17/06/2022 às 11h00min - Atualizada em 17/06/2022 às 16h41min

Colégio Humboldt participa da Semana da Língua Alemã 2022

Até o dia 17/06, Colégio bilíngue português-alemão traz programação para todos os estudantes com debates, concurso de leitura, apresentação de teatro, entre outras atividades que prestigiam a língua e a cultura da Alemanha

SALA DA NOTÍCIA Marcela Martinez

Na semana de 13 a 17 de junho, o Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP) participa da Semana da Língua Alemã 2022 com diversas propostas, envolvendo todas as turmas da escola, desde o maternal à Formação Dual. Entre destaques está o Concurso de Leitura em Língua Alemã, em que quatro alunos do Humboldt participarão da final escolar paulista e o Concurso “A juventude debate”, em que um estudante do Colégio participará da final brasileira, com possibilidade para depois concorrer à final sul-americana. Além disso, a programação da semana também traz entrega de diplomas de DSD (exame de proficiência da língua alemã), apresentações de teatro de diversas classes, contação de história, entre outros.
De acordo com a professora Carla ten Kathen, Coordenadora da área de Alemão como Língua Estrangeira - DaF e DFU (disciplinas de alemão aplicado), a Semana da Língua Alemã traz dias de muita criatividade e aprendizagem. “Organizamos uma série de atividades para a Semana da Língua Alemã, visando reforçar a importância que nosso Colégio dá, não apenas à língua, mas também à cultura alemã. Essa mistura de tradições e a participação dos estudantes e da comunidade em diferentes eventos culturais enriquecem não só o conhecimento educacional, mas também o aprendizado dos nossos alunos para a vida”, diz.
3.JPG

3.JPG

Os estudantes dos 7º e do 9º Ano participam do Concurso de Leitura em Língua Alemã em duas categorias: de alunos do currículo brasileiro, que têm o alemão como língua estrangeira e a de alunos do currículo alemão, que têm o idioma alemão como língua materna. Na competição, os jovens leem uma passagem de um livro que eles mesmos escolhem, em uma leitura previamente preparada, e de seis alunos participantes, quatro são selecionados para a etapa seguinte, fase em que leem um trecho de um livro escolhido pelos professores e coordenadores. Após essa etapa, um estudante é selecionado para concorrer à final de toda São Paulo, em que oito escolas alemãs também participam.

Os estudantes dos 11º e 12º Ano do Ensino Médio participam da fase nacional final da competição escolar internacional “Os jovens debatem”, em que discutem temas atuais e são incentivados a buscar argumentos e informações para debater com conhecimento, segurança e propriedade, apresentando opiniões e defendendo ideias. O aluno finalista da fase nacional tem a possibilidade de concorrer à final sul-americana do concurso. 
As turmas da Educação Infantil e 1º Ano participam do teatro de fantoche, de contação de história de Conto de Fadas e embarcam na atividade lúdica “Viagem à Alemanha”, em que as crianças conhecem alguns lugares turísticos através de imagens na imensa tela do teatro do colégio e farão uma vivência como se estivessem naquele país, com passeio a locais como os Alpes da Baviera e Berlim. Para os estudantes dos 1º ao 4º Ano do Ensino Fundamental I, as propostas são Sarau e a participação na Olimpíada de Leitura; os 5º Anos farão show de talentos e participam de um quiz sobre as especialidades alemãs; Caça ao tesouro, concurso de soletração e apresentação de teatro são algumas atividades dos 6º Anos; os 8ºs Anos fazem maratona do jogo Kahoot; as turmas dos 10º ao 12º Anos, recebem os diplomas de DSD e apresentam uma playlist de músicas que tratam sobre “Totalitarismo e Democracia”.
A Semana da Língua Alemã 2022 é um evento criado em 2016 pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, que neste ano, chega à sua 6ª edição e ocorre de 10 a 19 de junho.  
Sobre o Colégio Humboldt 
Mantido pela Sociedade Escolar Barão do Rio Branco, o Colégio Humboldt está instalado em uma área de 60 mil metros quadrados e hoje atende a aproximadamente 1.000 alunos, desde o Maternal até o Ensino Médio. A instituição - referência quando o assunto é ensino de qualidade - oferece ensino bilíngue (português/alemão) e multicultural e dois currículos de formação: um brasileiro e outro alemão. O Colégio oferece, ainda, a possibilidade de avaliação para ingresso no Ensino Superior alemão - Abitur, e a Formação Profissional Dual, ou seja, cursos técnicos na área de Administração, Logística e Informática (TI).

Informações para a Imprensa – Colégio Humboldt
COMMUNICA BRASIL
PABX: (11) 3868-0300
Andrea Funk – [email protected]  - (11) 99173-9120
Marcela Martinez [email protected] – (11) 98672-6959
www.communicabrasil.com.br

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp