09/08/2022 às 11h00min - Atualizada em 10/08/2022 às 00h01min

Santa Casa de Francisco Morato inaugura área administrativa e Instituição duplica seu espaço

Evento contou com lideranças do São Cristóvão Saúde e do município; reforma traz novas acomodações hospitalares

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Martinelli
Com foco nos atendimentos e ações prestadas às comunidades carentes, alinhadas aos diversos programas sociais em parceria com as prefeituras e secretarias de saúde de São Paulo, o Grupo São Cristóvão Saúde concretizou a inauguração da sede administrativa da Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato e a ampliação de leitos da Maternidade e Clínica Cirúrgica.
 
O evento contou com a presença de líderes do São Cristóvão Saúde e da Santa Casa; do Presidente da Câmara, Vereador Nelsinho e de toda Casa legislativa; do Diretor da Santa Casa, Rogério Medeiros; do Superintendente de Saúde, Thiago Campos; da Prefeita do município, Renata Sene; e do Vice-Prefeito, Ildo Gusmão. Anteriormente, a Santa Casa possuía um galpão que abrigava materiais e equipamentos. O espaço foi duplicado, passando de 162 para 350m². 
 
O corpo administrativo do novo prédio será composto pelos seguintes departamentos: Financeiro, Recursos Humanos, Diretoria, Faturamento, Hotelaria, Diretoria Médica, Gerência Enfermagem, Relações Institucionais e Ouvidoria. Já no complexo hospitalar, foram inaugurados quatro quartos e uma sala de observação GO (Ginecologia Obstetrícia). Já a reforma da área - que até então abrigava a administração da Santa Casa - dará lugar para a criação de novas acomodações hospitalares. 
 
Além da estrutura física, também foi refeita toda a rede elétrica do prédio administrativo e do hospital, preparando a dependência para a futura UTI, prevista para 2023. O local ainda recebeu a benção do Padre Edilson Arlindo Rocha e a placa inaugural foi descerrada pelo Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura, pela Prefeita, Renata Sene e pelo Vice-Prefeito, Ildo Gusmão.
 
Em 2021, o Grupo São Cristóvão Saúde assumiu integralmente a Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato, com ações de cooperação ao SUS, a fim de fortalecer o sistema público de saúde, sendo fruto de um movimento iniciado em 2019, tendo como ponto de partida a parceria firmada em 2020 entre o São Cristóvão Saúde, a Secretaria de Saúde de Francisco Morato e a Santa Casa de Misericórdia do mesmo município, administrada até então pelo Lar Assistencial São Benedito.
 
No ano passado, o São Cristóvão Saúde também reformou e revitalizou o Centro Cirúrgico do local - anteriormente desativado - realizando seu primeiro parto oficial na Maternidade, no dia 10 de fevereiro. Além disso, a Instituição remodelou o acolhimento da Clínica Médica, instalou painéis de senha no Pronto-Socorro e Ambulatório (com vocalização por nome dos pacientes, permitindo o acolhimento e a inclusão de todos); criou duas salas de exames de ultrassom e espaço exclusivo para o Pronto Atendimento de Ginecologia e Obstetrícia, isolando-o das demais especialidades, além de três consultórios, sala para exame de cardiotocografia e sala de observação obstétrica com quatro leitos, entre outras ações.
 
Atualmente, fazem parte da Santa Casa cerca de 300 colaboradores e mais de 100 médicos. De acordo com Ventura, o São Cristóvão Saúde também participa da composição das ações da Secretaria de Saúde, cooperando, inclusive, com o “Programa Prospera Família”, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a Prefeitura de Francisco Morato, com vistas a desenvolver habilidades para geração de renda e bem-estar da família para as suas beneficiárias. “Já temos uma colaboradora contratada advinda desse programa e outras em fase de avaliação”, completa.
 
Na oportunidade, a Prefeita da cidade de Francisco Morato, Renata Sene, agradeceu ao Presidente, Valdir Ventura, pela parceria. “Gratidão pelo dia de hoje. Me sinto honrada por essa parceria que não se limitou a um projeto, ela foi ampliando conforme percebeu essa narrativa de acolhida da Câmara e da Prefeitura de Francisco Morato, o olhar sensível de todos nós, isso muda gerações. Em nome de todas as crianças que nascem aqui todos os dias, a nossa cidade certamente será ainda melhor”, declarou. 
 
Após a inauguração, uma homenagem foi realizada aos colaboradores da Santa Casa de Francisco Morato com mais de 10 anos de dedicação e empenho, além da prestação de contas da instituição de saúde direcionada ao presidente, Valdir Ventura. “Destaco o envolvimento dos colaboradores do São Cristóvão Saúde e servidores da Prefeitura de Francisco Morato que aqui atuam, bem como a dedicação e profissionalismo de todos. Que a população de Francisco Morato possa usufruir dos benefícios de uma assistência à saúde digna, eficaz e de alcance para todos. Temos a consciência da nossa responsabilidade com a sociedade e valorizamos, acima de tudo, o respeito ao próximo, o amor ao cuidado e a compaixão pelos que mais precisam”, afirma o Presidente/ CEO do São Cristóvão Saúde e Presidente da Santa Casa de Misericórdia de Francisco Morato, Engº Valdir Pereira Ventura.
 
Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde
Administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, o Grupo São Cristóvão Saúde possui 10 Unidades de Negócio, que englobam: Hospital e Maternidade, Plano de Saúde, Centros Ambulatoriais, Centro Cardiológico, Centro Laboratorial (CLAV), Centro Endogástrico (CEGAV), Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP Dona Cica) e Filantropia. Referência em saúde, na cidade de São Paulo, a Instituição completou 110 anos em dezembro de 2021. O Grupo promove uma grande modernização e expansão em sua estrutura física e tecnológica, investindo em equipamentos, certificações e profissionais qualificados. Atualmente, o complexo hospitalar conta com 309 leitos, além de oito Centros Ambulatoriais, que realizam milhares de consultas, proporcionando qualidade assistencial às mais de 160 mil vidas do Plano de Saúde e 18 mil vidas do Plano Odontológico.

 O Grupo São Cristóvão Saúde tem como Presidente/ CEO o Engº Valdir Pereira Ventura, responsável pelas Unidades de Negócio e, desde 2007, atuando à frente das decisões Institucionais. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp