Mercado BR

Covid-19: carnaval de rua, desfile de escolas de samba e Berbigão do Boca são cancelados em Florianópolis

Por Marcos Antonio em 22/12/2020 às 10:59:25
Por causa do coronavírus, prefeitura e Liga das Escolas de Samba decidiram que a realização das festividades na Passarela Nego Quirido acontecerá só em 2022. Festas de rua no Centro e bairros também não devem ocorrer. Berbigão do Boca em 14 de fevereiro deste ano, antes da pandemia em Florianópolis

Diorgenes Pandini/NSC

A prefeitura de Florianópolis informou nesta terça-feira (22) que cancelou o Carnaval 2021. Com isso, o desfile das escolas de samba da capital catarinense e os blocos de rua não irão acontecer na cidade no próximo ano. No mesmo caminho, a tradicional festa do Berbigão do Boca, que abre as festividades na cidade, também foi suspensa por conta da pandemia do coronavírus.

Em documento assinado pela prefeitura e a Liga das Escolas de Samba (Liesf), chamado de 'Pacto por Floripa,' foi oficializada a decisão de realizar os desfiles na Passarela Nego Quirido somente em 2022.

Centenas de pessoas ocuparam ruas históricas de Santo Antonio de Lisboa no carnaval, um dos locais com carnaval de rua em Florianópolis

Paulo Mueller/NSC TV

Durante o próximo ano, executivo e a Liga pretendem fortalecer projetos sociais nas comunidades para trabalhar em conjunto e fortalecer a organização para os desfiles de 2022.

"É indiscutível a importância social e cultural no trabalho das agremiações do samba na cidade, mas o momento pandêmico impede qualquer apresentação com a segurança necessária”, disse o prefeito Gean Loureiro (DEM).

A data do Berbigão do Boca já estava definida. A festa iria ocorrer em 5 de fevereiro de 2021. Porém, segundo os organizadores, nesse momento "não há outra atitude que não seja a solidariedade às famílias atingidas e a nossa disposição de colaborar com a prefeitura".

A prefeitura também confirmou que não haverá carnaval de rua. Durante os dias de folia, multidões se reúnem nas ruas do Centro e de bairros em diferentes festas, que costumam receber investimentos públicos para realização.

Bloco dos Sujos leva multidão ao Centro de Florianópolis todos os anos no carnaval e não deve ser realizado em 2021

Diorgenes Pandini/NSC Total

A folia na Capital do estado vai na mesma linha do Réveillon. A prefeitura decidiu em outubro que não faria a festa na Beira-Mar Norte. Todas as medidas tentam frear o contágio da Covid-19 na região.

Covid-19 em números

Em Florianópolis, foram 40.065 pessoas diagnosticadas com coronavírus, incluindo 294 mortes. Em Santa Catarina são 463,732 diagnósticos positivos para o vírus e 4.771 mortos, segundo o último boletim do governo, divulgado na noite de segunda-feira (22).

Das 16 regiões de saúde catarinenses, 15 estão em risco gravíssimo para a Covid-19, segundo o mapa divulgado pelo governo do estado na sexta-feira (18). Apenas a área de Xanxerê aparece em risco grave.

Em meio a alta de casos de Covid-19, SC tem novas flexibilizações

VÍDEOS: Mais assistidos do G1 nos últimos 7 dias

Veja mais notícias do estado no G1 SC

Fonte: G1 SC

Comunicar erro

Comentários