora, atenderá também os ucranianos. As aulas são ministradas por estudantes e professores voluntários. Além disso, está em tradução uma cartilha sobre os direitos dos refugiados e imigrantes no Brasil.

A iniciativa é da Cátedra Sérgio Vieira de Mello, da qual o UniCuritiba faz parte por meio de um convênio de cooperação com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR).

Coordenada pela professora de Relações Internacionais Natali Hoff, a Cátedra promove atividades de ensino, pesquisa e extensão acadêmica em assuntos relacionados ao refúgio e à imigração.

As inscrições para o curso de língua portuguesa estão abertas e devem ser feitas pela internet. A cartilha está em fase de tradução para o ucraniano, mas já pode ser encontrada em outros idiomas como inglês, francês e espanhol. As edições estão disponíveis em https://linktr.ee/labri_unicuritiba.

Capacitações em gestão e marketing
O professor Jorge Augusto Feldens, supervisor do Núcleo de Pesquisa e Extensão Acadêmica, conta que além das ações da Cátedra, o UniCuritiba está fechando uma parceria com o Vale do Pinhão e a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. O objetivo é oferecer treinamentos na área de gestão e marketing para que os refugiados ucranianos possam empreender na região.

“Muitos refugiados e imigrantes chegam ao Brasil e desejam abrir seu próprio negócio como forma de recomeçar a vida e ter uma fonte de renda. Por isso, vamos contribuir neste sentido também, capacitando quem estiver interessado”, explica. A iniciativa tem o apoio do Consulado da Ucrânia e da Câmara do Comércio Brasil-Ucrânia.

Sobre o UniCuritiba
Com mais de 70 anos de tradição e excelência, o UniCuritiba é uma instituição de referência para os paranaenses e reconhecido pelo MEC como uma das melhores instituições de ensino superior de Curitiba (PR). Destaca-se por ter um dos melhores cursos de Direito do país, com selo de qualidade OAB Recomenda em todas as suas edições, além de ser referência na área de Relações Internacionais. Conta com mais de 40 opções de cursos de graduação, em todas as áreas do conhecimento, além de cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Possui uma estrutura completa e diferenciada, à disposição dos seus mais de 6 mil estudantes, com dois campi (Milton Vianna Filho e Pinheirinho) e mais de 60 laboratórios. Com professores mestres e doutores que possuem vivência prática e longa experiência profissional, o UniCuritiba tem seu ensino focado na conexão com o mundo do trabalho e com as práticas mais atuais das profissões, estimulando o networking e as vivências multidisciplinares. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp