10/08/2022 às 08h46min - Atualizada em 10/08/2022 às 08h46min

SC segue em alerta para riscos provocados pelo ciclone extratropical; veja a previsão

Municípios catarinenses já registraram mais de 200 mm de chuva em três dias; chegada de uma frente fria deve melhor o tempo no Estado

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar ficam em alerta para ocorrências em decorrência da chuva em Santa Catarina – Foto: Bombeiros/Arquivo/ND
O tempo segue instável em Santa Catarina,  nesta quarta-feira (10). Segundo Defesa Civil, o Estado permanece em alerta por conta do acumulo de chuva que pode causar deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações.

Além disso, há risco de temporais, com rajadas de vento que podem chegar a 100km/h, no Litoral e áreas próximas.

De acordo com o órgão, a chuva que varia entre intensa a moderada  em regiões dos Planaltos ao litoral – também chega ao Oeste catarinense, em forma de pancadas e chance de temporais isolados.


Área vermelha do mapa pode registrar acumulados entre 100 a 250 mm – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Área vermelha do mapa pode registrar acumulados entre 100 a 250 mm – Foto: Defesa Civil/Divulgação


Durante o dia as temperaturas ficam amenas no Estado, com máxima de 17°C no Litoral.
Mudança no tempo 

Segundo previsão da Defesa Civil, a partir da noite desta quarta-feira  as condições do tempo devem melhorar, por conta da aproximação de uma frente fria.

Por conta disso, o tempo deve ser estável na quinta-feira (11)  em grande parte de Santa Catarina, com sol e variação de nuvens. No entanto, para o Litoral ainda há chance de chuva isolada de fraca intensidade.

Apesar da melhora no tempo, a forte chuva que atinge o território catarinense nos últimos dias, mantem o alerta para ocorrências como deslizamentos, alagamentos, enxurradas e inundações.

A frente fria baixa as temperaturas no Estado, com possibilidade de geada ao amanhecer e mínimas de 0 a 5°C entre Planaltos e Meio Oeste. No decorrer do dia as temperaturas permanecem amenas, com máxima chegando a 20°C.

Mais de 200 mm em três dias


Pelo menos três municípios catarinenses já registraram mais 200 mm de chuva em três dias. Segundo monitoramento da Defesa Civil, realizado nesta quarta-feira, por volta das às 5h40, o maior acumulo em três dias foi registrado em Praia Grande, onde choveu 210,8 mm.


Maiores volumes de chuva registrados nos últimos três dias – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Maiores volumes de chuva registrados nos últimos três dias – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND


Na sequência aparecem Nova Veneza, com acumulado de 208,2 e Morro da Fumaça, com 201,2 mm.
Em Florianópolis o acumulado em três dias chega a 198,7 mm. Somente em uma hora foram 20 mm.
Bombeiros em alerta

Por conta da tempestade que atinge Santa Catarina – decorrente da  formação e atuação de um ciclone extratropical – as equipes dos bombeiros estão em alerta desde terça-feira (9).


Os bombeiros iniciaram o acompanhamento da situação e o protocolo de acionamento das equipes de Forças-Tarefa das cidades do litoral catarinense.


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp