31/05/2021 às 16h53min - Atualizada em 31/05/2021 às 19h00min

De quais doenças trata o cirurgião vascular?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

A cirurgia vascular é a especialidade médica que realiza o tratamento cirúrgico de doenças das artérias, veias e vasos linfáticos. O cirurgião vascular, portanto, é aquele médico especialista nas doenças do sistema linfático, venoso e sistema arterial. 

As famosas varizes, para citar um exemplo, é uma doença vascular. É a mais famosa entre os brasileiros por ser mais comum e ter um apelo estético muito alto.  

Aqui neste texto vamos falar um pouco sobre o cirurgião vascular e suas atribuições.  

O Cirurgião Vascular e suas funções.

Apesar do nome descrito no cargo, o cirurgião não trata apenas pacientes que necessitam de cirurgia, mas qualquer paciente que tenha problemas vasculares e linfáticos, que seriam facilmente diagnosticados e tratados por um cirurgião vascular. 

 

Por conhecer e ser um especialista no tema, o médico cirurgião tem a capacidade de indicar o melhor tratamento para cada caso clínico, seja ele necessário intervenção cirúrgica vascular, endovascular ou algum tratamento apenas pelo uso de medicamentos. 

 

O que é uma cirurgia endovascular? 

Um cirurgião vascular também pode ter a atribuição de realizar as chamadas cirurgias endovasculares, que consiste em uma técnica de cirurgia menos invasiva, de recuperação mais rápida, implicando em menos tempo na UTI. 

 

É um procedimento realizado dentro dos vasos, como a colocação de stents. Esse procedimento é mais moderno, com incisões menores. Mas é claro que cada caso deve ser analisado pelo cirurgião, pois há muitos casos que o procedimento de cirurgia tradicional pode ser o melhor caminho. 

 

Doenças

 Aqui vamos falar para você as doenças que podem atingir os sistemas em que o cirurgião vascular é especialista, ou seja, os sistemas venoso, arterial e linfático.

 

Sistema venoso

Porque não falamos logo das varizes, doença mais comum, que chama a atenção do público feminino por seu aspecto estético. 

 

As varizes são veias em membros inferiores, ou seja, prioritariamente nas pernas, que ficam dilatadas e tortuosas, causando sintomas como dor, sensação de peso e cansaço. 

 

Outra doença que atinge o sistema venoso e é mais perigosa que as varizes, é a trombose venosa, que consiste na formação de coágulos nas paredes das veias que podem se desprender e ir para o pulmão causando embolia pulmonar. Por isso, ao menor sinal de dor constante e inchaço nas pernas, consulte um cirurgião vascular o mais rápido possível para diagnosticar o problema. 

Outras doenças venosas tratadas pelo cirurgião vascular

  • microvarizes;
  • vasinhos;
  • úlceras venosas;
  • trombofilias.
 

Sistema Arterial

O sistema arterial, bombeando sangue pelas artérias pulmonares, também é atingido com doenças perigosíssimas, mas que tratadas por um cirurgião vascular, essas doenças podem ser erradicadas por completo. 

 

Como por exemplo, os aneurismas. O Aneurisma acontece quando uma artéria apresenta uma dilatação fora do normal, ocasionando no enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, que podem resultar em uma hemorragia severa. O aneurisma mais comum é o da aorta abdominal.

 

A alteração ou até mesmo o bloqueio do fluxo de sangue nos vasos é chamado de Isquemia Arterial ou Isquemia dos Tecidos. 

 

Acontece quando há coágulos, placas de gordura ou uma lesão sofrida em determinada artéria. São essas isquemias que dão origem ao infarto, pois também atingem o coração. 

 

Outras doenças arteriais tratadas pelo cirurgião vascular

  • aterosclerose;
  • AVC (Acidente Vascular Cerebral);
  • aneurismas; 
  • trombose arterial;
  • úlceras arteriais.
 

Sistema Linfático

Doenças do sistema linfático são menos comuns. Ocorrem quando não há drenagem dos fluídos da linfa de maneira correta pelo sistema. 

 

O linfedema é uma das doenças ocasionadas quando isso acontece. É um inchaço que ocorre em alguma parte do corpo pela má formação ou obstrução dos vasos linfáticos e, ao pela falta de drenagem desses fluidos, o inchaço aparece. 

 

A cirurgia nesse caso é apenas o último recurso, quando outros tratamentos não foram eficazes. 

 

Felizmente, as enfermidades que aparecem no sistema linfático não são doenças tão graves quanto dos outros sistemas de circulação citados anteriormente. Mas claro que precisam da devida atenção de um especialista. 

 

Outras doenças do sistema linfático tratados pelo cirurgião vascular

  • linfangites;
  • linfedema;
  • celulite (A infecção, e não a celulite popularmente conhecida que deriva de gorduras na pele);
  • lipedema.
 

Exames auxiliares

O cirurgião vascular também pode ser acionado para realizar exames com imagem, como a ultrassonografia com Doppler, que é um exame nada invasivo e de fácil realização para a detecção de alterações nos sistemas arteriais e venosos nos membros inferiores e superiores

 

Esse especialista também pode realizar tratamentos juntamente com outras especialidades como a urologia e cirurgia plástica, a dermatologia e a endocrinologia, por exemplo. 

 

Resumindo, o cirurgião vascular é acionado quando precisa-se de uma intervenção maior no paciente, quando outros meios de tratamento não deram resultado. Sendo consultado para definir qual o melhor caminho a seguir para cada caso. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0