11/08/2022 às 15h52min - Atualizada em 12/08/2022 às 00h01min

Alunos da rede estadual de educação recebem capacitação para segurança no trânsito, no Rio

Implementado pela JA Rio de Janeiro, programa VIA está impactando 1.750 alunos do ensino médio

SALA DA NOTÍCIA Camilla França
RPM Comunicação

Divulgação
Conscientização no trânsito entre o público infantojuvenil. Esse é objetivo do Programa Global de Educação em Segurança Viária (VIA), iniciativa mundial implementada pela associação Junior Achievement Rio de Janeiro (JA Rio de Janeiro) em sete escolas estaduais fluminenses.  Até outubro deste ano, 1.750 estudantes do primeiro ano do ensino médio exercitam uma metodologia inovadora de aprendizagem, que visa conscientizar jovens sobre comportamentos relacionados a riscos de acidentes em vias e estradas.

No programa – cujo lançamento mundial foi realizado pelas empresas Global Road Safety Partnership, Fundação Michelin e Fundação TotalEnergies –, são desenvolvidos, por meio de vídeos, jogos e outros materiais pedagógicos, quatro competências-chave: Competência de Risco, cujo intuito é alertar sobre riscos potenciais no trânsito, orientando como agir e reagir de forma segura para minimizar os riscos em estradas e vias; Competência de Mobilidade Segura, que destaca regras de trânsito e noções práticas de segurança viária; Habilidades de Transporte, com objetivo de conscientizar os estudantes sobre comportamentos de risco no trânsito, tanto para pedestres, quanto para condutores de diferentes meios de transporte (bicicleta, transporte público etc.); e Competência Social, visando estimular a atenção com o outro durante a viagem. Todas têm como objetivo ensinar como estabelecer uma comunicação segura e consciente no trânsito.
As escolas participantes são Colégio Estadual Hebe Camargo, Colégio Estadual Missionário Mário Way, Colégio Estadual Carlos Arnoldo Abruzzine, Colégio Estadual Amazonas, Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochon, Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek e Escola Técnica do Rio de Janeiro.

A diretora de Operações da JA Brasil, Brenda Santos, ressalta que o projeto VIA tem como suporte de articulação toda a estrutura da organização. “Oferecemos aos estudantes uma abordagem inovadora de conscientização sobre os riscos no trânsito por meio de métodos ativos, emocionais e criativos, a fim de reduzir os acidentes entre os jovens”.

Para o Country Chair da TotalEnergies no Brasil, Charles Fernandes, o projeto estimula o engajamento e a conscientização coletiva para um trânsito mais seguro. “A TotalEnergies está comprometida com a mobilidade segura e esta é uma das nossas áreas prioritárias nas iniciativas de responsabilidade social que realizamos em todo o mundo. Com o VIA, estamos trilhando um caminho de educação e conscientização para os condutores do amanhã”, reforça.

Já o CEO da Michelin América do Sul, Feliciano Almeida, destaca que essa iniciativa nas escolas tem um papel social importante para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e o senso de pertencimento dos estudantes. “É fundamental pensarmos no amanhã. Por isso, fazer parte desta iniciativa e contribuir para a conscientização dos jovens sobre um assunto tão importante para toda a sociedade nos deixa muito orgulhosos e felizes. Há mais de 130 anos, a segurança é prioridade para a Michelin e nos guia em direção a um futuro, cada vez mais, sustentável”.

Impacto mundial
Lançado em 2019, a previsão do programa é alcançar cerca de 8.300 alunos, dos 8ª e 9ª anos do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino médio, em 29 países. No total, mais de 180 mil alunos de 875 escolas em todo o mundo já participaram do projeto, recebendo uma média de oito horas de treinamento estruturado em educação para o trânsito.

No Brasil, a iniciativa – que teve início em maio, mês em atenção à campanha Maio Amarelo, que visa conscientizar a sociedade para um trânsito mais seguro – está sendo implementada, também, a estudantes nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Goiânia.

Números corroboram programa
A cada ano, os acidentes de trânsito matam mais de 1,35 milhão de pessoas em todo o mundo e causam lesões a mais de 50 milhões de indivíduos. Crianças e jovens são os mais afetados, uma vez que desastres causados por comportamentos de risco em estradas e vias representam, hoje, a principal causa de morte na faixa etária dos 5 aos 29 anos.

No Rio de Janeiro, dados do painel ISPTrânsito, produzidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), revelam que, em 2021, foram registrados 17.760 acidentes, 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito, com a maior parte dessas ocorrências acontecida no município do Rio, entre 18h e 0h.

Sobre a JA
A Junior Achievement é uma ONG centenária, indicada ao Prêmio Nobel da Paz 2022 e eleita pelo quarto ano consecutivo como uma das dez organizações de bem social mais impactantes do mundo, segundo a thedotgood (NGO Advisor). No Brasil há 37 anos, conta com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa.
No Rio de Janeiro, onde chegou em 1999, inspira e prepara diversos jovens para um mundo de possibilidades, já tendo impactado mais de 320 mil jovens por meio dos muitos programas que realiza com o apoio de empresas, doações, voluntários e parcerias.
Para saber mais sobre nossos programas, acesse: https://jarj.org.br
 
Sobre a Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 177 países, emprega mais de 124.760 pessoas em todo o mundo e dispõe de 68 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 173 milhões de pneus em 2021. Acesse: www.michelin.com.br

Sobre a TotalEnergies
A TotalEnergies é uma empresa global multienergética, presente no Brasil há mais de 40 anos. No país, atua nas atividades de exploração e produção, gás, energias renováveis, lubrificantes, produtos químicos e distribuição. Nossos mais de 100.000 funcionários em todo o mundo estão comprometidos com uma energia cada vez mais acessível, mais limpa, mais confiável e acessível ao maior número de pessoas possível. Ativa em mais de 130 países, a TotalEnergies coloca o desenvolvimento sustentável em todas as suas dimensões no centro de seus projetos e operações para contribuir para o bem-estar das pessoas.
Acesse: www.totalenergies.com.br
 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp