30/06/2022 às 14h33min - Atualizada em 01/07/2022 às 00h11min

Programa de voluntariado do Bradesco registra crescimento de mais de 70%

O número de colaboradores voluntários saltou de 22 mil, no ano de 2019, para 38 mil em 2021. Pesquisa Voluntariado no Brasil, do Datafolha, comprova o avanço dessa atividade no Brasil

SALA DA NOTÍCIA emilly moreira
https://banco.bradesco/html/classic/sobre/sustentabilidade/index.shtm

Divulgação

São Paulo, 30 de junho de 2022-- A terceira edição da Pesquisa Voluntariado no Brasil, conduzida pelo Datafolha com apoio do IDIS (Instituto para Desenvolvimento Social) e patrocinada pelo Bradesco, mostrou que 22% dos brasileiros fazem alguma atividade voluntária, o que corresponde a um aumento de 16 pontos percentuais em relação a 2011, última versão do estudo. Os dados dão conta ainda que 12% trabalham voluntariamente com frequência, contra 5% em 2011. Ao todo, o Brasil tem cerca de 57 milhões de voluntários ativos. A média de dedicação a esse tipo de ocupação saltou de 5 horas mensais, em 2011, para 18 horas por mês, em 2021.

 

Nessa mesma tendência, o Bradesco experimentou um aumento de pessoas engajadas em seu programa de voluntariado. Em 2021, mais de 38 mil funcionários e estagiários das mais diversas áreas do banco e de empresas ligadas ao Bradesco participaram de ao menos uma ação de voluntariado. Em 2019, antes da pandemia, esse número era de 22 mil colaboradores. O ano passado registrou também mais de 57 mil horas dedicadas às atividades, beneficiando 200 mil pessoas.

 

O Programa Voluntários Bradesco, criado em 2007 como parte das iniciativas de Sustentabilidade da Organização, redirecionou suas ações para atender às principais demandas sociais impostas pela pandemia. Entre os destaques está a campanha Voluntários Bradesco contra a fome, que reuniu mais de 28 mil funcionários e estagiários. Por meio de atividades presenciais e virtuais, foram distribuídas 555 toneladas de alimentos em todas as regiões do Brasil, beneficiando mais de 139 mil pessoas. Outra iniciativa, desenvolvida por um grupo de voluntários na Cidade de Deus (Osasco/SP), onde fica a matriz do Bradesco, arrecadou mais de duas toneladas de tampinhas plásticas para serem doadas ao Instituto Amor Rosa, que apoia pacientes em tratamento oncológico.

 

O Programa Voluntários Bradesco foi um dos finalistas do Prêmio Voluntariado Transformador, em 2021, na categoria Voluntariado Corporativo. O programa oferece oportunidades de participação em ações estruturadas, e por meio de manuais de orientação e oficinas de capacitação presenciais e online, incentiva a atuação voluntária dos colaboradores a causas alinhadas ao propósito da Organização e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável instituídos pela ONU.

 

Embora a principal motivação do programa seja gerar benefícios socioambientais por meio da doação de tempo, talento e conhecimento, todas as atividades contribuem para o desenvolvimento de competências, habilidades e relacionamentos entre os voluntários.

 

Mentoria online

O projeto Semear (Empregabilidade e empreendedorismo), fruto de uma parceria entre o Programa Voluntários Bradesco, a Unibrad (Universidade Corporativa do Bradesco), a área de Diversidade & Inclusão do Bradesco e o Instituto Joule, prepara funcionários do banco para atuarem como mentores voluntários de jovens negros de 18 a 29 anos de todo o país, proporcionando encontros e experiências que alavancam o desenvolvimento de habilidades para o futuro. Em 2021 os voluntários dedicaram 1,4 mil horas de mentoria online, compartilhando ideias, experiências e soluções para desafios reais. Além dos jovens negros, o Programa tem iniciativas com foco em famílias que possuem pessoas com deficiência, comunidades indígenas e refugiados.

 

15 anos do Programa Voluntários Bradesco

Desde 2007, foram mais de 167 mil funcionários e estagiários envolvidos em 1.321 ações do Programa Voluntários Bradesco. Entre as principais ações reservadas para esse ano estão a nova edição do Voluntários Bradesco Contra a Fome e a 9ª Campanha Nacional pela Doação Voluntária de Sangue, agendada para o segundo semestre. A terceira turma do Unibrad Semear (empregabilidade e empreendedorismo) também está em andamento, dessa vez com 100 duplas de mentores e mentorados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp