31/05/2021 às 11h23min - Atualizada em 31/05/2021 às 14h00min

Engajado nas redes sociais, Leandro Cunha, especialista dá dicas para alcançar a inteligência emocional em 7 dias

SALA DA NOTÍCIA Boost Imprensa
https://www.instagram.com/leandrocunhaie/
Assessoria
O isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19 pegou a todos de surpresa. Obrigou toda a sociedade a viver novos padrões, a ter um novo comportamento, uma nova forma de se relacionar.

Com as pessoas cada vez mais reclusas em suas casas, segundo a Fundação Fio Cruz, a OMS aponta um aumento em mais de 90% em casos de depressão, ansiedade, abuso de substâncias psicoativas e até mesmo o suicídio.

Buscando ajudar as pessoas a enfrentarem esses problemas tão latentes no atual cenário que estamos vivendo, Leandro Cunha, presidente da FBIE (Federação Brasileira de Inteligência Emocional), uma das maiores autoridades no Brasil quando se fala em inteligência emocional, passou a usar suas redes sociais para tentar amenizar esses danos e reconectar as pessoas novamente com suas emoções, o que, para muitos, tem sido um grande desafio atualmente.

Em uma de suas publicações mais recentes, Leandro cita 7 pontos primordiais para alcançar esse objetivo, que pode ser alcançado em atividades divididas em 7 dias. O especialista, que está habituado a realizar reprogramações mentais em um espaço de tempo muito mais curto que este (apenas minutos), garante que esses sete passos podem ajudar as pessoas a enfrentarem de uma maneira menos dolorosa essas “rasteiras” que nossos sentimentos, quando desorganizados, podem nos passar.

Dia 1 – O especialista afirma ser primordial conhecer suas emoções. De acordo com Leandro, encontrar o seu lugar de conforto dentro dos seus sentimentos é primordial para que você comece a entender a origem desses sentimentos. Sente-se triste? Procure se perguntar de onde partiu essa tristeza, qual sua origem. A partir daí, deve conseguir determinar se trata-se realmente de um sentimento de tristeza ou se o está confundindo com algum outro sentimento, como angústia, por exemplo.

Dia 2 – No segundo dia, entender o que você realmente quer é fundamental para os passos seguintes. Se perguntar o que faz com que levante toda manhã, o que o faz seguir em frente mesmo diante das adversidades é um importante exercício. Anotar suas atividades para os próximos dias pode ajudar a definir os objetivos.
           
Dia 3 – No terceiro dia, Leandro aconselha refletir sobre a empatia. Para o especialista, para entendermos nossas próprias emoções, também é necessário que possamos entender as emoções dos nossos semelhantes. Refletir sobre as boas e más notícias relacionadas a pessoas ao seu redor e avaliar quais reações elas te causam é uma excelente maneira de exercitar a empatia.
           
Dia 4 – Para Leandro Cunha, abraçar-se sempre é essencial para a manutenção da nossa saúde emocional. Colocar-se frente a um espelho, olhar a si mesmo nos olhos e fazer uma retrospectiva sobre tudo pelo que já passou, o que conquistou, as adversidades que enfrentou e o quanto conseguiu evoluir com essas adversidades e vitórias é algo libertador. Ao final dessa introspecção, dizer a si mesmo palavras de afeto como “eu me amo” e “eu sou capaz”, são maneiras bastante eficientes para nos reconectar às nossas emoções positivas.
           
Dia 5 – A partir do quinto dia, uma melhora exponencial já deve ter acontecido e este passo pode se tornar um pouco mais fácil. Para Leandro, é hora de começar a organizar as suas ideias, planeja-las e realiza-las. MPCR – Mentalize. Planeje. Corra atrás. Realize.
Este é o método criado por Leandro para auxiliar nesta etapa. Definir suas metas para este dia, manter o foco e repetir sempre palavras de otimismo como “eu sou capaz de tornar este dia extraordinário”, são excelentes técnicas para alcançar seus objetivos.

Dia 6 – “Corpo são, mente sã.”. Certamente você já ouviu esta frase em algum momento da sua vida. E segundo o especialista, nada é mais verdadeiro e positivo que esta curta frase.
Leandro Cunha recomenda que, a partir do sexto dia, você reserve ao menos 10 minutos do seu dia para exercitar-se e outros 10 minutos para meditar.
O sexto dia é importante também que você comece a praticar a gratidão em sua rotina de vida. O especialista recomenda que você escreva num papel o nome de todas as pessoas ou os acontecimentos pelos quais você é grato. Ler o que escreveu e refletir sobre tudo isso pode ser a dose extra de ânimo que você precisa para o seu dia.

Dia 7 – De acordo com Leandro, após os passos anteriores, o sétimo dia você deve reservar para planejar como construir o seu legado. Ter em mente como você quer ser lembrado, qual marca quer deixar no mundo, é fundamental para que você comece, a partir deste ponto, a planejar os seus próximos objetivos ainda não alcançados e definir os próximos passos para conquista-los.
Para Leandro, você deve reconhecer, a todo momento, o poder da materialização em si próprio, de modo a enxergar que ninguém é tão capaz quanto você para tornar tudo aquilo que sonha em realidade.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »