01/06/2021 às 19h18min - Atualizada em 02/06/2021 às 12h20min

Como a DNA Consult tem demonstrado pioneirismo no uso de tecnologia na saúde preventiva

Laboratório especializado em biotecnologia aponta os principais usos de biologia molecular em seu negócio que ajudam a inovar o mercado de análise genética

SALA DA NOTÍCIA DNA Consult
https://www.dnaconsult.com.br/

A pandemia do coronavírus têm comprovado constantemente a necessidade de investimentos em ciência e pesquisa em tecnologia para a área da saúde. Foi por meio de testes que utilizam o método PCR em tempo real, como o de diagnóstico do vírus SARS-CoV-2, que o termo biologia molecular se tornou tão popular nos últimos meses. Porém, apesar de pouco conhecido, o método PCR já era usado para análise de outras doenças, como explica o Prof.Dr. Euclides Matheucci Jr, co-fundador e Diretor Científico do laboratório da DNA Consult Genética e Biotecnologia Ltda. 

“A pandemia de Covid-19 acelerou a pesquisa e desenvolvimento na saúde. Além disso, tornou as tecnologias de biologia molecular mais conhecidas, mostrando a sua segurança e confiabilidade para o público geral e reforçando este conceito para o setor da Saúde. Para doenças infecciosas a Biologia Molecular é utilizada em larga escala, inicialmente com os testes para HIV, com o PCR, desde os anos 90. Mais tarde, a partir de 2010, a genômica passou a ser utilizada também para o diagnóstico e prognóstico de vários tipos de câncer e outras doenças”, explica. 

Neste contexto, a DNA Consult atua desde 1998 com pesquisas científicas e desenvolvimento de serviços voltados à medicina preventiva. Atualmente, entre os principais serviços oferecidos pelo laboratório estão: 1. o diagnóstico de Covid-19 utilizando o PCR em tempo real através de coleta de saliva; 2. mapeamento genético direto ao consumidor e 3. diagnósticos clínicos envolvendo o sequenciamento de genes, exomas e genomas. A empresa possui pesquisas de inovação financiadas pela FAPESP e utiliza entre suas tecnologias o sequenciamento de nova geração e genotipagem, além do PCR em tempo real.

De forma prática, a utilização das tecnologia de Biologia Molecular buscam a detecção de inúmeras doenças infectocontagiosas, análises de identificação forense e patologias de outras áreas como genética, cardiologia, oncologia, imunologia, neurologia, psiquiatria, entre outros. Para realizar este trabalho, o laboratório conta com uma equipe formada por profissionais e pesquisadores especializados na área de biologia molecular. 

Atualmente são 16 funcionários que trabalham diariamente na empresa instalada em São Carlos (SP), cidade reconhecida por ser um pólo da ciência e tecnologia.  Já em relação à infraestrutura, o laboratório paulista conta com um parque de equipamentos de ponta e referência no mercado global. Com isso, a empresa pretende ampliar posteriormente sua gama de serviços para contribuir com a detecção e controle de outras doenças infectocontagiosas, tais como Dengue, Zika, Chikungunya,  tuberculose, Influenza, etc. Além de ampliar os diagnósticos e prognósticos através do sequenciamento e genotipagem buscando a ampliação de sua abrangência na Medicina Preventiva e de Precisão.

Através da grande expertise em P&D, desde maio de 2020 a empresa desenvolveu uma metodologia de auto coleta de saliva para os testes de CoviD-19. Esta metodologia, indolor permite a auto coleta, evitando que as pessoas tenham que se deslocar até o laboratório para realizarem o exame, tornando a metodologia mais confortável, com total segurança dos resultados. “Fomos pioneiros ao oferecer um teste de auto coleta de saliva, com resultados em 24 horas, sem perder a qualidade, usando a metodologia indicada pela ANVISA e OMS, com análise simultânea de dois segmentos do genoma do vírus e um segmento do genoma humano, o que traz mais assertividade nos resultados”, conclui Dr. Euclides Matheucci Jr.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0