08/08/2022 às 14h24min - Atualizada em 08/08/2022 às 21h40min

1.213 mil alunos de São José do Rio Preto aprenderão brincando sobre energia elétrica e eficiência energética com a Ação Itinerante CPFL nas Escolas

A carreta itinerante da CPFL nas Escolas estará Parque Técnológico de São José do Rio Preto, de 8 de a 19 de agosto. A proposta do projeto é chegar em 25 municípios no Estado de São Paulo este ano, atingindo mais de 12 mil estudantes

SALA DA NOTÍCIA THAIS DE ALMEIDA MARTINS
Publicar Comunics

Divulgação
1.213 mil alunos de São José do Rio Preto aprenderão brincando sobre energia elétrica e eficiência energética com a Ação Itinerante CPFL nas Escolas
A carreta itinerante da CPFL nas Escolas estará Parque Técnológico de São José do Rio Preto, de 8 de a 19 de agosto. A proposta do projeto é chegar em 25 municípios no Estado de São Paulo este ano, atingindo mais de 12 mil estudantes

De 8 a 19 de agosto, o município de São José do Rio Preto contará com as atividades da Ação Itinerante CPFL nas Escolas, em que os alunos e professores terão a oportunidade de conhecer mais sobre o tema energia elétrica e eficiência energética por meio de atividades lúdicas, que estarão divididas por turmas credenciadas. A carreta itinerante estará localizada no Parque Técnológico de São José do Rio Preto e atenderá os alunos do 1º ao 5º ano das escolas participantes: EM Alvaro Luiz Angeloni, EM Cenobelino De B. Serra, EM João José Féris, EM Cenobelino De B. Serra/ EM Cyrino Vaz De Lima, EM Leda De Seixas Souza, EM Roberto Jorge, EM Paul Percy Harris, EM Sylvio Benito Martini.

A proposta da Ação Itinerante é que educadores e alunos interajam com os conceitos de energia elétrica e eficiência energética, suas práticas de conservação e a utilização racional dos recursos e meio ambiente. Esta é a dinâmica no projeto “CPFL nas Escolas – Energia em Jogo”, uma iniciativa do Grupo CPFL, que dissemina muito conhecimento sobre o por meio das carretas itinerantes aos municípios visitados, além de proporcionar atividades de lazer e entretenimento aos jovens beneficiados. “Desde o início do programa, ainda em 2010, cerca de 200 mil pessoas já foram atingidas pela iniciativa. A partir de maio deste ano, as carretas chegarão a 25 municípios no Estado de São Paulo, com a expectativa de atender 12 mil estudantes e 2 mil professores. A previsão é que até junho de 2023, as carretas itinerantes atinjam mais de 15 mil alunos.”, prevê Luciana Allan, diretora pedagógica do Instituto Crescer.

Entre as atividades praticadas durante a visitação das carretas aos municípios, estão ações lúdicas, com jogos educativos e interativos, onde os alunos são convidados a explorar e conhecer as diversas formas de energia, - seja por meio de jogos digitais com recursos tecnológicos, jogos de tabuleiro ou mesmo experimentos ligados à ciência. De acordo com Letícia Dotta, gestora do projeto pelo grupo CPFL, a iniciativa vem para somar os esforços empregados no projeto “CPFL nas Escolas” e propagar ainda mais o tema junto aos educadores, alunos e também a comunidade escolar, públicos que podem replicar as boas práticas em seu dia a dia.

Letícia explica que, desde o início do funcionamento das carretas, em 2010, já foram alcançadas 200 mil pessoas, de público em geral, em sua maioria, alunos e professores, em 89 municípios da área de concessão do grupo CPFL. “Consumir energia de maneira consciente é importante para reduzir os impactos ao nosso futuro. Por isso, elaboramos ações interessantes e com formatos diferentes para trazer dinamismo ao projeto. Desta forma, a sociedade em geral tem ferramentas e conhecimentos suficientes para mudar seus hábitos e trabalhar a conscientização sobre uso eficiente de energia, a cultura da eficiência energética e o desenvolvimento sustentável para tornar o mundo mais justo para todos”, finaliza.

PROJETO CPFL NAS ESCOLAS
CPFL nas Escolas – Energia em Jogo é uma iniciativa da ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica - Programa de Eficiência Energética – PEE; CPFL Energia; CPFL Paulista; CPFL Piratininga; CPFL Santa Cruz; e com realização do Instituto Crescer.

Segundo a diretora do Instituto, a proposta do projeto é ensinar não só os conceitos e conteúdos das Ciências (particularmente aqueles ligados às noções de energia e eletricidade), mas também os jeitos de pensar da Ciência e desenvolver um conjunto de novos conhecimentos e habilidades, bem como influir o pensamento crítico:
  • Argumentar, apontando razões pelas quais devemos consumir energia elétrica de maneira eficiente;
  • Argumentar em favor da necessidade de todas as pessoas terem acesso à energia elétrica limpa e de baixo custo;
  • Reconhecer e explicar os benefícios no uso de fontes limpas para a geração de energia elétrica.

RESULTADO E META CPFL NAS ESCOLAS
Em 2021, o CPFL nas Escolas atendeu 66 municípios, 1.800 professores e 33.500 alunos.

A meta de atendimento em 2022 é chegar a 90 mil alunos por meio de 2.400 professores em 221 cidades da área de concessão da CPFL Paulista, CPFL Santa Cruz e da CPFL Piratininga. Para isso, este ano o projeto tem como inovação as carretas itinerantes com atividades educacionais, jogos com a temática de energia e experimentos científicos, que irão até os estudantes e professores dos municípios atendidos pelo projeto.
 
As escolas pré-selecionadas serão chamadas pelas Secretarias de Educação. As interessadas em participar do projeto podem se inscrever pelo WhatsApp: (11) 97123-1396 e obter mais informações no site: www.cpflnasescolas.com.br

SOBRE A RGE - Responsável por distribuir 65% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 3 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.
Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

SOBRE A CPFL ENERGIA A CPFL Energia, há 109 anos no setor elétrico, atua nos segmentos de distribuição, geração, transmissão, comercialização e serviços. Desde 2017, o Grupo faz parte da State Grid, estatal chinesa que é a segunda maior organização empresarial do mundo e a maior empresa de energia elétrica, atendendo 88% do território chinês e com operações na Itália, Austrália, Portugal, Filipinas e Hong Kong.
Focada em uma forma mais sustentável de produzir energia, tem na CPFL Renováveis uma das maiores empresas de geração da América Latina a partir de fontes alternativas, com um portfólio baseado em fontes limpas como grandes hidrelétricas, usinas eólicas, térmicas a biomassa, Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) e usina solar. Em geração, é a terceira maior agente privada do País, com capacidade instalada de 4.303 MW.
Com 14% de participação, a CPFL Energia é uma das maiores empresas no mercado de distribuição, totalizando mais de 10 milhões de clientes em 687 cidades, entre os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná. Na comercialização, é uma das líderes no mercado livre, com participação de mercado de 4%. É líder na comercialização de energia incentivada para clientes livres entre as comercializadoras.
A CPFL Energia possui ações listadas no Novo Mercado da B3. O Grupo também ocupa posição de destaque em arte e cultura, entre os maiores investidores brasileiros, por meio do Instituto CPFL.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp