07/06/2021 às 12h48min - Atualizada em 07/06/2021 às 18h30min

Colégio aposta em tutoria online para ajudar na aprendizagem de estudantes

Colégio da Baixada Fluminense aposta em tutoria online para ajudar na aprendizagem de estudantes

SALA DA NOTÍCIA Nicolas Adão
Interface do aplicativo TutorMundi, que conecta tutores e estudantes do ensino básico. Crédito: divulgação.

Quando a crise sanitária causada pela Covid-19 avançou, escolas migraram para o ensino remoto e o cenário trouxe novos desafios para as instituições de ensino, acelerando a busca pela inovação na educação. Esse foi o caso do Colégio e Curso Fator - tradicional colégio localizado em São João do Meriti, na Baixada Fluminense - que imediatamente buscou alternativas para dar continuidade ao ritmo de aprendizagem dos alunos, principalmente os estudantes em preparação para o vestibular. 

A instituição acompanhou as mudanças e tendências que aconteciam no mercado educacional e apostou em ferramentas tecnológicas, a fim de oferecer mais estrutura e suporte aos alunos. “A tecnologia ajuda bastante, o mundo online é muito positivo para fortalecer a educação, principalmente em cenários como esse que estamos vivenciando”, comenta Rafael Lima, professor e fundador do Colégio Curso Fator.

Inicialmente, o colégio desenvolveu o Fator On, primeiro braço digital da escola, que é um curso regular focado no vestibular e conseguia atender aos alunos e suas dúvidas remotamente. Na sequência, a fim de ir ao encontro das transformações tecnológicas causadas na educação por conta da pandemia mundial, a escola firmou uma parceria com a plataforma de ensino TutorMundi, a fim de oferecer ainda mais suporte e estrutura aos estudantes. 

“Queremos oferecer educação de qualidade e um serviço à frente da concorrência, que possa trazer mais vantagens para o aluno”, explica Rafael. “Sabíamos que não seria um ano totalmente presencial. Então, resolvemos apostar em inovação e tecnologia que iam ao encontro das transformações que estavam acontecendo no mercado, por causa do coronavírus”, continua.

Desde a introdução, o corpo docente do Colégio e Curso Fator percebeu mudanças significativas na rotina da sala de aula. Os professores conseguem ter mais tempo para passar o conteúdo das aulas, tornando-as mais interativas e atrativas e os alunos passaram a selecionar mais as dúvidas que tiram com os professores ao final de cada aula e definem o que vão falar com o tutor por meio da plataforma. 

Para obter o sucesso com a introdução da tutoria, a escola buscou trabalhar em conjunto com os professores para demonstrar como a ferramenta poderia ajudá-los em suas atividades do dia a dia. “Quando o educador percebe que a ferramenta está ali para ajudar, dar apoio ao trabalho dele, as coisas fluem maravilhosamente bem”, conclui Rafael.

Colégio e Curso Fator vira referência em educação

Fundado em 2008 pelo empreendedor Rafael Lima, o Colégio e Curso Fator nasceu como cursinho pré-vestibular e teve o seu primeiro aprovado em Medicina em 2009, um ano após a fundação. Com o passar do tempo, a instituição começou a se tornar referência educacional e no ano de 2010 alcançou a marca de 70 alunos com o conceito A (70% de acerto na prova), no vestibular da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

No ano de 2014, o Colégio e Curso Fator inicia seu processo de expansão da marca e abre turmas para os primeiros do ensino fundamental e médio. Atualmente, a instituição atende turmas de todos os níveis dos ensinos fundamental e médio e tornou-se referência de ensino, alcançando a 54ª posição no ranking de aprovados do ENEM, no estado do Rio de Janeiro, e a 1ª colocação em São João do Meriti.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0