26/07/2022 às 14h25min - Atualizada em 26/07/2022 às 15h10min

Rômulo Crispim conquista medalha de bronze na 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô

Ele foi o único surdoatleta a subir ao pódio no campeonato internacional de judô

SALA DA NOTÍCIA Imprensa CBDS
http://www.cbds.org.br/cbds

Divulgação

Após conquistar a medalha de bronze na última edição da Summer Deaflympics (Surdolimpíada de Verão), maior evento multidesportivo internacional para surdoatletas do mundo, realizada no Brasil, em maio, o judoca Rômulo Crispim subiu novamente ao pódio, neste fim de semana. 

Responsável pela conquista da primeira medalha do Brasil na 24ª edição da Deaflympics (2022), Rômulo foi o único atleta surdo a subir ao pódio na 16ª edição da Copa Rio Internacional de Judô.

"Rômulo, que é surdatleta da CBDS, deixou 12 atletas para trás e garantiu um bronze no Sub-21, na categoria de -73kg", destaca a supervisora administrativa do departamento de judô da CBDS, Jacqueline Felix.

Para a presidente da CBDS, Diana Kyosen, destaca a importância da conquista e reforça o direito dos surdos à bolsa atleta. "É um orgulho para nós, da CBDS, ver os surdoatletas fazendo história em competições importantes como a Copa Rio Internacional de Judô. Comemoramos cada conquista porque sabemos a luta deles para se manter treinando e competindo. Por isso, é tão importante nossa luta pelo bolsa atleta. Para que eles possam continuar com os treinos e possam participar de campeonatos de alto rendimento. A conquista da medalha só reforça o potencial dos surdoatletas", destaca a presidente da CBDS, Diana Kyosen. 

Realizado nos dias 23 e 24 de julho de 2022, no Velódromo, do Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ), o evento teve combates de alto nível nas classes Sub-18, Sub-21 e Sênior. Participaram atletas de destaque nacional, enquanto nomes históricos do judô prestigiaram o campeonato. 

Após a conquista de medalha na Deaflympics, o surdoatleta Rômulo Crispim subiu de categoria. Ele, que antes disputava na categoria -66kg, agora defende o Instituto Reação na categoria -73kg.

Nascido em Ariquemes, cidade de Rondônia, o judoca é o atual bicampeão brasileiro surdolímpico na categoria -66kg. No final de 2021, Rômulo venceu a competição disputada em São José dos Campos. Ele já havia faturado o título em 2019. No início de 2022, ele se mudou para o Rio de Janeiro e, mesmo sem patrocínio, vem persistindo no seu sonho e se destacando em importantes eventos nacionais e internacionais, disputando inclusive com atletas ouvintes.

"Estou muito feliz pela conquista do 3º lugar na Copa Rio Internacional de Judô. Agradeço a Deus, a meus parceiros de treino, senseis e minha família", destaca Rômulo, que é o atual bicampeão brasileiro surdolímpico na categoria -66kg, sendo considerado uma das revelações da CBDS.

 

Resultados da Copa Rio Internacional de Judô

A Copa Rio Internacional de Judô foi realizada pela Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ), que completa 60 anos de história em 2022, com chancela da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). 

A 16ª edição contou com a inscrição de 1094 atletas, de 138 clubes, além de um atleta da Argentina. 

A Confederação Brasileira de Desportos de Surdos tem o patrocínio das Loterias CAIXA. Para saber mais acesse o site da CBDS.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp