09/08/2022 às 14h48min - Atualizada em 10/08/2022 às 00h01min

Yuna inicia operação com proposta inovadora e aquece o mercado de clínicas de transição e reabilitação sustentável no Brasil

Primeira unidade da clínica, que acaba de ser inaugurada, contará com 101 leitos, enquanto a segunda já está em construção

SALA DA NOTÍCIA Alessandra Siegel

Divulgação

A capital paulista acaba de receber a Yuna, clínica de transição e reabilitação, que oferece suporte completo para pacientes de reabilitação, cuidados paliativos e continuados, atendimento individualizado e assistência transdisciplinar.

Com investimento inicial de R$ 100 milhões, o projeto da Yuna conta com duas unidades iniciais, fruto de um investimento realizado pela Prolifico, empresa que atua na criação de joint-ventures com parceiros especializados nos segmentos de Self Storage, Clínicas de Transição (Post-Acute Care) e Moradia Estudantil, visando a operação de alguns dos seus ativos imobiliários.

Um dos diferenciais competitivos da Yuna é o fato de ter sido concebida de acordo com os pilares estratégicos de ESG (Environmental, social and Governance), ou seja, meio ambiente, social e governança. O projeto e o escopo da Revisão Ambiental e Social (ESRS) foram avaliados por uma instituição internacional de investimentos e fomento.

A proposta inovadora da Yuna faz com que ela seja um elo entre a tecnologia da saúde para pacientes em transição com a humanização do cuidado, fundamental em todo o processo. Para tanto, adota o slogan “Yuna: cada vida é única”, que traduz sua premissa em oferecer a todas as partes envolvidas (médicos, hospitais, convênios de saúde, pacientes e familiares) segurança de padrão hospitalar com atendimento personalizado, por meio de profissionais qualificados, processos eficientes e transparentes, protocolos terapêuticos adequados e com o desafio de tornar o espaço o mais próximo possível do lar.
 
O começo de tudo

Desde 2017, um grupo seleto de executivos, consultores e profissionais gabaritados em diversas áreas trabalha na criação da Yuna, que incluiu desde a idealização do projeto, a estratégia do negócio e sua implementação.   

“A Yuna nasce com o propósito de oferecer uma recuperação rápida e efetiva aos pacientes, graças a um atendimento individualizado e uma assistência multidisciplinar. Com toques de hotelaria, sua estadia é agradável em adição a toda infraestrutura chave de um hospital, sempre buscando inovação e qualidade. Tudo isso parte do genoma vital, ao unir a prática transdisciplinar, reduzindo custos e otimizando a cadeia de saúde no país”, declara Peer Buergin, CEO da Yuna e sócio-fundador da Prolifico.
Cuidados especiais para quem precisa de reabilitação

Oferecer mais e melhores serviços e cuidados com redução de custos é um dos principais desafios do mercado em geral. E, na área da saúde, isso não é diferente. Pacientes em transição ou reabilitação necessitam de cuidados especiais que, na maioria das vezes, não são oferecidos em hospitais gerais. Com as clínicas especializadas, não só a pessoa terá o cuidado específico para ela, como as operadoras de saúde terão seus custos reduzidos, em função de um tratamento direcionado e com menos riscos de nova hospitalização.

De acordo com Rodrigo Rodrigues, Gestor de Relacionamento, a Yuna nasce em meio a uma fatia do setor ainda em acomodação, com poucos, mas significativos players. “Idealizada com a mentalidade de otimizar as experiências do mercado, tende a ser assertiva tanto para o paciente, que necessita de cuidados especiais, quanto para as operadoras, que precisam reduzir custos, sem riscos para os beneficiários e seus familiares. Além disso, entendo que a visão da administração é muito humana e com um toque especial de carinho, afeto e dedicação não só aos pacientes, mas também aos colaboradores. Na Yuna, todos são únicos”, completa Rodrigo Rodrigues.
 
A Clínica Yuna

O modelo da Yuna é sustentado por quatro pilares: linhas de cuidado, com a reabilitação, cuidados continuados e paliativos; prática transdisciplinar, com o acompanhamento multiprofissional e visão holística do paciente; plano terapêutico, através de ações e metas clínicas personalizadas; e respeito à biografia, considerado mais um diferencial ao incluir gostos e preferências dos pacientes à linha de tratamento. O indivíduo não é visto como um ‘paciente’, mas como uma ‘pessoa humana’.

Outro diferencial significativo é o fato de o cuidado ter foco em tirar a pessoa do quarto durante todo a estadia, utilizando uma agenda exclusiva, que inclui atividades no Centro de Reabilitação, no Solarium ou no Laboratório de Atividades Básicas e Instrumentais de Vida Diária, que reproduz o ambiente de casa.  

Enquanto a primeira unidade, localizada nos Jardins, acaba de ser inaugurada, a segunda, no Brooklin, já está em construção e deve entrar em operação em meados de 2024. “Começamos em São Paulo, mas acreditamos que cada cidade precisa da Yuna e nosso sonho é alcançar o Brasil”, esclarece Peer Buergin, CEO da clínica.

A clínica Yuna está localizada na Rua Alves Guimarães, 429, nos Jardins. Mais informações no telefone (11) 3087-3800 ou no site https://yuna.com.br/.
A Prolifico

Fundada em 2009, a Prolifico é administrada por uma equipe multinacional composta por 15 pessoas, que atuam desde São Paulo e Rio de Janeiro até Londres e Lisboa. Os seus sócios têm experiência em diversas áreas, tais como real estate, investment management, mercado de capitais, finanças e direito, tendo cada um deles mais de 15 anos de experiência nessas áreas no Brasil.
O mercado de Clínicas de Transição – PAC (post-acute care)

No Brasil, o segmento de PAC está num estágio de desenvolvimento inicial, mas já apresenta um potencial de crescimento de US$ 6 bilhões, segundo estudo realizado pela Astoria M&A.

Atualmente existem cerca de 700 leitos em clínicas de transição no Brasil, o que contrasta com uma necessidade de 20.000 leitos a médio prazo. Nos Estados Unidos, por exemplo, considerado o maior mercado, atualmente existem hoje 1,7 milhões de leitos.

O mercado na sua maioria é formado por clínicas de pequena e média dimensão, com CapEx reduzido e uma média de 40 camas por clínica. A cidade de São Paulo conta hoje com apenas 25 clínicas. Caso 2,5% das altas hospitalares atuais fossem transferidas para clínicas PAC (o que corresponde a 26% nos Estados Unidos), o Brasil precisaria ter 1.350 clínicas (representado por 20.656 existentes atualmente nos EUA).

Com 50 milhões de clientes, o Brasil é o 2º maior mercado de seguros privados do mundo em valor e em taxa de penetração (atrás apenas dos EUA). Grupos internacionais estão cada vez mais presentes no mercado, através da aquisição de algumas das principais seguradoras do Brasil, o que tem impulsionado a adesão e o uso de PAC.
 
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp