28/06/2022 às 13h26min - Atualizada em 28/06/2022 às 18h20min

Lançamento do livro: SERRA DO MAR - A bacia do Rio Grande e seu entorno

Obra tem foco na história, economia, meio ambiente e cultura da área de encontro da Serra do Mar com a região metropolitana de São Paulo, trazendo textos, fotografias e vídeos inéditos

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Comunicação da BASF

Divulgação
São Paulo, 28 de junho de 2022 - A Horizonte Educação e Comunicação amplia seu portfólio de projetos editoriais ligados à cultura, ao meio ambiente, à história e ao patrimônio histórico e cultural brasileiro com o lançamento do “SERRA DO MAR - A bacia do Rio Grande e seu entorno”, com distribuição gratuita de 1.200 exemplares para escolas públicas da zona sul da cidade de São Paulo e para a região do ABC Paulista.
 
Dividida em cinco capítulos, a obra é um registro documental que reúne imagens e textos inéditos sobre a Serra do Mar, retratando as características geográficas, a paisagem natural e as atividades econômicas da região do ABC Paulista e o sul do município de São Paulo, além da história, as várias etapas da industrialização da região, a relação com a Mata Atlântica e o esforço para a manutenção da biodiversidade e das áreas protegidas nesse bioma.

Durante a jornada da leitura, trechos interativos podem ser acessados por QR codes, que levam o leitor para entrevistas e vídeos de imagens aéreas, trazendo a dimensão da importância deste patrimônio histórico natural. O conteúdo multimídia e o livro podem ser acessados gratuitamente no website https://projetoserradomar.com.br/
 
A publicação do livro “SERRA DO MAR: A bacia do Rio Grande e seu entorno” tem o patrocínio da BASF e realização da Horizonte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.  O livro faz parte de um projeto educacional que prevê, além da distribuição gratuita de 1.200 exemplares do livro para 300 escolas públicas da região sul de SP e dos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o envio de um caderno do professor com atividades pedagógicas e oficinas de capacitação de professores.

Repercussão educacional - As capacitações ocorrerão no segundo semestre deste ano, com a primeira programada para ocorrer na sede da Fundação Espaço ECO, consultoria de sustentabilidade instituída e mantida pela BASF, localizada, em São Bernardo do Campo, SP.
 
“Um dos nossos objetivos nos projetos culturais é que eles tenham uma grande repercussão educacional. Por isso, essa iniciativa inclui a difusão do extenso conhecimento reunido por nossa equipe de especialistas para o uso em centenas de escolas da região retratada. O livro é um dos pilares para que educadores discutam com seus alunos a relação da Serra do Mar e da Mata Atlântica com a maior área metropolitana do Brasil. Além dos exemplares gratuitos nas escolas, o pdf da obra e do caderno do professor está disponível gratuitamente no site do projeto www.projetoserradomar.com.br ”, comenta Peter Milko, diretor da Horizonte.
 
Entre as regiões destacadas da Serra do Mar, está a Reserva Suvinil, uma área de Proteção de Mananciais com 30 hectares de Mata Atlântica, que corresponde a 30 campos de futebol, localizada dentro do Complexo Industrial de Tintas e Vernizes da BASF, em São Bernardo do Campo (SP). Um estudo de biodiversidade na Reserva, realizado pela Fundação Espaço ECO, identificou no local 176 espécies de plantas pertencentes a 55 famílias e 117 gêneros botânicos. Na Reserva, também moram 85 espécies de aves, oito de mamíferos e, ao menos, cinco de serpentes e três de lagartos, assim como anfíbios e peixes. O espaço ainda conta com cinco nascentes, que formam dois córregos tributários da Represa Billings.
 
O projeto traz uma grande contribuição social ao facilitar o acesso a esse rico conhecimento sobre a história, economia, biodiversidade e cultura da região. É um projeto educacional que vai ao encontro da estratégia de engajamento social da BASF na América do Sul, que tem como um dos seus focos a educação ambiental e proteção dos recursos naturais e da biodiversidade”, comenta Ricardo Gazmenga, diretor de Operações de Tintas Decorativas da BASF para a América do Sul.
 
Em 2021, por meio de sua estratégia de engajamento social, a BASF impactou 2,5 milhões de pessoas na América do Sul considerando duas frentes de atuação: valor compartilhado, que possibilita a realização de iniciativas que impactam no desenvolvimento socioambiental  e ao mesmo tempo viabilizam negócios rentáveis; e, cidadania corporativa, que apoiam o  desenvolvimento social das comunidades em que a BASF está presente.  

Sinopse: SERRA DO MAR: A bacia do Rio Grande e seu entorno
Ao percorrer os caminhos históricos do litoral paulista ao planalto, visitar áreas de conservação ambiental e aldeias indígenas, registrar o patrimônio histórico e as etapas de industrialização da região, este livro retrata como a área metropolitana de São Paulo se relaciona com a Serra do Mar e a Mata Atlântica. Com textos e fotografias inéditas, que revelam perspectivas surpreendentes da paisagem natural, da biodiversidade e da presença humana na maior região metropolitana do Brasil, o registro é complementado por vídeos de imagens panorâmicas e depoimentos de personagens da vida local – acessíveis pelos QR Codes que o leitor vai encontrar nas páginas de sua jornada ao longo da serra e do entorno da bacia do Rio Grande.
 
Ficha técnica – integram o time que desenvolveu o projeto “SERRA DO MAR: A bacia do Rio Grande e seu entorno” nomes consagrados em cobertura fotográfica e jornalística de patrimônios culturais e naturais, como o premiado fotógrafo Adriano Gambarini, o ex-editor da National Geographic  Brasil, Ronaldo Ribeiro, e o publisher de dezenas de livros e revistas da Horizonte, Peter Milko. A reportagem foi de Kevin Damásio e a direção de arte de Ana Cristina Silveira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp