27/05/2021 às 19h01min - Atualizada em 28/05/2021 às 00h00min

Ataques de ransomware aumentaram 90% entre 2020 e 2021

Pesquisa revela que 154,4 milhões de tentativas de invasão e sequestro de dados foram mapeadas de janeiro a abril deste ano; uso das mais avançadas tecnologias pelas gangues digitais levam empresas a ficar constantemente em estado defensivo

DINO

Pesquisadores do SonicWall Capture Labs observaram um crescimento substancial dos ataques de ransomware. De janeiro a abril deste ano, foram registrados 154,4 milhões de ataques de ransomware, um crescimento de 90% em relação o mesmo período de 2020. Os pesquisadores identificaram, ainda, que as táticas dos criminosos cibernéticos estão evoluindo rapidamente e são muito lucrativas.

Para Bill Conner, Presidente e CEO da SonicWall, empresa de segurança da informação que protege mais de 1 milhão de redes em todo o mundo, o bombardeio de ataques de ransomware está forçando as organizações a estar em constante estado de defesa.

Conner conta que os pagamentos de resgate continuam a acontecer, acompanhando o poder de ataque dos criminosos cibernéticos. "Mais do que nunca, um esforço conjunto dos setores privado e público é necessário para enfrentar ataques cibernéticos cada vez mais sofisticados", ressalta o executivo da SonicWall.

Os estudos produzidos pelos experts em segurança da SonicWall indicam que:

- Abril de 2021 foi o mês com o maior número de ataques ransomware já registrado (48,3 milhões);

- Os meses de janeiro, fevereiro e março contaram com o maior número de ransomware (106,1 milhões) já registrado num primeiro trimestre do ano (o quarto trimestre de 2020 ficou em segundo lugar no ranking do SonicWall Capture Labs, com 104,9 milhões);

- Houve um crescimento de 90% em ransomware de um ano para cá, de janeiro a abril de 2020 em comparação com o período entre janeiro e abril de 2021.

“O volume de ataques que impactam civis, países e a economia global não terminará sem que, primeiro, aconteça uma mudança de abordagem. Os criminosos cibernéticos estão forçando os setores privado e público a gerir seus negócios digitais em um modo defensivo, 24x7”, disse Conner.

“As gangues digitais estão mais ousadas devido ao distúrbio que causam – as apostas aumentam sem cessar. Os dados da SonicWall mostram um drástico pico nos ataques com ransomware realizados até agora, com um crescimento de 90% de um ano para cá em relação a 2020. Abril de 2021 foi o período com o maior número de ataques de ransomware já registrado por nossos experts do SonicWall Capture Labs”, afirma Bill Conner.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp