28/06/2022 às 13h30min - Atualizada em 29/06/2022 às 00h10min

Smart Speakers já representam 10% da audiência das emissoras de rádio nas plataformas digitais

Personalização do aplicativo para ser ativado na loja da Amazon garante que o assistente virtual execute corretamente a solicitação “toque a minha emissora” dada pelo ouvinte

SALA DA NOTÍCIA Wilians Geminiano
https://www.fabricahost.com.br/

Divulgação
Dados fornecidos pela Nextdial revelam que 10% da audiência das emissoras de rádio nas plataformas digitais acontece nos smart speakers, o que mostra a força deste tipo de dispositivo para a estratégia das rádios que estão investindo no streaming para levar a sua programação para além da localização de sua antena, o tradicional dial. No entanto, uma das limitações identificadas é quando o ouvinte chama a Alexa para pedir que “toque minha emissora”, pode acontecer de uma rádio de outra cidade, mas com o mesmo nome, seja executada.

Segundo Wilson Faustino, desenvolvedor de aplicações digitais, isso acontece porque muitas emissoras têm o mesmo nome e fazem parte de uma rede de comunicação, onde a diferenciação está apenas no nome da cidade. Outra limitação é o banco de dados usado pela Alexa, levando a erros, e a personalização da skill permite superar esta limitação tecnológica.

A skill é um aplicativo que pode ser ativado na loja da Amazon e permite à Alexa atender a comandos de voz para uma infinidade de atividades, desde gerenciar dispositivos de casa inteligente (smart home) até executar uma emissora e tocar uma música.

“Algumas emissoras de rádio informaram que muitos de seus ouvintes possuem a Alexa para acompanhar a sua programação e, então, firmamos acordo com uma das principais empresas de infraestrutura e serviços de streaming para o mercado de radiodifusão, a Fábrica Host, para oferecer a personalização das skills para seus clientes", revela Faustino. “Com isso, as emissoras de rádio podem ter as suas skills personalizadas e garantir a precisão no comando de voz dada pelo ouvinte que deseja ouvir a sua rádio preferida no dispositivo”, acrescenta o desenvolvedor.

Rodrigo Garcia, da Fábrica Host, destaca que esta parceria é um apoio ao fortalecimento do meio rádio nas plataformas digitais “e com recursos para que as emissoras obtenham os melhores resultados neste novo ambiente”, acrescenta o executivo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp