29/03/2022 às 10h26min - Atualizada em 31/03/2022 às 00h01min

ABDA contribui para título do Brasil no Pan-Americano de Cross Country

Nicole Mello ficou entre as melhores da América, concluindo a prova na 4ª colocação

SALA DA NOTÍCIA Sheila Junqueira - Assessoria de Imprensa ABDA
https://abdabauru.com.br/blog/2022/03/28/abda-contribui-para-titulo-brasileiro-pan-americano-de-cross-country/

Divulgação ABDA

Os atletas da Associação Bauruense de Desportes Aquáticos (ABDA) Ana Beatriz Trajano, Vinícius Moraes Costa, Nicole Mello, Gilberto Silvestre e Gilmar Silvestre participaram no último domingo (27/3) da Copa Pan-Americana de Cross Country e do Campeonato Sul-Americano de Cross Country.

A competição organizada pela Association of Panamerican Athletics (APA) com colaboração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) foi realizada na cidade de Serra, região metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo, e como esperado a prova foi disputada sob temperatura e umidade muito altas.

Nicole Mello foi o destaque da equipe ABDA, concluindo a prova na 4ª colocação e conquistando o título Pan-Americano com a equipe brasileira, formada pelas atletas Maria Lucineida (campeã pan-americana), Núbia de Oliveira, Simone Ferraz, Helen Spadari, Amanda de Oliveira e Nicole Mello, deixando o Canadá com o vice-campeonato.

Os atletas Ana Beatriz Trajano, Vinícius Moraes Costa, Gilberto Silvestre e Gilmar Silvestre não concluíram as provas devido ao desgaste pela alta temperatura.

Crédito: Wagner Carmo

Crédito: Wagner Carmo

Amanda de Oliveira, Nicole Mello, Simone Ferras, Maria Lucineida, Hellen Spadari, Núbia de Oliveira; mbaixo Presidente CBAt Wlamir Motta Campos - Crédito: Wagner Carmo

Destaques da seleção – Além da atuação da atleta da ABDA Nicolle Mello, os destaques da competição foram os brasileiros Maria Lucineida e Wendell Jerônimo Souza, campeões pan-americanos da prova de 10km adulto. As equipes femininas e masculinas adultas foram campeãs por equipes.

Os destaques na categoria sub-20 foram os brasileiros Jânio Marcos Varjão (campeão sub-20) e, no feminino, Gabriela Tardivo (vice-campeã) e Aylana Ferreira Cezar (medalha de bronze).

Na categoria sub-18, onde a disputa era pelo Campeonato Sul-Americano, os destaques foram, no feminino, a campeã Helena Valério e, no masculino, Pedro Henrique da Luz.

Visão dos atletas - “Competir nos Jogos Pan-Americanos foi uma sensação incrível! Foi uma honra representar não só o Brasil, mas a cidade de Bauru também. Foi uma corrida extremamente tática e uma experiência que nunca vou esquecer. Fiquei orgulhoso de ajudar o time Brasil a conquistar o primeiro lugar. O time feminino é incrível e não posso expressar o quanto sou grata por ter recebido essa oportunidade. Espero voltar mais forte e melhor do que nunca para ajudar a trazer mais sucesso à minha cidade natal e país”, comemorou Nicole Mello.

“Gostei muito de ter representado a seleção brasileira. Foi uma sensação incrível e quero voltar a sentir novamente. Então vou treinar muito e continuar na luta porque eu quero crescer cada vez mais”, prometeu Vinícius Moraes Costa.

“Infelizmente não consegui concluir a prova. Passei mal com o forte calor quando estava no 4º km. Estava muito quente e o ritmo da prova estava forte. Foi uma experiência ótima, competir entre as melhores da América. Vamos continuar trabalhando e aproveitar as experiências para melhorar mais”, pontuou Ana Beatriz Trajano.

Treinadores da ABDA - “Estou feliz com minha participação no Campeonato Pan-Americano de Cross Country, na minha primeira seleção como treinadora. Foram dois dias de muito trabalho, aprendendo com os melhores treinadores do atletismo brasileiro e com os melhores atletas de fundo e meio-fundo do Brasil. Foi um grande aprendizado e uma grande experiência, pois foram atletas de três categorias diferentes, sub-18, sub-20 e adulto, que fizeram uma grande competição. Agradeço a todos que fizeram parte desse momento muito importante para minha carreira”, afirmou a técnica Evellin Passos, que começou como atleta na ABDA.

“Foi uma grande experiência, onde tive a oportunidade de ser o treinador-chefe da delegação do Brasil. Os atletas da seleção fizeram uma grande competição, levando o Brasil ao título por equipes no feminino e masculino adulto, além de grandes resultados individuais, conquistando pódios em várias provas. Nossa atleta Nicole Mello fez uma grande prova. Mesmo diante da alta temperatura, conseguiu a 4ª colocação em uma prova muito disputada, ficando entre as melhores atletas das Américas, resultado fantástico. Infelizmente, nossos demais atletas não completaram a prova. A maioria sentiu muito o calor e o ritmo da prova, mas com certeza foi uma grande experiência e aprendizado. Agradeço aos atletas e toda delegação pela confiança, a CBAt por confiar a mim chefiar uma delegação de atletas, treinadores e equipe multidisciplinar muito conceituada. Agradeço também aos meus atletas pela confiança, a minha equipe ABDA Bauru por todo suporte, a SEMEL Bauru, ao nosso Time que trabalha no dia a dia buscando o melhor para nossos atletas, a minha família, meus amigos e a Deus, por sempre iluminar nosso caminhos nos oportunizando o crescimento e experiências fantásticas”, completou o técnico Neto Gonçalves.

Foto principal: Da esq. para dir.: Evellin Passos, Nicole Mello, Ana Beatriz Trajano, Vinícius Moraes Costa e Neto Gonçalves - crédito: Divulgação ABDA


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp