16/06/2021 às 12h20min - Atualizada em 17/06/2021 às 00h00min

Alunos da Scuola Eugenio Montale participam de evento com premiado coreógrafo italiano Paki Meduri

Encontro on-line, que contará com o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, faz parte da Settimana del Cinema Italiano nel Mondo

SALA DA NOTÍCIA Marcela Martinez
www.montale.com.br
divulgação
Os alunos das classes I, II e III da Sc. Sec. di II Grado (Liceo) da Scuola Eugenio Montale participarão do evento “A Cena em Cena”, que faz parte da Settimana del Cinema Italiano nel Mondo - "Fare Cinema 2021". Organizado pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e pelo Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, a iniciativa prevê a exibição de dois filmes italianos – ‘Tito e gli Alieni’ e ‘Padrenostro’ –, ambos cenografados pelo premiado Paki Meduri, cenógrafo italiano formado em arquitetura pela Università "La Sapienza", de Roma, e que em 2016 recebeu o Prêmio Nastro d'Argento pela produção de Suburra e Alaska. “O Cinema italiano fica muito escondido na sombra da grande indústria de cinema americano que, querendo ou não, sempre tem algo a mais para oferecer. Isso influencia as preferências dos adolescentes, que acham que filme bom é somente os das indústrias maiores. Nossa missão é aumentar o leque de preferências e do conhecimento do cinema dos nossos alunos”, revela Fabio Pizzighello, coordenador da Sc. Sec. Di I e II Grado.

Os estudantes vão assistir aos filmes acompanhados de seus professores e ainda participarão de um encontro on-line e ao vivo, no canal de YouTube do Consolato Generale d'Italia a San Paolo, nesta sexta (18). O encontro terá a participação de Filippo La Rosa, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, e de Paki Meduri, que falará sobre seus trabalhos e os desafios da cenografia na produção cinematográfica. Para o coordenador Pizzighello, é muito importante que os alunos da Montale participem desse evento porque a pandemia mudou o parâmetro de todos. “É preciso que a nova geração que se formará nos anos futuros aprenda a deixar espaço para as emoções boas que um filme italiano sabe transmitir, sem muitos efeitos especiais, mas com profundidade na atuação e na escolha dos temas sempre atuais e, às vezes, críticos”.

A Settimana del Cinema Italiano nel Mondo - "Fare Cinema 2021” termina no dia 20 de junho.

Sobre a Eugenio Montale

A Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana localizada no Morumbi, em São Paulo. É reconhecida como paritária pelo Governo Italiano, o que possibilita a obtenção de um diploma válido em toda Europa, além do diploma brasileiro. Oferece disciplinas da área de humanas aliadas às científicas, que permitem a formação de alunos com uma visão multicultural e internacional. Dedica-se à Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Cursos de Língua e Cultura italiana. Foi fundada em 1982 e sempre esteve comprometida com uma pedagogia de base filosófica humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano.

Conta com gestão participativa, tal qual se deu em sua criação. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, regida por Sócios Beneméritos e por sócios Contribuintes (responsáveis financeiros dos alunos), que integram um Comitê de Gerenciamento de forma paritária. Essa forma de gestão permite, por um lado, garantir a longevidade da instituição e, por outro, manter viva a qualidade de ensino.

Promove um ambiente multicultural e diversificado em conformidade com as exigências atuais de uma escola internacional. Sua proposta é de oferecer uma alternativa às escolas já existentes em São Paulo, com ênfase no currículo italiano aliado ao brasileiro. Seu foco é a formação de alunos com uma visão ampla, inovadora e internacional.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0