04/07/2022 às 16h03min - Atualizada em 04/07/2022 às 18h10min

Projeto Formações IEE capacita cerca de 1.000 profissionais de sete estados

Ações começam neste mês de julho e, em algumas cidades, seguem até agosto, atingindo total de 13 municípios, com a metodologia do Instituto Esporte & Educação, de Ana Moser, baseada nos princípios do esporte educacional

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho

Treze cidades de sete estados receberão em julho o Projeto Formações IEE, do Instituto Esporte & Educação (IEE). Ao longo deste mês e seguindo em agosto, cerca de 1.000 profissionais serão capacitados nos diferentes municípios com a metodologia do IEE, baseada nos princípios do esporte educacional. As ações começam na cidade mineira de Mário Campos, nesta quarta-feira (6) e, ainda nesta semana, chegam a Ouroeste, no interior de São Paulo, na quinta-feira (7), e em Frutal, também em Minas Gerais, na sexta-feira (8). Já a mineira Poços de Caldas terá ações do Projeto até a sexta-feira.

O Projeto Formações IEE estará também em São João do Piauí-PI, Natal-RN, Salvador-BA, Ipatinga-MG, Cachoeira-BA, Dias D'Ávila-BA, Dourado-SP, São Cristóvão-SE e São Luís-MA. Nesses locais, as ações do Projeto seguirão na plataforma EaD desenvolvida pelo IEE durante a pandemia da Covid-19. O IEE foi criado e é presidido pela medalhista olímpica Ana Moser.

Em 2022 o Projeto Formações IEE, nas suas diferentes temáticas, está sendo realizado de forma híbrida, com ações presenciais e em EaD. Alguns participantes do Projeto (professores, gestores, coordenadores e diretores das escolas) conhecerão os pilares e atividades que sustentam uma Escola Ativa e terão a oportunidade de estruturar e sistematizar os planos de ação, com propostas que enfatizam, em cada unidade escolar, o movimento, a educação física e o esporte nos currículos e projetos didáticos.

Outros cursionistas terão contato com a Dimensão e Princípios do Esporte Educacional, e Prática de jogos, unindo a teoria com a prática. E, em São João do Piauí, aplicação da prática da ginástica, relacionando com os princípios do esporte educacional. No Polo Ouroeste/SP teremos o encerramento do Projeto com a realização do Seminário de Boas Práticas.

"Com a nossa metodologia, o objetivo é proporcionar um aprendizado diferenciado aos professores, incluindo dinâmicas e estudos em grupo, e consequentemente um maior desenvolvimento dos alunos, tornando as escolas espaços mais disponíveis para o movimento, a educação física e o esporte", afirma Ana Moser, presidente do IEE.

A metodologia do IEE tem sido desenvolvida e aplicada pelo Instituto ao longo de seus 21 anos de atuação. O foco é o esporte educacional, não competitivo, que segue os princípios da inclusão e do respeito às diferenças, com a capacitação de professores e a aplicação do método por esses profissionais de educação formados pelo IEE.

O Projeto Formações IEE tem como financiadores Novelis, Bayer, Facebook, Vale, Alcoa, Nubank, PremieRpet, Toyota, Verde, Ball, Johnson&Johnson e Aliança da Bahia Participações, via Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

Sobre o Instituto Esporte & Educação – Criado em 2001 pela medalhista olímpica Ana Moser, o Instituto Esporte & Educação (IEE) já atendeu a 6 milhões de crianças e jovens e capacitou mais de 55 mil professores e educadores em todo o Brasil.

A metodologia do IEE é baseada nos princípios do esporte educacional: inclusão de todos, construção coletiva, respeito à diversidade, educação integral, rumo à autonomia. Além das esportivas, as atividades realizadas são nas esferas da cultura, saúde, cidadania, protagonismo juvenil e ação comunitária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp