11/08/2022 às 11h48min - Atualizada em 14/08/2022 às 00h01min

Por que é importante se manter ativo?

Por André Trombini, Profissional de Educação Física na Bodytech

SALA DA NOTÍCIA Fernanda Sene
Divulgação André Trombini
A resposta é simples para não perder as capacidades físicas. Quando somos crianças, realizamos todos os movimentos com perfeição. Agachar, correr, pular, saltar, sentar e levantar são tarefas simples nesse período, mas, no decorrer da vida deixamos essa movimentação no passado, vamos perdendo nossas habilidades tão preciosas e essenciais para manter nossa qualidade de vida.

As principais capacidades físicas são: velocidade, resistência, força, flexibilidade, equilíbrio, coordenação, ritmo e agilidade. Essas qualidades podem ser aprimoradas com atividades específicas e podem ser recuperadas em qualquer idade, basta começar.

Se manter ativo é uma regra que vale para todos, jovens e idosos. Praticar exercício físico de intensidade moderada promove significativas melhoras nas respostas imunológicas (Mondal,2018), além de ajudar a reduzir marcadores inflamatórios crônicos de baixo grau (Beaver,2010).

A saúde e a qualidade de vida das pessoas podem ser preservadas e aprimoradas pela prática regular da atividade física. Inúmeras evidências científicas têm demonstrado uma forte associação entre estilo de vida ativo, melhor qualidade de vida e longevidade.

Não importa qual seja a atividade escolhida, o importante é estar sempre em movimento para garantir qualidade de vida e bem-estar. Ter o corpo treinado é o segredo para envelhecer melhor, manter a imunidade alta, manter a saúde e garantir a independência na melhor idade.

As diretrizes de exercícios para os americanos recomendam de 150 a 300 minutos por semana de atividade física aeróbica de intensidade moderada e duas sessões por semana de treinamento de força muscular. É importante frisar que cada minuto vale. Podem ser 1, 2,5,10 ou 20 minutos. O essencial é manter o corpo em movimento.

O cuidado com o corpo gera benefícios essenciais para manter as capacidades físicas fortalecidas e garantir qualidade de vida.  Esse autocuidado ajuda a prevenir lesões no decorrer da vida. O treino diário ajuda a manter o corpo forte e gera equilíbrio: qualidades fundamentais para evitar quedas, contusões ou até algo mais grave.

Trabalhar as capacidades físicas e estar em constante movimento proporciona:

- Desenvolvimento da consciência e controle corporal;
- Melhora da postura;
- Melhora do equilíbrio muscular;
- Diminuição da incidência de lesão;
- Estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral;
- Aumento da eficiência dos movimentos;
- Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
- Melhora força, coordenação motora;
- Melhora da resistência central (cardiovascular) e periférica (muscular).
 
Perfil André Trombini
Profissional de Educação Física com especialização em Fisiologia e Metabolismo na Atividade Física e Nutrição pela Universidade de São Paulo (USP), e atua na Bodytech. Em sua temporada morando em Toronto, no Canadá fez pós-graduação em Fitness Theory, Nutrition and Lifestyle Behaviour, Fitness Leader, Personal Trainer: Exercise Prescription, entre outros, pela Fitness Leadership, renomada empresa dedicada ao avanço, credenciamento e liderança de exercícios. Na Matrix Fitness é responsável por cursos de atualização e treinamento em novos equipamentos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp