07/06/2021 às 15h38min - Atualizada em 07/06/2021 às 18h30min

Aparelho ortodôntico, quais são os cuidados necessários

Quais cuidados se deve ter quando se usa aparelhos ortondônticos

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Existem muitos tipos de tratamentos odontológicos, tanto por questões de necessidade quanto procedimentos estéticos. Um dos tratamentos mais comum e que muitos dentistas acabam recomendando para os seus pacientes é o uso de aparelho ortodôntico.

Você muito provavelmente conhece algum amigo ou familiar que utiliza ou utilizou um aparelho ortodôntico ao longo da vida, justamente por ser um dos tratamentos odontológicos mais comuns.

Existem diferentes tipos de aparelhos dentários, cada um com uma modelo próprio, um funcionamento específico, modo como se encaixa na boca, entre outras peculiaridades. Os modelos mais comuns, são:
 
  • Aparelho fixo;
  • Aparelho móvel;
  • Aparelho extrafascial;
  • Aparelho transparente;
  • Aparelho invisível.

Os dois primeiros exemplos que foram listados, movéis e fixos, foram, durante muito tempo, as principais opções para os dentistas.
Conforme a tecnologia dentro da odontologia foi se aprimorando, o aparelho invisivel foi constituído e, atualmente, muitos especialistas preferem utilizar esse modelo para tratamentos odontológicos.

A principal diferença entre esse modelo mais moderno e os outros que são mais tradicionais, está na descrição do tratamento.

Como o próprio nome já indica, esse modelo de aparelho é transparente e, quando posicionado nos dentes, fica quase que imperceptível.

Além disso, o aparelho dental invisivel é montado a partir da modelagem da arcada dentária de cada paciente, garantindo um encaixe perfeito e resultados ainda mais qualificados.

Para que serve o tratamento com aparelhos dentários?

Como dissemos, esse tipo de tratamento é muito comum no ramo da odontologia, principalmente pelos resultados positivos que ele oferece. Mas você sabe para que serve o aparelho odontológico?

De modo geral, o uso de aparelhos dentários é recomendado para correção nas estruturas dos dentes, principalmente em relação ao posicionamento dos dentes, corrigindo e alinhando a arcada dentária.

Semelhante ao tratamento com lente de contato dental, mas com algumas diferenças importantes, o uso de aparelhos também ajuda no combate à oclusão dental, que é a dificuldade encontrada para abrir e fechar a boca por conta de problemas no maxilar.

Cuidados importante durante o tratamento

Assim como qualquer tipo de tratamento de saúde, seja odontológico ou não, os pacientes devem ter alguns cuidados importantes para que esses procedimentos tenham resultados positivos.

Tratamentos que são mais imediatos, ou seja, não são duradouros, como o clareamento dental, existem algumas restrições e alguns cuidados prévios.

Entretanto, para tratamentos a longo prazo, como é o caso dos aparelhos, é necessário prestar bastante atenção durante o período em que você está fazendo uso desse instrumento. Por isso, selecionamos algumas dicas importantes.

Redobre a higienização

Ter uma higienização bucal de qualidade é fundamental em qualquer etapa da vida, pois previne doenças e ajuda a formar um belo sorriso.

No entanto, quando as pessoas estão utilizando aparelhos, esse esforço deve ser redobrado.

Durante esse período, é fundamental reforçar a escovação e utilizar fio dental sempre após a escovação.

Aparelhos dentários, especialmente os fixos, que ficam “presos” aos dentes, fazem com que alimentos fiquem alojados com maior frequência nos dentes.

Por isso, reforçar a higienização para que esses alimentos sejam removidos é essencial, impedindo o acúmulo de bactérias na boca.

Tenha cuidados alimentares

O uso de aparelhos, especialmente o fixo, dificulta um pouco a mastigação, pois muitas vezes incomoda e causa dores. Por isso, durante o tratamento, é importante facilitar esse processo.

Para isso, quando for consumir alimentos mais duros, como frutas e carnes, é importante cortar em pedaços pequenos.

Além disso, é importante diminuir o consumo de alimentos que ficam grudados nos dentes e nos aparelhos, especialmente as balas, chicletes e pirulitos.

Mantenha o aparelho móvel limpo e guardado

O aparelho móvel, como o próprio nome já indica, pode ser movido da boca em momentos oportunos, como durante a alimentação e a hora de dormir.

Dessa maneira, quando for retirá-lo, é muito importante limpar e guardar em sua caixa, evitando que ele acumule sujeiras.

Faça manutenção

Obviamente os dentistas não servem apenas para tirar dúvidas das pessoas, como quanto custa lente de contato dental.

No caso de pacientes que utilizam aparelho dentário, eles são fundamentais para as manutenções dos aparelhos, que, em muitas situações, podem ser necessárias para garantir a qualidade do tratamento.

Por isso, para todas as pessoas é recomendado visitar seus dentistas periodicamente. Mas para quem está realizando tratamento com aparelhos, essa visita é essencial.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0