26/05/2022 às 17h42min - Atualizada em 27/05/2022 às 00h01min

Conheça 6 coletivos que ajudam mães solo

No Brasil, existem mais de 11 milhões de mães solo

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://lunetas.com.br/

Divulgação

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, existem mais de 11 milhões de mães solo. Não há dúvidas de que a realidade dessas mulheres nunca foi simples, porém, com a pandemia, a situação se agravou: apenas em 2020, mais de 8,5 milhões de mulheres deixaram o mercado de trabalho - e são essas profissionais e mães as responsáveis pelo sustento de seus lares.

Para ajudar mulheres que vivem duplas e até triplas jornadas, o Lunetas, espaço 100% dedicado à reflexão sobre a infância, lista 6 coletivos que prestam auxílio para mães solo. 

Coletivo de Apoio à Maternidade Solo
A organização atua com doações que são distribuídas às famílias chefiadas por mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social e risco alimentar. O coletivo arrecada doações para montar kits de alimentos e demais itens para cada família, auxiliam na compra do gás de cozinha e ajudam mulheres que correm o risco de serem despejadas com suas crianças ou sofrem algum tipo de violência. Para quem deseja ajudar, basta entrar em contato no (11) 97481-6838 (WhatsApp), (11) 98888-6118 (telefone) e no e-mail [email protected]

Associação Projeto Casa de Mãe
A ONG apoia mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social e/ou de violência doméstica. O atendimento interdisciplinar - psicológico, social, médico e jurídico - visa promover a ruptura da situação de dependência e violência, além do resgate da autoestima. Os contatos podem ser feitos por meio dos telefones (11) 98409-4393 e (11) 91093-0581 ou por e-mail [email protected].

As Marias
O projeto se intitula como uma startup social e oferece uma rede de apoio socioemocional para acolher mulheres, com foco em mulheres pretas, mães, chefes de família, empreendedoras e que moram em áreas periféricas. As atividades vão de cursos na área de tecnologia, gastronomia, idiomas, pré-vestibular, rodas de conversas, treinamento profissional, oficinas, artesanatos, palestras, workshops, atividades culturais e apoio psicológico. O contato pode ser feito pelo e-mail [email protected].

Associação da União das Mulheres Dalva Paixão
A entidade auxilia mulheres com ações voltadas para o direito da casa própria, fortalecimento das famílias e dos direitos das mulheres. Além disso, busca melhorias na infraestrutura de conjuntos construídos pela CDHU e monta salas de alfabetização. Os contatos podem ser feitos por meio do telefone (11) 92013-4628 ou e-mail [email protected].

Fico com a cria
A organização atua em duas frentes principais: sendo uma rede de apoio e empoderamento para mães que precisam de profissionais de confiança para ficar com seus filhos; e promovendo a capacitação profissional de mulheres em estado de vulnerabilidade social, aumentando suas chances no mercado de trabalho e ampliando as oportunidades de obter renda. Os contatos podem ser feitos pelo telefone (11) 95395-3334 ou e-mail [email protected].

Associação Materna
A ONG realiza encontros sobre diferentes temas pertinentes à gestação e à maternidade, oferecendo orientação multidisciplinar sobre saúde, condições da gravidez, relação mãe e bebê e planejamento familiar. Além disso, oferece vale-transporte, lanche e jantar às mães, como forma de garantir o comparecimento aos encontros. O projeto também possui oficinas de capacitação profissional e geração de renda, e resgate da autoestima das mulheres. Os contatos podem ser realizados pelo telefone (11) 97100-4976 ou e-mail [email protected].


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp