18/06/2021 às 14h29min - Atualizada em 19/06/2021 às 00h00min

Cartão de loja: o que você precisa saber

Se você não sabe como funciona o cartão de crédito de loja e se ele é confiável, vou te mostrar tudo sobre este tema para tirar suas dúvidas!

SALA DA NOTÍCIA Victor Augusto de Alencar
Pixabay
 

Se você é um consumidor fiel de alguma loja, provavelmente já recebeu a proposta de fazer um cartão de crédito próprio associado a ela. 

Isso é bastante comum em grandes marcas do varejo, principalmente lojas de roupas e eletrônicos.

Sabemos que essa modalidade gera dúvidas. Por isso, preparamos este artigo para explicar como funcionam os cartões de loja. Vamos mostrar suas vantagens e desvantagens indicando de forma clara e direta as características deste cartão de crédito.

Assim, você poderá analisar se ele é uma boa opção para você e aproveitar os descontos e benefícios que a loja proporciona sem maiores preocupações.

Como funcionam os cartões de loja

Na prática, os cartões de loja são uma maneira de fidelizar clientes através de descontos. Ou seja, a loja oferece vantagens exclusivas aos clientes com seu cartão, geralmente com descontos e um parcelamento maior das compras. 

Com isso, o cliente continua fazendo compras na loja atraído por esses benefícios e se torna cada vez mais fiel ao estabelecimento.

Geralmente, basta você ir até uma loja física levando seus documentos para conseguir solicitar o cartão da sua loja preferida. Mas alguns estabelecimentos também permitem que você faça essa solicitação online, através do site oficial da loja ou do banco parceiro.

Além disso, as lojas costumam oferecer duas versões. O cartão simples é aquele que pode ser utilizado apenas em lojas da rede, e não serve como um cartão de crédito comum.

Já os cartões com bandeira são associados a bancos e, além de oferecer vantagens e descontos exclusivos nas lojas, também podem ser utilizados em qualquer outro estabelecimento que aceite a bandeira, geralmente Visa ou Mastercard. 

Vantagens

  • Você receberá descontos exclusivos da loja.
  • Muitas empresas permitem que clientes com o seu cartão paguem a primeira parcela da fatura dias após a compra, cada loja com seu próprio critério.
  • As empresas também oferecem um parcelamento maior do que nos cartões de crédito normais, geralmente em até 24 vezes. Mas isso pode ser ainda maior dependendo da loja.
  • Você pode ganhar brindes e vale compras em datas comemorativas.

Desvantagens

  • Os cartões de crédito de loja costumam ter uma anuidade.
  • É mais um cartão de crédito que você obtém podendo se enrolar financeiramente. Então se você tem dificuldade em se organizar financeiramente, evite solicitar este tipo de cartão.

Cartão de loja X Cartão de crédito tradicional

Já citamos que as lojas oferecem cartões simples para compras internas e cartões de crédito comuns. Para quem solicita a modalidade simples, esta é a primeira diferença, você não conseguirá fazer compras fora do estabelecimento.

Porém, se você solicitar o cartão de crédito da loja, ele vai funcionar como todo cartão de crédito e você poderá aproveitar as vantagens da bandeira, como o Mastercard Surpreenda e o programa Vai de Visa.

Uma vantagem é que pode ser mais fácil conseguir cartão sem comprovação de renda através das lojas. Além disso, muitas não cobram anuidade para atrair clientes. 

Porém, esse cartão pode não contemplar programa de pontos e outras vantagens de cartões de crédito comuns. Assim, compare as opções para verificar se solicitar um cartão de crédito de loja é uma boa opção em seu caso.

Vale a pena ter um cartão de loja?

Nesse contexto, vale a pena ter um cartão de loja? Isso vai depender do seu estilo de compra. Se você é fiel a uma loja, está acostumado a comprar lá e tem gastos recorrentes nesse estabelecimento, então provavelmente o cartão de crédito da loja valerá a pena para você.

Porém, se você é daqueles que compara preços, promoções e condições de compra antes de efetuar um pagamento, sem dar preferência a uma loja específica, então é provável que este cartão extra seja mais um custo do que um benefício.

Lembre-se que você precisará arcar com a anuidade de mais um cartão e precisará incluí-lo na sua organização financeira para não realizar pagamentos com atraso e correr o risco de ficar negativado.

Onde encontrar online?

Geralmente, os próprios sites das lojas oferecem o cartão de crédito online. Você precisará fornecer alguns dados e esperar a análise de crédito para obter a aprovação e receber o cartão em sua casa.

Porém, você pode usar um comparador de cartão de crédito online. Nele é possível encontrar cartões tanto de lojas quanto de bancos comuns, ajudando você a ter uma visão de todas as opções disponíveis e escolher aquela que se adequa melhor ao seu caso.

Considerações finais 

Depois de entender como funciona o cartão de loja e todas as suas vantagens e desvantagens, você pode decidir solicitar o seu e buscar como conseguir cartão de crédito.

Mas não se preocupe porque este procedimento é muito simples e você pode fazê-lo online ou na loja física levando alguns documentos como identidade, comprovante de residência e comprovante de renda.

Antes de tomar a decisão de pedir o cartão de crédito da sua loja favorita, verifique bem todas as taxas que ele cobra e analise se você tem condição de arcar com mais esse custo.

Além disso, lembre-se de que esse cartão deve ser um benefício e não pode virar um problema ou fonte de endividamento.

Por fim, aproveite todos os descontos, parcelamento, vales e vantagens que o seu estabelecimento preferido oferece.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Informações indisponíveis

0