29/03/2022 às 11h25min - Atualizada em 31/03/2022 às 00h01min

Um em cada quatro estudantes brasileiros têm dificuldades com interpretação de texto, revela pesquisa

Segundo levantamento realizado pela edtech TutorMundi, dúvidas relacionadas à gramática, equações elementares, colonização das Américas e as quatro operações fundamentais da matemática também são frequentes entre alunos do ensino fundamental II e médio

SALA DA NOTÍCIA Redação
TutorMundi
Internet.

A fim de desvendar as principais dificuldades dos estudantes da educação básica, a plataforma de reforço escolar TutorMundi realizou um levantamento com base em 18.477 dúvidas solicitadas por estudantes em sua plataforma, entre os meses de novembro de 2021 e fevereiro de 2022. A análise aponta que 24,3% dos alunos têm dificuldades com Interpretação de Texto, seguido por Desenvolvimento de Tese (23,6%) e Gramática (19,4%). Ainda segundo a edtech, os estudantes matriculados no ensino fundamental II e ensino médio também apresentam obstáculos com Análise Combinatória e Probabilidade (12,6%), Colonização das Américas (10,8%), Quatro Operações Fundamentais da Matemática (5,2%), entre outros temas.

De acordo com Raphael Coelho, CEO e fundador da TutorMundi, o levantamento aponta claramente que muitos alunos têm déficits de aprendizagem, principalmente em disciplinas relacionadas à exatas e à língua portuguesa. “Isso acontece porque muitas vezes eles não são estimulados pelo sistema educacional a construir raciocínio lógico e transformar o texto em linguagem numérica”, avalia.

Para solucionar este problema, o empreendedor explica que o setor educacional precisa investir em ações mais efetivas, que ofereçam suporte às dificuldades de dúvidas de cada aluno. “A pandemia mundial acelerou a necessidade das escolas implantarem a personalização da educação. Com a ajuda de ferramentas tecnológicas é possível criar estratégias que atuem diretamente na dificuldade individual dos estudantes”, relata. “Sem dúvida, esse processo será fundamental para permitir progressos significativos na aprendizagem das crianças e adolescentes. Só assim conseguiremos quebrar as barreiras e ampliar o acesso ao ensino de qualidade para todos”, complementa.

Além dos temas que despertam mais dúvidas, o levantamento da TutorMundi elencou, de modo geral, as disciplinas que geram mais dificuldades aos estudantes. Matemática lidera o ranking com 39,8%, seguido por Língua Portuguesa (18,4%) e Física (12,6%), Química (9,5%), História (6%) e Redação (4,5%). Embora em menor frequência, Biologia (3,5%), Geografia (2,8%), Inglês (1,4%), Espanhol (0,9%) e Filosofia (0,6%) também aparecem na lista.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp