01/05/2022 às 22h02min - Atualizada em 01/05/2022 às 22h02min

Chuva excepcional pode atingir Santa Catarina durante a semana

Há grandes riscos em virtude da previsão de elevados índices de chuva, sem descartar risco de vento forte, raios e grani

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
Caçador Net

A MetSul Meteorologia alerta para um cenário de alto risco meteorológico no começo de maio no Sul do Brasil com a formação de um ciclone sobre a região, o que não é comum, e a ocorrência de um episódio extremo de chuva que deve afetar o Rio Grande do Sul e Santa Catarina com acumulados excepcionalmente altos em algumas cidades e elevado potencial de transtornos para a população e perigo para moradores de áreas de risco.  

  O cenário de precipitação projetado pelos modelos numéricos é extremamente preocupante. No melhor cenário, as condições meteorológicas trarão sérios transtornos. No pior, indicado por várias simulações, as consequências seriam muito graves dentro dos padrões de alerta vermelho em que há “grande probabilidade de acidentes, riscos de danos materiais, integridade física e à vida” com múltiplas situações de emergência e possibilidade de estados de calamidade.  Os dados analisados pela MetSul indicam que serão vários dias seguidos de instabilidade no Sul do país, afetando o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. 

A sucessão de dias com altos volumes de chuva levará a acumulados excepcionalmente altos. A atmosfera volta a se instabilizar já neste sábado, dando início à sequência de muito dias consecutivos com registro de chuva na região.

Depois de chuvas isoladas, de terça para quarta, vórtice ciclônico começa a se organizar em um ciclone, o que resultará em vento por vezes forte e chuva forte a muito intensa com altos acumulados que podem atingir de 100 mm a 250 mm em 24 horas em alguns pontos. Na quinta, algumas áreas mais a Leste ainda devem ter instabilidade, mas na maioria das regiões o tempo melhora com o ingresso de ar seco.
Os acumulados de chuva neste episódio de vários dias de instabilidade devem ser excessivos em muitas cidades e potencialmente excepcionais em algumas áreas.

Todos os modelos numéricos regionais e globais convergem para um cenário de chuva extrema, com variações menores em quais locais devem ter mais chuva e nos acumulados. A grande maioria dos dados sinaliza para a Metade Norte gaúcha e Santa Catarina os mais altos volumes. A chuva tende a ser mais expressiva principalmente no Planalto Médio, Alto Uruguai, Serra, Litoral Norte e Aparados da Serra, no Rio Grande do Sul; e no Sul e no Leste do estado em Santa Catarina.

Outras regiões dos dois estados e até pontos do Paraná, contudo, também podem ter acumulados altos de precipitação no período.
De acordo com as simulações, grande número de municípios de Santa Catarina e do Paraná teria precipitação entre 100 mm e 200 mm. O grande risco é que os mesmos dados apontam para algumas áreas a possibilidade de marcas tão extremas quanto 300 mm a 500 mm até a próxima quinta-feira, ou seja, o que costuma chover em quatro a cinco meses em apenas uma semana, o que justifica o alerta de um evento excepcional de precipitação no Sul do país com acumulados mesmo extraordinários.

A maior preocupação neste evento de instabilidade será a chuva extrema, entretanto não se pode afastar a ocorrência de temporais isolados de vento e granizo acompanhando nuvens de maior desenvolvimento vertical. É um cenário distinto dos últimos dias em que uma frente fria avançou sobre uma massa de ar quente. Haverá a passagem de um centro de baixa pressão com chuva pelo Sul do Brasil neste fim de semana e um segundo vai se aprofundar como um vórtice ciclônico entre terça e quarta, reforçando a instabilidade.
A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/alerta-chuva-excepcional-enchentes-e-deslizamentos-de-terra/ .

Outros serviços de meteorologia confirmam grande quantidade de chuva, porém com índices menores. O risco maior, segundo estes, está entre Florianópolis e o sul do Estado, na faixa litorânea, principalmente.
Existem centenas de informes e vídeos nas redes sociais, falando sobre o assunto.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp