14/06/2021 às 15h41min - Atualizada em 14/06/2021 às 17h30min

Quais exercícios caseiros podem substituir a academia?

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Com as academias fechadas na maior parte do Brasil, precisamos improvisar para manter a saúde em dia. Por sorte, a maioria dos exercícios pode ser feita em casa, sem a necessidade de grandes investimentos.

Está certo que os resultados não serão idênticos aos da academia. No entanto, com certeza é muito melhor que o sedentarismo e todos os seus males.

Quer saber como deixar o corpo em forma sem precisar de academia? Não deixe de ler até o final!

Por que fazer exercícios?

Os exercícios são ótimos para nossa saúde, e disso todo mundo sabe. Afinal, quando vamos ao médico, uma das primeiras coisas que ele recomenda é atividade física.

Nosso corpo não foi feito para ficar parado. Aliás, ele foi desenhado para estar em atividade o tempo todo, desde as mais leves até as mais pesadas, como caçar animais ou escalar montanhas.

A ciência mostrou que os exercícios trazem benefícios não apenas para o corpo, mas também para a mente. Portanto, é vital permanecer em atividade, mesmo que de maneira improvisada.

Quais são os melhores exercícios para fazer em casa?

A verdade é que você pode transformar sua casa em uma academia improvisada, permitindo que realize dezenas de treinos no conforto de seu lar. 

Não se engane: eles não serão menos intensos ou mais leves. Faça sempre suplementação com Coenzima Q10  para ver mais resultados.

Em resumo, os melhores exercícios para substituir a academia são os seguintes:

  • Flexão de braço 
  • Abdominal 
  • Polichinelo 
  • Corrida 
  • Prancha 
  • Agachamento 
  • Pular corda

Vamos comentar um pouco mais sobre cada um deles. Afinal, existem variações importantes que precisam ser discutidas. Não deixe de conferir a seguir:

Flexão de braço

A flexão de braço é um dos exercícios mais básicos que existem, mas nem por isso é fácil de fazer. 

Em resumo, você deve deitar no chão de barriga para baixo, e tentar erguer seu corpo apenas com as mãos. Tome cuidado com sua coluna; ela deve permanecer reta ao longo da execução do movimento.

Quando as mãos estão longe do corpo, a carga do exercício se concentra nas costas. Se estão mais próximas do corpo, o esforço se resume aos músculos do peito.

Lembre-se disso na hora de montar seu treino.

Abdominal

A abdominal consiste em tocar seu peito em seus joelhos, enquanto permanece deitado no chão.

No entanto, esse exercício permite uma infinidade de variações, tanto com quanto sem equipamentos. A variação mais eficiente é a chamada “abdominal remador”.

Você deve deitar no chão com a barriga para cima, esticar os braços e as pernas e, em seguida, tocar o peito nos joelhos, passando os cotovelos de suas canelas.

O esforço para realizar esse exercício é grande, mas os resultados aparecem bastante rápido.

Polichinelo

O polichinelo é o melhor exercício para movimentar todos os músculos de uma vez só. No caso, ele exige bastante concentração e precisão nos movimentos, o que o torna um verdadeiro desafio para os sedentários.

Você deve iniciar com as mãos coladas ao corpo, e os pés unidos. Em seguida, dê um pequeno pulo, abra as pernas mais ou menos na distância entre seus ombros, e eleve os braços, totalmente esticados, acima de sua cabeça. Volte para a posição inicial.

Corrida

Todo mundo sabe que correr é um exercício excelente, mas quase ninguém pratica essa atividade. Nem precisa ser uma corrida a todo o vigor: apenas um pouco mais rápido que caminhar já basta.

Um erro comum é iniciar com velocidade alta. Não adianta forçar seu corpo demais no começo, isso só vai facilitar lesões.

Trace um percurso e o percorra algumas vezes na semana. Seu objetivo é diminuir o tempo todas as semanas, nem que seja apenas 30 segundos.

Prancha

Se você quer uma barriga tonificada, com certeza precisa praticar prancha. É um exercício muito simples, mas que exige demais de nosso corpo e nossa mente.

Faça a mesma posição da flexão de braço. No entanto, ao invés de usar a palma das mãos, você vai se apoiar sobre os antebraços. Fique nessa posição de maneira estática por algum tempo.

Agachamento

As pernas são partes importantes de nosso corpo, sendo constituídas de diversos músculos - os quais precisam ser trabalhados com afinco.

Abra suas pernas na distância dos ombros, estique seus braços a frente do corpo e desça seus quadris, evitando levar os joelhos para frente. 

Se sentir a parte de trás de sua coxa queimar, você está fazendo certo!

Pular corda

Por último, não poderíamos deixar de falar do exercício supremo: pular corda. 

De tão simples, quase ninguém pratica. Porém, lutadores profissionais, principalmente os boxeadores, pulam corda por horas.

Em resumo, esse é um daqueles exercícios que trabalha o corpo todo. Por ser aeróbico, fortalece o coração e o pulmão, além de ajudar na definição dos músculos.

Acredite se quiser: pular corda deixa os ombros e o tronco poderosos, se feito da forma correta.

Gostou deste conteúdo sobre exercícios? Compartilhe com seus amigos!


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0