MENU

08/11/2019 às 05h34min - Atualizada em 08/11/2019 às 05h34min

Impacto dos eletrônicos no meio ambiente

Junto com o avanço da tecnologia, uma nova demanda de produtos em grande escala começaram a ser descartados, são eles os componentes eletrônicos

Matheus Vasconcellos - Marcos Imprensa
. E conforme novos itens são desenvolvidos, a quantidade produzida também aumenta.
 
Trata-se de uma questão importante, já que o descarte correto de aparelhos eletrônicos não consegue acompanhar o ritmo de produção dos novos produtos . O resultado? A falta de uma reciclagem de eletrônicos adequada.
 
Como consequência, tais componentes que precisam ser descartados de uma maneira correta, acabam parando em aterros sanitários e, por vezes, liberando substâncias tóxicas diretamente nas águas subterrâneas e solos.

O lixo eletrônico e os danos que causa ao meio ambiente

Esse tipo de produto, também é conhecido como e-lixo, o lixo eletrônico é a definição para todo tipo de resíduo que é produzido com o descarte de produtos e equipamentos eletrônicos.
 
Podem ser computadores, as peças que fazem parte dele, aparelhos celulares, impressoras, televisores, rádios, tablets, entre outros.
 
O descarte incorreto desse tipo de lixo, quando junto de lixo comum e outros objetos de consumo, promovem diversos danos ao meio ambiente, danos esses severos.
 
Esses componentes emitem substância que têm suas diferenças, e cada uma é prejudicial de uma maneira diferente.
 
O mercúrio, que é um dos elementos que são encontrados nas placas de circuito impresso (componente importante para fixar componentes eletrônicos) realiza a emissão de gases poluentes tanto no ar como nos rios.
 
O chumbo e outros metais pesados são encontrados em TV’s, câmeras e monitores que são despejados no solo.
 
Esses elementos chegam até as águas subterrâneas e as contaminam, além de realizarem a liberação de um fósforo tóxico e maléfico para a saúde dos seres vivos.
 
Por razão disso, os componentes eletrônicos precisam ser descartados nos locais corretos. Entregá-los ao devido destino é a visão de sustentabilidade necessária para vida!

Descubra como é realizada a coleta e reciclagem dos componentes


 

 
Um dos maiores responsáveis pelo crescimento no volume de lixo eletrônico é o consumo em. Em vários casos o valor do conserto de um componente é extremamente próximo do preço de um novo aparelho, o que causa mais componentes sendo descartados.
 
Esses equipamentos não podem ser descartados no lixo comum, embrulhados ou enrolados em jornais. Os componentes eletrônicos precisam ser descartados em locais que são específicos para esse tipo de atividade.
 
Por mais que no Brasil o processo de captação do lixo eletrônico não seja extremamente evoluído, existem pontos de coleta específicos em cada cidade, e cabe às pessoas achá-los e descartar os produtos adequadamente.
 
Depois descartado no local certo, a pilha de lixo eletrônico passa por um processo de triagem em que é desmontado, separando todas as peças, vidro, baterias e outros materiais.
 
Já em relação aos produtos tóxicos que contam com esses componentes eletrônicos, são todos colocados em grandes tanques de armazenamento para aquela substância, que posteriormente é direcionado às empresas que são especializadas nesse serviço.
 
Cuidar do descarte adequado é dever de todos para com o meio ambiente, e por mais que tais atividades não sejam extremamente fiscalizadas, o certo é que o processo seja realizado por profissionais qualificados.
 
Tais profissionais, além de habilidade, contam as ferramentas que são essenciais para manipular os componentes, além de uniformes profissionais que são especializados para que protejam sua saúde ao mesmo tempo que não deixem nenhum tipo de impacto ao meio ambiente.

Reciclagem dos componentes eletrônicos

Como foi relatado neste artigo, a reciclagem certa dos componentes eletrônicos é uma prática muito importante para que a redução aos impactos causados ao meio ambiente possa diminuir.
 
Existem pontos específicos de coleta nas cidades, além de empresas especialistas na captação de tais produtos em grande quantidade.
 
Com o passar do tempo, alguns objetos tendem a se tornar obsoletos, e com o avanço tecnológico e a disputa das empresas pelo mercado, os componentes são substituídos com agilidade.
 
Cuidar do meio ambiente É uma responsabilidade de todos cuidar do meio ambiente. Com um gerenciamento certo do lixo eletrônico o meio ambiente vai poder ser preservado por um período de tempo muito maior.
 
Esse conteúdo foi escrito por Fernanda Juliano, redatora do Soluções Industriais.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp