16/01/2020 às 19h05min - Atualizada em 16/01/2020 às 19h05min

TJSC dá posse a 32 novos juízes substitutos

A missão de julgar e solucionar os conflitos da sociedade catarinense

Repórter Marcos Antonio - Marcos Imprensa
TJSC
A missão de julgar e solucionar os conflitos da sociedade catarinense passa a ser um compromisso assumido por 32 novos magistrados do Poder Judiciário do Estado. O grupo de juízes substitutos, aprovado em concurso público encerrado no último mês de dezembro, tomou posse em sessão solene no fim da tarde de quarta-feira (15/1), no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Em cerimônia comandada pelo presidente do TJSC, desembargador Rodrigo Collaço, os novos juízes fizeram a leitura do termo de posse e juramento, de forma coletiva, e assinaram o documento individualmente. No momento mais simbólico do evento, diante de um auditório lotado, os magistrados recém-empossados receberam suas togas pela primeira vez. As peças foram recebidas das mãos de familiares e da juíza Jussara Schittler dos Santos Wandscheer, presidente da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC). "É a realização de um sonho.

Foram muitos anos de estudo e trabalho. Significa a concretização de um objetivo profissional. Poder exercer a jurisdição, o direito, aplicar as garantias, as regras constitucionais, tudo isso é muito gratificante", celebrou Larissa Corrêa Guarezi Zenatti, 31 anos, uma das novas juízas substitutas.

Sonho também realizado para Júlio César de Borba Mello, 31 anos, que agora tem na figura do pai, o juiz Davidson Jahn Mello, uma inspiração e um colega de magistratura. "É um momento mágico, de muita felicidade para toda a família, mas também uma responsabilidade muito grande com a população catarinense de entregar uma atividade jurisdicional de forma célere, equânime e de qualidade", afirmou.

Ao saudar os novos juízes, o desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto destacou a longa jornada que todos os magistrados percorreram até a posse, além de fazer menção ao potencial socioeconômico de Santa Catarina. "É nesse Estado que irão exercer suas atribuições e onde encontrarão um Poder Judiciário de estrutura compatível com esse grau de desenvolvimento", manifestou o desembargador.

Coube à juíza substituta Helena Vonsovicz Zeglin discursar em nome de todos os 32 magistrados empossados. "A solenidade de hoje é a concretização de um projeto de vidas. Digo vidas, no plural, porque esta é uma realização compartilhada", enalteceu Helena, lembrando o papel de familiares e amigos ao longo do percurso de cada um. "Se para alguns a Justiça é uma utopia, para nós, ao ingressarmos na carreira da magistratura, transforma-se numa missão de vida", discursou.

No encerramento da sessão, o presidente Rodrigo Collaço enalteceu a qualidade da formação da nova turma e cumprimentou pessoalmente o desembargador Moacyr de Moraes Lima Filho, 1º vice-presidente do TJ e presidente da Comissão do Concurso, pela dedicação à missão. "Temos a absoluta certeza e segurança de que estão todos devidamente preparados. É esperançoso que o discurso da juíza substituta tenha centrado na função do juiz, nos desafios que se apresentam na magistratura", reconheceu.

Também estiveram presentes na sessão o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Jorge Mussi, e os desembargadores Henry Petry Junior, corregedor-geral da Justiça, e Cid José Goulart Júnior, presidente do TRE-SC. O subprocurador de Justiça para Assuntos Jurídicos, Fábio de Souza Trajano, representou o MP-SC, enquanto a diretora executiva Elizete Lanzoni Alves representou a Academia Catarinense de Letras Jurídicas. A mesa ainda teve a presença do defensor público-geral João Joffily Coutinho, do presidente da OAB-SC, Rafael Horn, e da procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha.




OS NOVOS MAGISTRADOS

ADRIANA INÁCIO MESQUITA DE AZEVEDO

ANDDRÉ UDYLLO GAMAL DE DINIZ MESQUITA

ANDRÉ LUIZ ROMANELLI TIBÚRCIO ALVES

ANDRÉIA CORTEZ GUIMARÃES PARREIRA

AUGUSTO CESAR BECKER

BRUNO SANTOS VILELA

CAIO LEMGRUBER TABORDA

CARLOS HENRIQUE GUTZ LEITE DE CASTRO

CAROLINE ANTUNES DE OLIVEIRA MARQUES

CLAUDIO REGO PANTOJA

DANIEL LEITE SEIFFERT SIMÕES

DANILO SILVA BITTAR

EDUARDO FELIPE NARDELLI

GABRIELA GARCIA SILVA RUA

GUILHERME COSTA CESCONETTO

HELENA VONSOVICZ ZEGLIN

JÉSSICA ÉVELYN CAMPOS FIGUEREDO NEVES

JÚLIO CÉSAR DE BORBA MELLO

KEILA LACERDA DE OLIVEIRA MAGALHÃES GARCIA

LARISSA CORRÊA GUAREZI ZENATTI

LUCAS CHICOLI NUNES ROSA

LUCAS DADALTO SAHÃO

LUCAS FABER DE ALMEIDA ROSA

MARIANA MEDEIROS LENZ

OLIVIA CAROLINA GERMANO DOS SANTOS

PAULO HENRIQUE ALEIXO

PEDRO CRUZ GABRIEL

RAYANA FALCÃO PEREIRA FURTADO

RODRIGO FRANCISCO COZER

TIAGO LOUREIRO ANDRADE

WILLIAM BORGES DOS REIS

YURI LORENTZ VIOLANTE FRADE
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp