12/08/2022 às 12h24min - Atualizada em 13/08/2022 às 00h01min

Especialista dá 6 dicas para fazer fotos profissionais com o smartphone

Como usar profundidade, iluminação, foco e edição no smartphone para obter fotografias dignas de câmeras fotográficas profissionais

SALA DA NOTÍCIA Raquel Rapini
http://www.skillshare.com/
Apaixonados por fotografia hoje em dia já podem praticar o hobby diretamente pelo celular, sem precisar investir em equipamentos profissionais. A qualidade das câmeras dos smartphones atualmente é tão grande, que elas se tornaram concorrentes das maiores e mais antigas marcas de câmeras fotográficas do mundo. O fotógrafo e cinegrafista profissional Dale McManus, também YouTuber premiado e conhecido por ensinar pessoas a criarem fotos e vídeos de viagens, tem seis dicas para auxiliar na produção de fotos profissionais a partir do smartphone. O criador de conteúdo oferece esta e outras dicas em uma aula de 55 minutos disponível na Skillshare, a maior plataforma de aprendizagem online do mundo, com mais de 40 mil aulas, sobre variados temas, direcionadas para criativos.

“Os dispositivos, com tecnologias cada vez mais avançadas, permitiram que toda pessoa com um celular pudesse aderir à fotografia como hobby ou até mesmo profissão. Ter um celular com câmera boa, no entanto, não é o suficiente. Existem várias configurações e possibilidades dentro desses aparelhos. Na aula, é possível aprender como usá-las corretamente, tais como foco, profundidade e composição para criar fotos dignas de um profissional. Esta, porém, é apenas uma das classes disponíveis sobre fotografia na plataforma da Skillshare, um ambiente online que estimula a criatividade daqueles que querem aprimorar ou explorar novas habilidades", afirma Nicolas Scafuro, VP e Head of International da Skillshare.

Confira seis dicas para fotos profissionais com smartphones a seguir.

1. Configuração da câmera

Comece desativando o modo “Live Photo” da sua câmera, pois ele grava 1,5 segundos antes e depois de apertar o botão do obturador. Essas fotos não serão úteis na hora de postar nas redes sociais ou se quiser imprimi-las. Além disso, elas nada mais são do que 45 fotos compiladas em um vídeo curto, que apenas servirá para ocupar espaço do seu armazenamento.

Em seguida, ative o HDR, que significa alta faixa dinâmica, algo que consiste basicamente em capturar múltiplas exposições na mesma foto. Esse modo combina fotos com cenários muito brilhantes, fotos neutras e escuras em uma imagem com exposição equilibrada, com destaques e sombras iluminadas na medida certa.

Por último, ative o GRID, pois esse modo será fundamental para deixar as fotos niveladas, sem correr o risco de ficarem tortas.

2. Foco e controle de exposição

Foco e controle de exposição são recursos essenciais e muito simples de usar na câmera da maioria dos modelos de smartphones, mas muitas pessoas não sabem como usá-los. O foco determina a profundidade do campo de uma foto, ou seja, a sua nitidez.

Muitos aparelhos possuem autofoco integrado que funciona perfeitamente para qualquer foto, usando apenas o touchscreen. Com isso, é possível usar facilmente o foco para destacar apenas um objeto, usando uma pequena profundidade de campo.

Outra dica importante usando o foco e controle de exposição é: após focar no objeto que deseja dar destaque, é possível deslizar o dedo para cima e para baixo para ajustar a iluminação da foto. Existe também um modo de exposição automática, que define a melhor exposição para o objeto que se deseja destacar na foto.

3. Macrofotografia

Esse é um estilo de foto certamente desejado por amantes da fotografia, comumente usado para capturar detalhes de refeições ou elementos naturais, como flores e plantas. Antigamente, era preciso de uma câmera profissional e uma lente especial para fazer isso.

Hoje em dia, já é possível fazer macrofotografias com o celular. É muito simples usá-lo por meio do foco. Algumas dicas simples podem adicionar um efeito profissional na foto.

Posicionando a câmera na cena, toque o dedo no objeto ou no elemento mais próximo dele para focar nos detalhes que deseja capturar. Outra maneira de fazer fotos profissionais usando esse modo, é tocar fora do objeto e dar destaque para a cena atrás dele.

Alguns modelos da nova geração de smartphones possuem várias câmeras, permitindo um atalho ainda mais fácil: basta abrir a câmera e selecionar a opção “2”, alterando para uma lente longa. Toque no objeto para dar destaque, pressione o obturador, e pronto.

4. Fotos panorâmicas Instagramáveis

Esse modo tira uma série de fotos à medida que se move o celular da direita para a esquerda, ou vice-versa, transformando tudo em uma única imagem de 180º. Apesar de capturar uma foto comprida, acaba ficando nada agradável visualmente para ser postada nas redes sociais. Há uma maneira simples de usar esse modo para criar fotos instagramáveis.

Abra a câmera, toque no obturador e lentamente deslize sobre a imagem que deseja fotografar. Pause exatamente na cena que deseja finalizar a foto e pressione novamente o obturador. Assim, terá uma imagem na medida perfeita para as suas redes sociais.

Esse modo também pode ser usado na posição vertical, basta virar o celular de lado e capturar a imagem seguindo o mesmo passo. Isso dará um aspecto profissional e também será muito útil para fotos de arquitetura.

Para alguns smartphones da nova geração é ainda mais fácil: basta clicar na opção “0.5” da câmera para obter um grande ângulo da foto.

5. Edição no Lightroom

O Lightroom é um aplicativo gratuito muito útil para editar as fotos, permitindo alterar a exposição, contraste, nitidez, saturação e outros elementos para finalizar uma fotografia de forma profissional.

É possível criar, no app, uma "predefinição de edição”, que otimiza o processo e permite estabelecer um padrão de edição das fotos, algo importante para pessoas que querem dar um tom pessoal e padronizado em seus feeds nas redes sociais.

Adicionar esse padrão é simples, basta clicar nos três pontinhos na parte superior da tela e editar uma foto como modelo. Em seguida, nomeie o seu padrão para salvá-lo. Sempre que quiser usá-lo, ele estará disponível nas opções de filtro. A partir dele, é possível ajustar os detalhes da foto para deixá-la com o aspecto profissional que preferir.

6. Composição e perspectiva

A composição é o principal aspecto que separa uma foto boa de uma ruim. Isso acontece porque uma foto mal composta demora mais para nossos olhos processarem todos os elementos presentes na imagem, algo relacionado a como o nosso cérebro entende as imagens que vemos. Por outro lado, a composição correta traz harmonia à foto e, assim, agradável aos olhos.

Existem infinitas possibilidades de composição em uma foto, a escolha vai depender do que o fotógrafo quer expressar. A perspectiva é uma boa maneira de explorar isso, e existem quatro tipos básicos para começar a colocar em prática.

O ângulo baixo traz o espectador traz uma sensação de superioridade e grandeza para a cena. Se a intenção é adicionar profundidade à foto, o ângulo alto é a melhor opção. Explorar diferentes perspectivas experimentando fotos laterais, capturadas na esquerda e direita também é uma maneira de diversificar a galeria de fotos. Fotos em ponto de vista (POV) também são interessantes, pois trazem a perspectiva para primeira pessoa.

O curso completo está disponível na plataforma da Skillshare, que também oferece uma variedade de cursos de fotografia para iniciantes ou nível avançado, incluindo aulas direcionadas para fotografia de vendas e viagens para o Instagram. Descubra todos os cursos aqui.

A Skillshare tem o objetivo de fomentar o acesso à aprendizagem criativa online no Brasil, e está disponível nos formatos iOS, Android, site, site para celular, Apple TV e Chromecast.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp