09/06/2021 às 15h23min - Atualizada em 10/06/2021 às 14h40min

Como O Mercado De Marketing Influencia As Vendas No Brasil

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
Você ainda tem dúvidas de que o marketing influencia a escolha do comprador e é uma estratégia tão importante quanto a qualidade de um produto?

O marketing é uma ciência de relacionamentos e apresentações em que um empresário oferece um serviço/produto que vai direto às expectativas de um público-alvo, o apresentando como “A Solução”.

Especialmente para o mercado digital, após o crescimento exponencial do marketing digital na última década, não há como se tornar um grande empresário sem entender sobre marketing.

Por isso, vamos abordar hoje um pouco da história do marketing, a importância dele para o consumidor e conhecer um pouco das principais estratégias, e como aplicá-las no mercado brasileiro.
Acompanhe!

O Que É Marketing?

Cada grande centro de estudos de marketing do mundo tenta definir esta ciência em diferentes conceitos, mas todos mantêm alguns conceitos na base da definição.
São eles:
  • Comunicar-se com os clientes e potenciais clientes;
  • Criar ofertas para atender a necessidade de um público;
  • Apresentar e entregar produtos de qualidade;
  • Oferecer uma troca vantajosa tanto para o público quanto para o empreendedor;
  • Despertar o desejo de compra explorando uma necessidade real.
Vemos então que “técnicas de vendas”, “apresentação da marca” e “estudos de nicho” estão altamente associados com o conceito de marketing.

Quais São As Vantagens E Os Objetivos Do Marketing?

Se uma campanha de marketing obtém sucesso, ela realiza tudo aquilo para que o marketing é idealizado (a lista da sessão anterior).
Por isso, podemos dizer que ambas, vantagens e objetivos, do marketing são:
  • Criar uma marca de sucesso: boas vendas, capaz de gerar lucro, clientes fidelizados, potencial crescimento e capaz de lançar produtos que irão se adaptar às mudanças do mercado e do público-alvo com o tempo.
  • Construir boas relações e parcerias: se posicionar no mercado com qualidade, ser uma referência, ter boa comunicação com clientes e concorrentes, aproveitar espaços de mídia para crescer ainda mais e ter uma boa imagem com os clientes.

Marketing Tradicional x Marketing Digital

O marketing é altamente dependente dos meios de comunicação para tomar forma. Televisão, espaço físico, rádios, plataformas de vídeos, redes sociais, etc. Todas estas ainda são formas viáveis de se fazer marketing hoje em dia.
No entanto, temos uma divisão bem clara entre os instrumentos tradicionais e os da era digital:

Tradicional = TV, Rádio, Outdoors, Panfletos, etc;

Digital = Plataformas de vídeo, redes sociais, site, e-mail, podcasts, anúncios, etc.

Esta alteração de conceitos é crucial para que você não fique para trás em meio a esta transição: o marketing tradicional está cada vez mais ultrapassado, e a internet apenas ganha força.

Segundo o IBGE, mais de 135 milhões de brasileiros possuem internet hoje em dia. O número é gigantesco e ainda tem grande margem de crescimento para os próximos anos.

Enquanto a televisão, o rádio, os panfletos... bem, eles estão migrando para a internet também! Jovem Pan, Bandeirantes, GloboPlay...

O motivo? É porque a internet tem maior potencial de alcance, é mais barata e entrega resultados melhores, pois é capaz de atingir um público-alvo específico e direcionado.

Por fim, no marketing tradicional, o espaço para exibir era sempre limitado: outdoors e pouco tempo de propaganda entre programações de TV e rádio... Estes fatos encareciam o preço e permitia que pouquíssimas marcas tivessem acesso a publicidade que atingia grandes massas.

A internet, porém, possui espaço infinito, e muito mais barato.

O Que É Marketing Digital Exatamente? 

É bem intuitivo. Marketing digital são todas as formas de se fazer marketing pela internet. Algumas mais eficientes, algumas menos, então você deve estar bem ciente de quais são as melhores formas de crescer online para não investir mal.
Basicamente os 3 grandes espaços da internet para se fazer marketing são as redes sociais, os sites e os e-mails. As estratégias que estes canais de comunicação permitem puderam se adaptar a grande mudança de conceito, que muito veio da transição do marketing tradicional para o digital.

Esta mudança pode ser definida em uma palavra só: a relevância.

Em redes sociais, se um conteúdo não interessa, você passa reto por ele, ou até deixa de ter qualquer vínculo com quem o postou;

No e-mail, você deleta, ignora ou bloqueia o emissor;

Em um site, bem, o Google faz o trabalho: se ele não for um dos primeiros resultados de uma busca, nem saberemos de sua existência.

Por isso, o maior pilar da internet hoje em dia é a relevância:

Relevância do conteúdo, das postagens, da missão da marca, das campanhas e ações. Tudo que não interessa para o público é ignorado.


Como O Marketing Influencia O Comprador?

Desde a idade média já se tentava atrair um público para eventos: teatros, ensaios, festivais locais, etc. Sempre foi de interesse do empreendedor apresentar seu produto de forma clara, atraindo interessados.

Com o marketing digital, o contato com o público é onipresente: no vídeo que você assiste, no podcast que escuta, nos produtos premium anunciados nas redes sociais que aparecem no feed, nos resultados de pesquisa do Google...
“Então, a internet é capaz de tornar marcas onipresentes..., mas é só isso?”

Não! A maior objeção dos clientes quanto a um produto sempre adveio das dúvidas! Porém, na internet a quantidade de conteúdo que você pode acessar para:
  • Aprender a usar um item
  • Consultar se um item é bom
  • Descobrir se o item é o ideal/melhor do mercado
  • Consultar preços e valor de frete
  • Descobrir os valores por trás de uma marca
Nesse sentido, a internet torna as vendas muito mais transparentes e deixa o consumidor com a sensação de que está no controle da compra, o que os faz se sentir bem ao comprar.

Por essas (e outras), a internet já é o maior espaço de vendas do mundo hoje em dia e ainda crescerá e muito pelos próximos anos.
Utilize as melhores estratégias de marketing para ter influência sobre seu público e tomar as melhores decisões para sua marca.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »