01/07/2022 às 09h41min - Atualizada em 02/07/2022 às 00h01min

Instituto Noitikos oferece serviços para crianças com déficit de aprendizagem a preços populares

Frente ao aumento do custo de vida das famílias somado à elevação das mensalidades dos convênios médicos, entidade, que tem capacidade para atender 200 crianças, se prepara para uma ampliação na demanda

SALA DA NOTÍCIA Lícia Maria Assunção Martins

São Paulo, junho de 2022 - Com a inflação em alta, os reajustes como de combustíveis e da cesta básica tem pesado o bolso do consumidor brasileiro. Somado a isso, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou no mês de maio um aumento de 15,5% nos planos de saúde individuais e familiares — o maior aumento desde o início da série histórica em 2000. Com tantas despesas, atividades importantes acabam sendo negligenciadas pelas famílias, como serviços de saúde e educação.

Na contramão e em auxílio aos pais de crianças com transtornos de aprendizagem, a cidade de São Paulo conta com o INAPE-Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino, que oferece acompanhamento especializado para deficiência intelectual e dislexia, transtorno de déficit de atenção, autismo, transtorno desafiador opositor, TDAH e Síndrome de Down. O atendimento multidisciplinar é oferecido com valores econômicos, e muitas vezes, gratuito.

Cidoca Sabará, coordenadora dos projetos e diretora da Instituição, explica que o atendimento começa com neuropsicóloga e neuropediatra que fazem diagnóstico quando uma criança chega para intervenção. Depois, são encaminhadas a outros profissionais como psicóloga, terapeuta ocupacional e fonoaudióloga.
“Todos os nossos profissionais são especializados para trabalhar com transtornos. Iniciamos com quatro atendimentos: neuropsicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Crescemos e hoje contamos ainda com uma psicomotricista, além de duas terapeutas ABA (Análise do comportamento Aplicada), método muito utilizado para o tratamento do espectro autista, mas que serve para outros déficits também”, explica a coordenadora. Cidoca Sabará cita ainda que, em alguns casos, as crianças e jovens podem frequentar o Instituto diariamente.

“Para socialização, temos os dois contraturnos: o maternal e o de 7 até 17 anos para esta finalidade e para aquisição de autonomia, trabalho em equipe, competências sócio emocionais – esses são os casos de crianças que vêm ao Inape todos os dias e ficam aqui. Temos alimentação, oficina de gastronomia, desenho, artes, balet, judô, informática, maquiagem, manicure, inglês e pensamos em espanhol também”.
Hoje, o Instituto Noitikos funciona na zona sul de São Paulo recebendo alunos de escolas da região, mas devido ao trabalho realizado, também acolhe estudantes de outros bairros e municípios. São 90 crianças atendidas, mas a ideia é ampliar para até 200 o número de beneficiados.

“Os pais não encontram lugares que tenham todos os possíveis atendimentos que a criança necessita em um único lugar. Fora o valor simbólico a pagar. Existem clínicas em que esse tipo de avaliação neuropsicológica que fazemos, custa caro, entre 2 a 4mil reais, mas cobramos o teto de 800 reais aqui, com duração de 4 a 6 semanas. Agora, com todo o custo de vida e ainda o aumento no valor dos convênios médicos, esperamos por um aumento na nossa demanda e estamos prontos para isso”, afirma Cidoca Sabará.

Serviços Instituto Noitikos

Quantificar e qualificar as alterações detalhadas das funções cognitivas, com a finalidade de diagnosticar ou detectar os sintomas dos transtornos.
Investigar a natureza e o grau das alterações cognitivas e comportamentais.
Monitorar a evolução das intervenções multidisciplinares.
Planejar programas de reabilitação, voltados para as alterações cognitivas, comportamentais e da vida diária.
Avaliar, por meio de entrevistas (anamnese), testes neuropsicológicos ou de aprendizagem, que sejam quantitativos e qualificativos das funções cognitivas (atenção, percepção, memória, linguagem e raciocínio) e executivas (são um conjunto de habilidades necessárias para o controle e a autorregulamentação da conduta.

Instituto Noitikos
O Instituto Noitikos de Apoio ao Ensino – INAPE é uma pessoa jurídica de direito privado, com fins não econômicos, dirigido por Maria Aparecida de Lima Tomazelli Sabará, caracterizado como entidade de assistência social, visando ao atendimento e assessoramento aos beneficiários abrangidos pela Lei Orgânica de Assistência Social – Lei N° 8.742/93, bem como as que atuam na defesa e garantia de seus direitos.
Está situado à Rua Horácio Alves da Costa, 234 - CEP 04401-000 - Jardim Nosso Lar - São Paulo - SP, telefone (011) 3596-2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp