05/07/2022 às 11h28min - Atualizada em 06/07/2022 às 00h01min

Número de diagnósticos em diabetes vem crescendo em todo o mundo

Natália F. Lombardi Asinelli (*)

SALA DA NOTÍCIA Natália F. Lombardi Asinelli

Freepik
A diabetes é uma doença conhecida em todo o mundo e tem sido considerada, cada vez mais, uma das doenças crônicas mais preocupantes. Essa doença, uma vez diagnosticada, não afeta somente a forma como a pessoa se alimenta, mas também pode influenciar seu dia a dia e gerar complicações em todo o corpo caso não seja controlada.

Dados da Federação Internacional de Diabetes mostram que hoje existem cerca de 537 milhões de adultos no mundo vivendo com diabetes, e cerca de 44% destas pessoas não sabem que possuem esta condição clínica. No Brasil existem cerca de 15,7 milhões de adultos com diabetes, e ocupamos o sexto lugar no mundo em número de pessoas com esta condição. A projeção para o ano de 2045 é que 783 milhões de pessoas no mundo vivam com esta condição clínica, o que mostra um grande salto em número de casos em pouco mais de 20 anos.

Existem dois tipos de diabetes, a tipo 1 de característica autoimune e que não é possível evitar sua ocorrência. Normalmente diagnosticada na infância e manejada até o fim da vida. Já a diabetes tipo 2 é a forma adquirida da condição, a qual é desenvolvida devido a predisposição genética e principalmente devido a hábitos de vida pouco saudáveis. A ocorrência da diabetes é sempre ligada a ingesta de doces de forma exagerada, mas cometemos um grande equívoco ao pensar desta forma. Na verdade, o risco de uma pessoa desenvolver diabetes envolve mais fatores além da alimentação rica em açucares. Aspectos do dia a dia, como a inatividade física, obesidade, consumo de álcool e tabagismo, além de uma alimentação pobre em fibras, rica em açúcar, carboidratos e gorduras, contribuem para o desenvolvimento desta condição. Algumas doenças crônicas comuns também influenciam e aumentam a chance de desenvolvermos diabetes como a hipertensão e a dislipidemia.

Apesar da prevenção da diabetes ser considerada pouco convidativa devido à necessidade de mudança no estilo de vida, é de grande importância que pessoas que apresentam fatores que contribuem para seu aparecimento façam o máximo para evitar seu diagnóstico. A diabetes diagnosticada aumenta as chances de desenvolvimento de complicações por todo o corpo também muito sérias e que podem trazer diminuição da qualidade de vida e piora significativa do estado de saúde.

A diabetes não controlada pode levar a ocorrência de diversas novas complicações de saúde no nosso corpo. Dentre elas estão a retinopatia diabética, complicação que afeta os olhos e diminui a acuidade visual. A neuropatia diabética, condição que sente diversos sintomas pode levar à perda da sensibilidade nos pés, o que impede que o diabético perceba que apresenta lesões. Essa perda de sensibilidade associada a dificuldade de cicatrização, também derivada da diabetes, pode fazer com que o diabético não perceba que possui uma lesão não cicatriza da, aumentando as chances de infecção local e maiores complicações na região. Outras complicações mais conhecidas envolvem a doença renal, e aumento das chances de ocorrência de infartos e acidentes vasculares encefálicos.

É de grande importância que nos mantenhamos atentos a pequenas mudanças no nosso dia a dia que podemos realizar para evitar o desenvolvimento da diabetes, alimentação saudável e realização de atividades físicas, são pontos cruciais e relevantes para a prevenção da diabetes, além do controle de outras doenças crônicas quando existentes.

*Natália F. Lombardi Asinelli é professora da Escola Única de Saúde do Centro Universitário Internacional Uninter.
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp