10/08/2022 às 20h46min - Atualizada em 10/08/2022 às 20h46min

Após ciclone, SC tem frio intenso e mínimas devem chegar a 3ºC; veja situação por região

Massa de ar frio será seca, possibilitando dias ensolarados no Estado; fenômeno afetará temperatura em SC até sexta-feira

Marcos Antonio - Marcos Imprensa
NDMAIS

Catarinenses devem se preparar para o frio nos próximos dois dias – Foto: Arquivo/Leo Munhoz/ND
Após registrar a passagem de um ciclone extratropical, uma massa de ar frio avança sobre Santa Catarina a partir da noite desta quarta-feira (10), mantendo as temperaturas baixas até sexta-feira (12). O fenômeno é também seco, possibilitando tempo firme no Estado.

“É uma massa de ar frio com intensidade fraca, por isso não há possibilidade frio abrangente e duradouro. Também é seco, com dias ensolarados”, explica o meteorologista Piter Scheuer. A chance de neve, cogitada no início da semana, está afastada.

“A combinação entre as baixas temperaturas e ventos fortes associados ao deslocamento do ciclone devem diminuir ainda mais a sensação térmica na noite desta quarta-feira (10)”, alerta a Defesa Civil. Apesar de ser mais tênue que a última massa, a sensação de frio deve ser intensificada.


O alerta do órgão ressalta que o frio será sentindo mais intensamente pelo moradores do Meio-Oeste, Serra e partes próximas do Alto Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Planalto Norte e Oeste. As regiões estão em amarelo no mapa abaixo.
Áreas em amarelo estão em observação para o fenômeno – Foto: Defesa Civil SC/Divulgação/ND

Áreas em amarelo estão em observação para o fenômeno – Foto: Defesa Civil SC/Divulgação/ND



O órgão destaca para o risco moderado, nas regiões em amarelo, para ocorrências como hipotermia e agravamento de doenças cardíacas e respiratórias nas áreas em amarelo do mapa. Há chanca moderada para o congelamento de pistas no amanhecer, na Serra.
Amanhecer frio em SC


Está quinta-feira amanhece fria em Santa Catarina. Confira a previsão por região, segundo Scheuer:

Oeste: amanhece com temperaturas ficando entre 1°C  4°C. Há chance de geada isolada nas baixadas e vales. Nas áreas de topo, deve variando entre 5°C e 6°C. Durante a tarde os termômetros devem variar entre 16°C a 17°C;
Serra: amanhece com os termômetros marcando de 0°C a 3°C, podendo negativar pontualmente; e
Litoral: durante o dia, devem ficar entre 5°C e 8°C;


Com o fim de semana, as temperaturas voltam a aumentar, chegando a 27°C no sábado, especialmente no Litoral Sul.




 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp