12/08/2022 às 16h19min - Atualizada em 13/08/2022 às 00h01min

Fique por dentro sobre a importância da vacinação durante a gravidez

Você sabia que gestantes também precisam atualizar o calendário vacinal?

SALA DA NOTÍCIA Assessoria GSK
www.gsk.com.br

Imagem de Pexels por Pixabay
Você sabia que gestantes também precisam atualizar o calendário vacinal? As vacinas recomendadas durante a gestação são seguras e oferecem proteção para a gestante e para o bebê, através da transferência placentária de anticorpos. A imunização para este público é uma prática consolidada no Brasil e foi responsável pela eliminação de doenças infecciosas, como o tétano materno e neonatal, e pela redução de hospitalizações e óbitos por outras doenças como a influenza e a coqueluche. 1,5,16,17

No mês em que se comemora o Dia da Gestante, em 15 de agosto, o Dr. Emersom Mesquita (CRM 5281409-1 RJ), infectologista e gerente médico de vacinas da GSK, esclarece um pouco mais sobre as vacinas recomendadas durante a gestação: “O calendário de imunização da gestante contempla quatro vacinas: influenza (contra gripe); dTpa, que protege contra difteria, tétano e coqueluche; dT que imuniza contra difteria e tétano; e a vacina contra hepatite B. Estas vacinas estão disponíveis na rede pública de saúde de todo o país, através do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde (MS), além das unidades privadas de vacinação”.

As vacinas recomendadas durante a gestação são inativadas, ou seja, são compostas por microrganismos sem capacidade de gerar a doença. Toda vacina, para ser licenciada e comercializada no Brasil, passa por um rigoroso processo de avaliação realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), e mesmo após a comercialização, esses produtos são estreitamente monitorados pelos laboratórios produtores e pelas agências reguladoras. 2,3,4

“No caso da vacina contra gripe, a recomendação é a imunização todos os anos, durante as Campanhas Nacionais de Vacinação, do Ministério da Saúde. Já a vacina hepatite B deve ser aplicada em gestantes não anteriormente vacinadas e suscetíveis à infecção. Além dessas, atualmente a vacinação contra COVID-19 também é recomendada, esclarece.

Um perigo chamado “coqueluche”
Uma das doenças que a vacinação na gestação pode prevenir é a coqueluche, uma doença altamente contagiosa que pode evoluir com formas graves especialmente entre lactentes menores, que ainda não iniciaram a vacinação de rotina aos 2 meses de idade. 2,3,6 “Assim, a imunização materna com dTpa, ao transferir anticorpos protetores para o bebê, ajuda a preencher esta lacuna de proteção”, complementa o Dr. Emersom.

A coqueluche é uma importante causa de mortalidade infantil. A maioria dos casos e óbitos se concentra em crianças menores de um ano de idade. É uma infecção altamente contagiosa, também conhecida como "tosse comprida" por causa do seu principal sintoma, a tosse seca em sequência. 2,6-8,18 “Quanto mais novo é o bebê, mais grave se torna a doença.  O bebê está mais vulnerável até atingir os seis meses de idade, quando poderá completar o esquema primário de vacinação. Justamente pela gravidade acentuada em recém-nascidos, a vacina Tríplice Bacteriana acelular (dTpa) integra o calendário de vacinação da gestante, como forma de prevenção da coqueluche nos primeiros meses de vida. A recomendação é que a vacina seja tomada a partir da 20ª semana de gravidez, e a cada gestação”, explica o especialista.

Contatantes da gestante também precisam estar com a vacinação em dia
Uma das principais formas de transmissão de agentes infecciosos ao bebê, como a coqueluche, por exemplo, é através dos contatantes próximos, sejam familiares ou não familiares. Por isso, é importante garantir que todas as pessoas que irão conviver com o bebê estejam com a imunização em dia, formando assim uma rede de proteção. A recomendação é que isso seja feito antes do nascimento do bebê, o quanto antes, para que todos já estejam protegidos no momento do nascimento. 3,6, 9,10, 19

Futuras mamães
Mulheres que planejam engravidar também precisam atualizar a caderneta vacinal. Algumas, como as vacinas contra catapora, sarampo, caxumba, rubéola e HPV, por exemplo, não são recomendadas durante a gestação e, por isso, devem ser administradas antes da gravidez ou no puerpério (que são os 45 dias após o parto), mesmo que a mãe esteja amamentando. 2,3,10-13, 19

Além da vacinação, outras medidas ajudam na prevenção de diversas doenças, como manter hábitos de higiene, como lavar bem e com frequência as mãos com água e sabão, e cobrir a boca e o nariz com lenço descartável ao tossir ou espirrar, manter os ambientes ventilados, entre outros. Além disso, pela vulnerabilidade do sistema imunológico do bebê, é recomendado não beijar o bebê no rosto e nas mãos; lavar as mãos corretamente antes de pegar o bebê; e evitar contato com pessoas doentes. 14,15

Sobre a GSK
A GSK é uma biofarmacêutica multinacional, presente em 92 países, que tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global. A companhia pesquisa, desenvolve e fabrica vacinas e medicamentos especializados nas áreas de Doenças Infecciosas, HIV, Oncologia e Respiratória/Imunologia. No Brasil, a GSK é líder nas áreas de HIV e Respiratória e uma das empresas líderes em Vacinas.

Material destinado ao público em geral. Por favor, consulte o seu médico.


Referências:
  1. SOCIEDADE BRASILEIRA DE INFECTOLOGIA. Vacinação de gestante: proteção em via dupla. Disponível em link. Acesso em 14 de julho de 2022.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Calendário Nacional de Vacinação. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  3. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Vacinação gestante: sucesso de proteção para mãe e filho. 2018. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  4. FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA. Programa Vacinal para Mulheres. São Paulo: FEBRASGO, 2021. 206p. Disponível em link. Acesso em 14 de julho de 2022.
  5. CENTERS FOR DESEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccine Safety for Moms-To-Be. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  6. PORTAL FAMÍLIA SBIM. Doenças. Coqueluche (pertussis). Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  7. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim epidemiológico da coqueluche no Brasil de 2018 a 2019. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  8. HONG, J. Update on pertussis and pertussis immunization. Korean Journal of Pediatrics, 53(5): 629-633, 2010.
  9. CENTERS FOR DESEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccines & Pregnancy: Top 8 Things You Need to Know. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  10. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação do nascimento aos 19 anos (2022/2023). Disponível em link. Acesso em: 22 julho de 2022.
  11. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines and Pregnancy Home. Vaccines Before Pregnancy. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  12. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação SBIm gestante 2022/2023. Disponível em link. Acesso em 14 de julho de 2022.
  13. CENTERS FOR DISEASE CONTROL AND PREVENTION. Vaccines during and after pregnancy. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  14. AMERICAN THORACIC SOCIETY. What is pertussis (Whooping cough)?. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  15. BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. PREVENÇÃO DE DOENÇAS INFECCIOSAS RESPIRATÓRIAS. Disponível em link. Acesso em: 14 de julho de 2022.
  16. BRASIL. Ministério da Saúde. Tétano Neonatal. Disponível em link. Acesso em: 21 de julho de 2022.
  17. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Documento técnico. Imunização na gestação, concepção e puerpério. Disponível em link. Acesso em: 21 de julho de 2022.
  18. BRASIL. Ministério da Saúde. Coqueluche. Disponível em link. Acesso em: 1 de agosto de 2022.
  19. SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNIZAÇÕES. Calendário de vacinação dos 20 anos à terceira idade (2022/2023). Disponível em link. Acesso em: 1 de agosto de 2022.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp