10/06/2022 às 10h37min - Atualizada em 11/06/2022 às 00h10min

IDOSOS: Pacientes com osteoporose têm maiores chances de fraturas em quedas

Dia 24 de junho é o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos; SBOT-RS ressalta cuidados

SALA DA NOTÍCIA Predicado Comunicação

De acordo com dados do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, estima-se que pode ocorrer uma queda para uma em cada três pessoas com mais de 65 anos e que uma em vinte daquelas que tiveram uma queda sofram uma fratura ou necessitem de internação. A problemática tem data de alerta instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e foi incorporada ao Calendário da Saúde do Ministério da Saúde: 24 de junho é marcado como o Dia Mundial de Prevenção de Quedas em Idosos.

 
Quando a queda ocorre em alguém portador de osteoporose, a chance de fratura é ainda maior. A doença – cuja estimativa é de que atinja 10 milhões de brasileiros – é caracterizada pelo enfraquecimento progressivo dos ossos e, em grande parte das vezes, é silenciosa. Em razão disso, o presidente da SBOT-RS (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional do Rio Grande do Sul), Fábio Krebs, alerta para a necessidade de acompanhamento médico regular, para prevenção, diagnóstico e tratamento. “É recomendado consultar regularmente um especialista para fazer uma avaliação da textura mineral óssea e que pode, também, indicar o uso de suplementações, como bifosfonatos, cálcio, vitamina D, entre outros, que contribuam com a saúde dos ossos”, fala.
 
Na terceira idade, uma das fraturas mais preocupantes é ao nível do quadril, com alta incidência de óbito. “Além disso, esse tipo de fratura está relacionado a infecções e doenças cardiovasculares e pode causar dor crônica, diminuir a mobilidade articular e aumentar o nível de dependência do paciente. Enfim, é uma situação que traz sérios comprometimentos”, ressalta o médico.
 
Ao ser identificada perda de massa óssea, o presidente da SBOT-RS lembra sobre a importância da prática de atividade físicas “A realização de alguma atividade física regular, adequada ao paciente, é de muita valia para ganho de força muscular e para melhorar a qualidade de vida,” finaliza.
 

Sobre a SBOT-RS

A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Rio Grande do Sul (SBOT-RS) possui comitês com ortopedistas especializados, com expertise para esclarecimentos sobre os mais variados temas relacionados à especialidade.

As fontes médicas da SBOT-RS estão à disposição para reportagens e entrevistas sobre a saúde na área ortopédica, como os cuidados com o teletrabalho e home office atrelados à ortopedia; lesões por esforço repetitivo pelo uso constante de celulares, computadores e videogames (como tendinite, por exemplo); problemas na coluna; acidentes nos esportes com lesões, acidentes domésticos e de transportes com lesões, deformidades, pé diabético, fraturas, dicas preventivas para a prática segura de atividades profissionais, esportivas e no dia a dia, para melhor qualidade de vida, entre outros assuntos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp