11/08/2022 às 13h36min - Atualizada em 14/08/2022 às 00h01min

Google oferece 40 bolsas de formação em TI no Rio de Janeiro

Inscrições vão até o dia 14 de agosto

SALA DA NOTÍCIA Clarimundo Flores
Dona Comunicação

JA Brasil

Google oferece 40 bolsas de formação em TI no Rio de Janeiro 

 

Programa oferece educação técnica, certificação profissional e habilidades sócio-emocionais para apoiar a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

 

Diante da crescente demanda por novos profissionais na área de tecnologia da informação (TI), BID Lab, Google e Junior Achievement Brasil (JA Brasil) estão abrindo novas turmas para o programa gratuito TECH JA de capacitação profissional. O programa oferece 480 bolsas de estudo para estudantes da rede pública de ensino na maioria das regiões do Brasil. O Rio de Janeiro conta com 40 vagas. As inscrições vão até o dia 14 de agosto.

 

O programa TECH JÁ é destinado a jovens entre 18 e 29 anos que concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e que têm uma renda de até 2 salários-mínimos por membro da família. O curso online dura quatro meses, com vinte horas de aulas por semana. A JA Brasil avalia a possibilidade de empréstimo de computadores e custeio da contratação do serviço de internet aos alunos que não possuem o equipamento, dependendo da disponibilidade dos equipamentos em cada localidade em que o curso é oferecido.

 

Além da capacitação técnica, o curso abrange tópicos como autoconhecimento, ética, apoio para a elaboração de currículos e como enfrentar o desafio da entrevista em um processo seletivo por uma vaga de emprego. Ao final do curso, os jovens recebem um Certificado Profissional de Suporte de TI emitido pelo Google juntamente com a Certificação Junior Achievement Brasil. A partir desse momento, eles passam a fazer parte do banco de talentos das empresas colaboradoras com a possibilidade de participar dos processos seletivos para as vagas disponíveis.

 

De acordo com dados da associação de empresas do setor tecnológico, Brasscom, em 2024 o mercado precisará de 420.000 novos profissionais. Entretanto, o treinamento de técnicos na área não atenderia a essa demanda, com cerca de 46 mil pessoas treinadas por ano.

Neste segundo semestre do TECH JA 2022, as vagas estão disponíveis nas seguintes localidades: Ceará (80), Distrito Federal (40), Espírito Santo (80), Paraná (80), Pernambuco (40), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Sul (40), Santa Catarina (20) e São Paulo (60).

Não é necessária experiência ou conhecimento técnico prévio na área, embora o candidato deva cumprir os seguintes requisitos para participar do processo de seleção:

- Ter entre 18 e 29 anos de idade.

- Ter uma renda per capita de menos de 2 salários-mínimos.

- Ter concluído o ensino médio em uma escola pública.

- Não estar trabalhando (em emprego formal - CLT, PJ, MEI e Jovem Aprendiz) ou estudando (em cursos de educação superior ou tecnólogos).

- Morar na cidade onde o curso será oferecido (apesar de online, é necessário que as pessoas residam nos estados em que as vagas são oferecidas).

Os candidatos passarão por um teste de perfil e compatibilidade com a área profissional e, na última etapa da seleção, deverão participar da Semana Experimental do curso.

Em 2020, o TECH JA foi um dos quatro vencedores do Prêmio Super-Heróis de Desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por sua capacidade de adaptar com sucesso a metodologia do programa ao cenário da COVID-19, bem como por sua rápida entrega de computadores e subsídios de contratação pela Internet.

Serviço:

Data de inscrição: 27 de junho a 14 de agosto

Site de registro: Link 

Número de vagas: 480

Locais: Ceará (80), Distrito Federal (40), Espírito Santo (80), Paraná (80), Pernambuco (40), Rio de Janeiro (40), Rio Grande do Sul (40), Santa Catarina (20) e São Paulo (60).

Data de início das aulas: fim de agosto

Sobre o BID Lab

O BID Lab é o laboratório de inovação do Grupo BID, a principal fonte de financiamento e conhecimento para o desenvolvimento com foco em melhorar vidas na América Latina e no Caribe (ALC). O propósito do BID Lab é promover a inovação para a inclusão na região, mobilizando financiamento, conhecimento e conexões para cocriar soluções capazes de transformar a vida das populações vulneráveis devido às condições econômicas, sociais ou ambientais. Desde 1993, o BID Lab já aprovou mais de US$ 2 bilhões em projetos desenvolvidos em 26 países da ALC, incluindo investimentos em mais de 90 fundos de capital empreendedor.

Sobre a JA Brasil  

No país há 37 anos, a JA Brasil impulsiona o futuro de diversos jovens. Com uma rede de 150 mil voluntários espalhados em 26 estados e no Distrito Federal, já impactou 5 milhões de estudantes de 2.500 escolas, dos ensinos fundamental e médio. Por ano, são atendidos, em média, 320 mil jovens. A organização estimula e desenvolve estudantes para o mercado de trabalho, sempre com o espírito de mão na massa. 

Sobre o Google org

O Google.org, braço filantrópico do Google, apoia organizações sem fins lucrativos voltadas a questões humanitárias e aplicam inovação escalável e orientada por dados para solucionar os maiores desafios do mundo. Aceleramos seus progressos conectando-as a uma combinação única de apoio que inclui financiamento, produtos e conhecimentos técnicos de voluntários do Google. Buscamos nos envolver com as pessoas que fazem acontecer, causando impacto positivo para as comunidades que representam, e cujo trabalho tem potencial de produzir mudanças significativas. Queremos um mundo que funcione para todos -- e acreditamos que tecnologia e inovação são peças fundamentais para este objetivo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp