14/01/2020 às 12h58min - Atualizada em 14/01/2020 às 14h03min

Resíduos descartados podem gerar oportunidades de negócio a serem exploradas

Alguns empreendedores enxergaram no lixo uma chance de abrir seus próprios negócios a partir de inovação e criatividade. O resíduo descartado se transformou em um empreendimento lucrativo e sustentável.

DINO
https://sanepav.com.br/

De acordo com o WWF (Fundo Mundial da Natural), o Brasil é o quarto país que mais produz lixo no mundo. A maior parte desse lixo é coletada e descartada em lixões e aterros espalhados por todo o Brasil. Outra parte é reaproveitada e reciclada por cooperativas. O que não parece ser mais útil para uns, se tornou uma fonte de oportunidades e criação de um novo mercado.

Alguns empreendedores enxergaram no lixo uma chance de abrir seus próprios negócios a partir de inovação e criatividade. O resíduo descartado se transformou em um empreendimento lucrativo e sustentável.

Importância da reciclagem do lixo para a economia e meio ambiente

A reciclagem recupera e transforma o lixo descartado em um novo produto. O reaproveitamento de resíduos diminui a quantidade de lixo não reaproveitado na natureza, o que contribui para a redução do impacto ambiental.

O reaproveitamento de resíduos também faz com que a produção de novas matérias-primas seja menor. Isso significa que quanto mais se recicla, mais produtos são reaproveitados.

Além dos benefícios para o ambiente, a reciclagem também alavanca a economia e diversos setores da sociedade. As empresas que são criadas com o objetivo de reaproveitar o lixo gerado pela sociedade injetam dinheiro na economia, além de gerar novos empregos e renda. A partir dessa constatação, cai por terra o mito de que preservar o meio ambiente pode frear o crescimento econômico. É possível, ao mesmo tempo, salvar o planeta e aumentar a economia de um país.

O desafio na reutilização do lixo eletrônico

Com o avanço da tecnologia, o descarte de aparelhos eletrônicos, tais como celular, tablet e notebooks, tem aumentado. O brasileiro passa muito tempo usando produtos eletrônicos. O Brasil é o quinto país no ranking de pessoas que mais passam tempo utilizando celular por dia no mundo.

Com o aumento da demanda, a preocupação com o descarte correto desses equipamentos também aumentou. Entretanto, algumas empresas têm apresentado soluções sustentáveis, como reciclagem de objetos eletrônicos.

A importância de se discutir o assunto

A reutilização do lixo eletrônico e todo e qualquer resíduo descartado é fundamental para o meio ambiente e, por isso, deve-se investir em educação e conscientização da população. Em novembro de 2019, o evento "SEMEAR - Resíduos Sólidos: O lixo gerando oportunidades", organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, discutiu os principais entraves na gestão de resíduos e apresentou práticas de sucesso na área. Foram apresentados também dados atualizados sobre o estágio de implementação da política nacional de resíduos sólidos nos 644 municípios paulistas.

O evento contou com a presença da Sanepav, fundada há 23 anos, atua oferecendo soluções na área de saneamento, limpeza urbana e gerenciamento de resíduos. A empresa acredita que fomentar a reutilização de resíduos é parte fundamental para a conquista de um lugar mais ecológico. A presença de empresas como a Sanepav mostra o quanto o poder público e privado devem se preocupar com aquilo que é descartado em solo.

A empresa contribui para minimizar problemas ambientais, como o descarte de lixo, apresentando soluções para um suporte maior no momento do descarte de resíduos incluindo objetos eletrônicos.

Sanepav no Tribunal de Contas | Por dentro da Sanepav



Website: https://sanepav.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp