06/06/2022 às 14h33min - Atualizada em 21/06/2022 às 00h00min

O2 Pós utiliza tecnologia Wacom para produções audiovisuais

A tecnologia dos produtos, auxilia na produtividade, ergonomia e melhora a qualidade dos projetos finalizados em uma das maiores casas de pós-produção da América Latina

SALA DA NOTÍCIA Luiz Valloto

Para a produção de animações, filmes e outros conteúdos envolvidos com o setor audiovisual são necessários diversos recursos tecnológicos. Por isso, a O2 Pós trabalha com equipamentos, ferramentas e softwares que auxiliam diariamente nas suas produções. Os produtos da Wacom se tornaram uma das principais ferramentas no desenvolvimento de arte digital do estúdio, com o objetivo de trazer agilidade e precisão nos projetos.

A O2 Pós é uma das maiores casas de Pós-Produção da América Latina, está envolvida em projetos para a TV aberta, fechada e streaming, e presta serviços de laboratório digital, montagem, cor, arte e efeitos visuais. A empresa está localizada em São Paulo e no Rio de Janeiro, e já finalizou mais de 600 projetos de entretenimento. A O2 Pós é a casa de finalização da O2 Filmes, produtora voltada a projetos de entretenimento e publicidade, que produz conteúdos reconhecidos e premiados em todo o mundo.

Durante a pandemia de Covid-19, a casa de finalização adotou o trabalho remoto. Nesse formato, disponibilizou aos colaboradores mesas digitalizadoras e monitores interativos da Wacom para manter a qualidade do trabalho presencial no home office.

A Wacom é a fabricante líder em mesas digitalizadoras e monitores interativos. Sendo uma empresa global com sede no Japão com comercialização e distribuição em mais de 150 países. A tecnologia avançada dos produtos, como mesas digitalizadoras, monitores interativos e acessórios, é usada para a criação de artes, filmes, animação, efeitos especiais, moda, design e até na área de educação.

O setor continua na tendência de crescimento nos próximos anos. A Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia 2021–2025 da PWC, sobre a previsão da indústria de entretenimento e mídias pós-pandemia, revela que o setor deve crescer mais 4,7% até 2025 e cerca de US$ 38 bilhões serão movimentados.

O2 Pós e os benefícios da tecnologia

“Existem muitas vantagens em unir a tecnologia dos produtos Wacom com a produção de filmes, TV e publicidade. Entre elas estão a agilidade e produtividade, pois a execução de projetos artísticos e criativos exigem muita qualidade e precisão, e podemos facilitar o trabalho da equipe, além de torná-lo mais rápido por meio da tecnologia”, explica Thiago Tieri, gerente de marketing da Wacom no Brasil.

A Wacom está presente na O2 Pós em diversos departamentos que envolvem projetos artísticos, criativos e técnicos. O departamento de Arte, que conta com 13 pessoas na equipe, tem como ferramenta essencial os monitores interativos Cintiqs e as mesas digitalizadoras Intuos Pro, principalmente em departamentos como o de 3D/CG e Composição/VFX. Além de utilizar a Wacom em modalidades e técnicas, como: Concept Art, Ilustração, Pintura Digital, Matte Painting, StoryBoard e Motion Design.

Grandes destaques da O2, como Malasartes e o Duelo com a Morte (2017), de Paulo Morelli, vencedor na categoria de melhores efeitos visuais no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, precisaram da tecnologia Wacom para serem finalizados. Outro destaque é o curta-metragem Sob o Véu da Vida Oceânica (2017), de Quico Meirelles. Nesta animação, a Wacom foi utilizada para a execução desde o Storyboard, Concept Art e o desenho de cada quadro da animação. E o filme Zoom (2016), de Pedro Morelli, indicado ao Canadian Screen Awards como melhores efeitos visuais, contou com uma equipe de 25 ilustradores no projeto, utilizando a tecnologia da Wacom para a produção da animação de 30 minutos do filme.

“Temos investido em recursos que tragam benefícios aos nossos funcionários, assim como nas produções. A Wacom traz esse benefício quando percebemos que além de trazer agilidade, os produtos são fáceis de instalar e utilizar, facilitando o trabalho de todos. Assim como é importante e gratificante para nós, incentivar a indústria do entretenimento e audiovisual, ter marcas que estão presentes diariamente em nosso trabalho, nos torna algo maior”, comenta Luiz Dourado, Coordenador do Departamento de Arte da O2 Filmes.

Para Tieri: “ver a tecnologia Wacom sendo utilizada em produções cinematográficas e na publicidade produzidas pela O2 Filmes é maravilhoso. Nosso objetivo é incentivar o mercado artístico, seja através de filmes, animações, ilustrações, design - por isso também que a Wacom investe em produtos que proporcione ergonomia e bem-estar aos seus clientes”.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp